A FUNÇÃO EDUCACIONAL DO MITO NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE PLATÃO: MYTHOS E PAIDEIA NOS LIVROS II E III D’A REPÚBLICA
Resumo
Levando em consideração que o foco desta pesquisa é o problema da ambiguidade do mito em Platão, este trabalho analisa os livros II e III d’A República, no intuito de esclarecer o efeito educacional que o filósofo quer engendrar com sua concepção de uma paideía assentada em uma base mítica. Na abordagem desse tema, nossa investigação averigua as razões pelas quais Platão se apoderou do mito em seus diálogos, perscrutando, assim, a função educacional do mito em seu projeto político-pedagógico. O ponto de partida da pesquisa é a constatação de uma ambivalência filosófica no tratamento platônico do mito, ambivalência que deriva do fato de que há uma dupla abordagem do mito em Platão: uma, de caráter positivo; outra, de caráter negativo. Durante o trabalho, essa ambiguidade foi dirimida pela identificação de um fato hermenêutico fundamental, qual seja, o fato de que Platão desenvolve um ensinamento radicalmente complexo acerca do mito, que abarca, além de uma visão epistemológica, uma concepção de caráter político-utilitário. Em outras palavras, constatou-se que o mito, para Platão, apesar de pertencer, do ponto de vista epistemológico, ao domínio do falso e ser um tipo de linguagem inferior ao discurso racional e filosófico, constitui algo socialmente útil, na medida em que ele é um poderoso mecanismo discursivo para promover uma certa virtude ou justiça na alma da maior parte dos cidadãos, elemento fundamental, aos olhos de Platão, para a realização da cidade justa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hans Peter Gertsch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.