Do rótulo de tônico capilar ao rótulo de aguardente

obras debretianas e sua contínua atualidade

Autores

  • Mariane Pimentel Tutui Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2017.5034

Palavras-chave:

Jean-Baptiste Debret , Brasil oitocentista, Obras debretianas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ressaltar a contínua atualidade das obras debretianas. Nascido na França, Jean-Baptiste Debret (1768-1848), tem como mentor e professor o mestre do Neoclássico Jacques-Louis David (1748-1825). Após integrar o corpo de artistas da corte Napoleônica, Debret participa do que hoje conhecemos como “Missão Artística Francesa” e vive durante quinze anos nos trópicos executando todo o tipo de pintura em meio ao cenário do Rio de Janeiro oitocentista. Quase duzentos anos se passaram desde a execução de sua primeira aquarela realizada no Brasil e sua obra ainda se faz presente na atualidade sendo reproduzida e utilizada em diversos meios, como por exemplo, na ilustração de um rótulo de tônico capilar de 1888 e em um rótulo de aguardente de 1996.

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Biografia do Autor

Mariane Pimentel Tutui, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC-UEM) e do Programa Centro de Memória da UEM (PRO-CMU). Contato: marianetutui@hotmail.com.

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Publicado

28-07-2017

Como Citar

TUTUI, M. P. Do rótulo de tônico capilar ao rótulo de aguardente : obras debretianas e sua contínua atualidade . Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 432–452, 2017. DOI: 10.35699/2525-8036.2017.5034. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e5034. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos