Incursões platônicas da ambivalência prazer/desprazer na teoria pulsional freudiana
Resumo
O conceito de pulsão de morte é um dos mais complexos e controversos da obra freudiana. Sua gênese, a partir de suas fontes, leva-nos à filosofia, convocada para ajudar na explicação da enigmática ambivalência pulsional (prazer-desprazer). Pretende-se realizar um estudo sobre a ascendência filosófica do Filebo, de Platão, sobre a formação desse conceito. Nossos resultados apontam que o diálogo platônico esboça o que em psicanálise corresponde ao princípio prazer-desprazer na vida pulsional, apesar das óbvias divergências entre a metafísica platônica e a metapsicologia freudiana.
PALAVRAS-CHAVE: Ambivalência; Desprazer; Freud; Platão; Prazer; Pulsão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Pedro Lima de almeida Ribeiro, Sarug Ribeiro, Anna Luisa Saldanha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.