A voyage into tartary

O projeto político da igreja universal e a união entre os ortodoxos e anglicanos

Autores

  • Bruna Pereira Caixeta Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2017.5023

Palavras-chave:

James II, Utopia, Orientalismo britânico, Revoluções burguesas

Resumo

Este artigo apresenta a primeira parte de A Voyage into Tartary. Esta foi uma obra publicada anônima em Londres, em 1689, que, a despeito de lida pelos franceses como expoente das produções libertinas, e, pelos americanos, como um dos primeiros exemplares de ficção científica e do Iluminismo, encontra melhor filiação na corrente histórica das utopias, junto às suas manifestações literárias inglesas do final do século 17. Tal qual muitas das produções desse gênero, o livro consiste em uma formulação de um projeto político burguês. No seu caso, apresenta o projeto político de ascendência burguesa, cogitado por um número de intelectuais de posição política moderada no final do século 17 para simultaneamente opor se à regência despótica de James II, por fim definitivo no absolutismo e promover o desenvolvimento econômico e a modernização da Inglaterra. Uma das propostas fundamentais desse projeto é apresentada na seção primeira do livro; consistiu na proposição de uma igreja universal, de princípios filosóficos universais, capaz de comportar todas as designações religiosas moderadas, unindo os protestantes contra James II e, simultaneamente, entregando-lhes o poder político. Teve início com a proposição de um acordo com as igrejas ortodoxas do oriente, especialmente, com a igreja grega, então, para os ingleses, fonte simultânea de conhecimento antigo, tradição religiosa e aliada econômica, atributos frugais para a conquista do plano. Aqui fazemos uma apresentação desse projeto como aparece na primeira parte da narrativa.

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Biografia do Autor

Bruna Pereira Caixeta, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda do programa de pós-graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (Unicamp). Contato: bpereiracaixeta@gmail.com

Referências

A VOYAGE into Tartary containing a Curious Description of that Country, with part of Greece and Turkey; the manners, opinions, and religion of the inhabitants therein; with some other Incidents. By M. Heliogene De L’Epy. Doctor in Philosophy. London. Printed by T. Hodgkin, and are to be sold by Randal Taylor near Stationers Hall, 1689.

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Publicado

28-07-2017

Como Citar

CAIXETA, B. P. A voyage into tartary: O projeto político da igreja universal e a união entre os ortodoxos e anglicanos. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 151–170, 2017. DOI: 10.35699/2525-8036.2017.5023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e5023. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê