A POÉTICA DOS BICHOS EM “ZOOS”, DE GUIMARÃES ROSA: IMAGENS DO PASSEIO PÚBLICO

Palavras-chave: Ave, Palavra. Guimarães Rosa. Imagens Poéticas. “Zoos”. Cotidiano.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir sobre as imagens poéticas dos textos “Zoo (Whipsnade Park, Londres)”, “Zoo (Rio, Quinta da Boa Vista)”, “Zoo (Hagenbecks Tierpark, Hamburgo-Stellingen)”, “Zoo (Jardin des Plantes)” e “Zoo (Parc Zoologique du Bois de Vincennes)”, de Guimarães Rosa. “Zoos” são elaborados a partir de passeios públicos, sobretudo na época em que o autor mineiro exercia sua atividade de diplomata, desenvolvendo-se em imagens, as quais são recriadas em metáforas, isto é, reflexões, principalmente em torno de animais dos Zoológicos. Os textos fazem parte do livro Ave, Palavra (2009), obra póstuma de Rosa, constituindo-se em diversos gêneros textuais. Assim, nosso trabalho dar-se-á em forma de análise das imagens, numa poética rosiana em que o poético é retirado do cotidiano.

PALAVRAS-CHAVE: Ave, Palavra. Guimarães Rosa. Imagens Poéticas. “Zoos”. Cotidiano.

Biografia do Autor

Fabrício Lemos da Costa, Universidade Estadual do Amapá
Graduado e Licenciado em Letras-Língua Portuguesa pela UFPA-PA, Especialista em Produção de Material Didático e Formação de Leitores para a EJA pela UNIFAP-AP, Graduando em Filosofia pela UEAP-AP.
Sílvio Augusto de Oliveira Holanda, Universidade Federal do Pará
Possui graduação em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Letras/Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1994), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Estudos Românicos pela Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Pará, tendo sido coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (2009-2011) da referida instituição. Desde 2001, é membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA. Dirige a Faculdade de Letras (2017-2019) da UFPA. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Literatura brasileira, literatura da Amazônia e recepção crítica. 
Publicado
2019-04-03