Retórica, religião e publicidade: análise da campanha “Eu sou a Universal”

Autores

  • Eduardo Assunção Franco Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A Igreja Universal do Reino de Deus veiculou, durante os anos de 2013 e 2014, a campanha publicitária “Eu sou a universal”, provavelmente com o propósito de “frear” a debandada de fiéis e arrebanhar novos adeptos. Os oradores se valem de um forte discurso de superação sempre amparado na sua filiação a essa instituição. Em nossa análise, procuramos verificar se a campanha utiliza a tríade retórica criada por Aristóteles – ethos, pathos e logos – de forma equitativa. Buscamos detectar nela, ainda, as partes do texto retórico: inventio, dispositio, elocutio, actio e memoria.

Abstract

The Igreja Universal do Reino de Deus aired during the years 2013 and 2014, the advertising campaign "I am the universal", probably in order to "curb" the stampede of worshipers and garner new fans. The enunciators make use of a strong speech on overcoming always supported their affiliation to this institution. In our analysis, we verify if the campaign uses the rhetorical triad created by Aristotle - ethos, pathos and logos - fairly. We seek to detect it, even the parts of the text rhetoric: inventio, dispositio, elocutio, actio and memoria.

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Publicado

2015-01-23