Processo de Avaliação

O processo de avaliação dos artigos submetidos ocorre em duas etapas, e passa por um sistema de revisão dupla (double blind review):

Primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Chefe julgar necessário, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, de acordo com a temática da Revista, prosseguirão para as demais etapas de avaliação, sendo designado para um membro do Corpo Editorial seguir com o processo.

Segunda Etapa: os arquivos originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do corpo de avaliadores, geralmente Discentes com titulação de Doutorado, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

Em caso de controvérsia na avaliação: Na situação em que um avaliador apresenta posição divergente do outro avaliador, o Corpo Editorial submete o trabalho a um terceiro avaliador, ao qual fornecerá a posição de desempate.

A Revice busca atender as diretrizes para periódicos advindas da CAPES, de modo a manter a qualificação da Revice na plataforma Sucupira.