Pensar uma outra Universidade

contribuições da experiência do bacharelado em Ciências do Estado - UFMG

Autores

  • Pâmela Rezende Côrtes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodrigo Badaró de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4985

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade , Metodologia inovadora de ensino , Universidade

Resumo

 Esse artigo pretende analisar a trajetória do curso de Ciências do Estado. Para tanto, analisará as difi culdades que a própria ideia de interdisciplinaridade ou de transdisciplinaridade enfrenta, analisará também o ideal expresso no plano do curso, depois a proposta metodológica dos seminários e, por fim, a diferença entre a teoria e a prática. A partir dessa análise, tentaremos avaliar se os problemas do curso não são problemas maiores, relacionados com a própria estrutura universitária e se, no fundo, não é preciso repensar essa estrutura para que o curso de Ciências do Estado apresente-se não só como uma boa proposta de ensino, mas como um modelo a ser levado em consideração pelos cursos da Universidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Rezende Côrtes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Direito pela UFMG e Bacharel em Ciências do Estado pela UFMG.

Rodrigo Badaró de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Direito pela UFMG e Bacharel em Ciências do Estado pela UFMG.

Referências

BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Como Realizar um Seminário. Documentos do Curso de Pedagogia Universitária em Saúde. Disponível em: <http://eventos.uepg.br/pedago-gia_saude/downloads/Orientacao%20seminario.pdf>. Acesso em: Novembro de 2015.

BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Como Realizar um Seminário. Documentos do Curso de Pedagogia Universitária em Saúde. Disponível em: <http://eventos.uepg.br/pedago-gia_saude/downloads/Orientacao%20seminario.pdf>. Acesso em: Novembro de 2015.

CAPELLA, Juan Ramón. A aprendizagem da aprendizagem: uma introdução ao estudo do direito. Trad. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa.; DIAS, Maria Tereza Fonseca. Belo Horizonte: Forum, 2011.

DA SILVA SOUZA, Cacilda; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antonio. Es-tratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais–aspectos gerais. Medicina, Ribeirao Preto, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.

ONU. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Elabo-rada na Conferência Mundial sobre Educação Superior - UNESCO, Paris, 9 de outubro de 1998.

DOMINGUES, Ivan. Em Busca do Método. In: DOMINGUES, Ivan (org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte:. Editora UFMG, 2005.

GEYMONAT, Ludovico. Historia del pensamento fi losófi co y científi co. Siglo XX (I). Bar-celona: Editorial Ariel, 1984.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Organização e tradução de Maria da Conceição Almeida e Edgard de Assis Carvalho. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2009.

PAULA, João Antônio (Org). A Transdisciplinaridade e os desafi os contemporâneos. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.

UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Projeto Pedagógico do Curso de Ciên-cias do Estado. Faculdade de Direito, Belo Horizonte, Novembro de 2012. Disponível em: <http://www.direito.ufmg.br/images/stories/colgradce/estrutura/PPC_nov__2012.pdf> Acesso em: Novembro de 2015.

Downloads

Publicado

27-07-2016

Como Citar

CÔRTES, P. R.; CARVALHO, R. B. de . Pensar uma outra Universidade: contribuições da experiência do bacharelado em Ciências do Estado - UFMG . Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 94–113, 2016. DOI: 10.35699/2525-8036.2016.4985. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e4985. Acesso em: 18 abr. 2024.