Alteridade e filosofia: uma leitura do pensamento oriental à luz da filosofia de Merleau ponty

Autores

  • Marcelo matos MEDEIROS Universidade de São Paulo, FFLCH-USP ,Letras chinês. desenvolve pesquisa a nivel de graduação em filosofia comparada e fenomenologia, sob orientação de Sylvio roque ,cadeira de história do pensamento chinês

Palavras-chave:

fenomenologia, Merleau-Ponty, filosofia comparada, filosofia chinesa, metodo fenomenológico

Resumo

Este trabalho visa explorar a possibilidade de aproximação entre as fenomenologias de Merleau - Ponty com o pensamento chinês pré-revolucionário. Mais do que propriamente propor um diálogo filosófico entre as duas tradições, pretende-se investigar a possibilidade de se utilizar a fenomenologia de Merleau-Ponty, mais acertadamenta aquela desenvolvida no período pós Fenomenologia da percepção. Neste artigo, segue-se a linha do ensaio "A filosofia e o Oriente", publicado na obra "Sinais"(PONTY, MERLEAU.. Lisboa: Editorial Minotauro, 1962. p. 199-210) como caminho para a exposição de uma metodologia para o estudo da filosofia oriental antevista na obra em questão, a qual, acreditamos, é capaz de dar  acesso não destrutivo ao estudo do pensamento chinês canônico. Acredita-se que tal accesso é viabilizado pela filosofia de Merleau-Ponty em razão dos seguintes pontos 1) o deslocamento do eixo temático da epistemologia para uma ontologia aberta para a existência, 2) a preocupação em desenvolver um pensamento que acolha a temporalidade e a alteridade. Finalmente, procura-se fazer um levantamento bibliográfico de obras que: (a) sigam uma linha de pesquisa semelhante a esta e que possam auxiliar o desenvolvimento de pesquisas ulteriores.

Palavras Chaves: metodologia de filosofia comparada, pensamento chinês, fenomenologia, Heidegger, Merleau-Ponty, Husserl, redução fenomenológica, temporalidade, estruturalismo, pr ser-no-mundo, estrutura da percepção, taoísmo, budismo, confucionismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo matos MEDEIROS, Universidade de São Paulo, FFLCH-USP ,Letras chinês. desenvolve pesquisa a nivel de graduação em filosofia comparada e fenomenologia, sob orientação de Sylvio roque ,cadeira de história do pensamento chinês

Marcelo Matos Medeiros,bacharel em letras chinês pela Universidade de São Paulo. Atualmente realiza pesquisa na área de filosofia comparada sob orientação do professor Sylvio Roque, cadeira de pensamento chinês do curso de chinês da FFLCH-USP. Atua também em tradução literária de poesia chinesa contemporânea, tendo publicado tradução para o português de poemas do autor Haizi, publicado pela revista literária Vigilia (vigilia.co/haizi).Residiu na China por um ano em intercâmbio.

Downloads

Publicado

2018-08-10