Algumas reflexões sobre as Ciências do Estado

para um novo curso como uma nova ciência no século XXI

Autores

  • João Protásio Farias Domingues de Vargas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4983

Palavras-chave:

Ciências do Estado, Projeto Político-Pedagógico, Origens Histórico-Teóricas, Futuro do Bacharelado, Nova Ciências Social Aplicada

Resumo

O presente texto tem como fi nalidade de fazer algumas colocações sobre a necessidade de se pensar o curso bacharelado em Ciências do Estado, da Faculdade de Direito, da UFMG, não apenas em seus aspectos fenomenológicos ou práticos, mas, principalmente, em termos dos fundamentos teóricos das próprias condições de possibilidades científi cas do tratamento do Estado como objeto, proposto pela ideia de Ciências do Estado. O debate proposto tem duas linhas de argumentações. A primeira abrange a existência institucional do curso e seu projeto político-pedagógico, as origens históricas e teóricas do Curso, e suas perspectivas de futuro. A segunda parte trata da necessidade de determinar quais são as ciências do Estado, da determinação do seu elenco e do processo prático de criação de uma nova ciência social aplicada.

 

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Biografia do Autor

João Protásio Farias Domingues de Vargas, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Direito pela UFMG. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS e bacharel em Ciências do Estado pela UFMG.

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Publicado

27-07-2016

Como Citar

VARGAS, J. P. F. D. de. Algumas reflexões sobre as Ciências do Estado: para um novo curso como uma nova ciência no século XXI. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 30–67, 2016. DOI: 10.35699/2525-8036.2016.4983. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e4983. Acesso em: 28 mar. 2024.