A Temática do Corpo Humano no pensamento cartesiano
Resumo
O artigo busca investigar a temática do “corpo humano” no pensamento cartesiano a partir das relações de sentimentos e paixões estabelecidas entre a alma e o corpo, centrando-se no problema da passividade da alma frente aos sentidos do corpo e buscando responder a questão: o que é esse corpo que chamo de meu? Pretendendo defender que é um corpo meu porque eu o sinto, argumentando em favor dos sentimentos como uma faculdade essencialmente humana que permite unir corpo e alma e fazer com que o conhecimento que a alma possui do corpo (não enquanto corpo geométrico, mas enquanto seu corpo) não se esgota em pura obscuridade e confusão de suas ideias, mas, antes, aponta para um conhecimento contínuo e peculiar sobre ele que se constrói a cada relação entre as duas substâncias. A conclusão geral do artigo é que mesmo que a certeza que tenho de minha existência enquanto cogito se estabeleça somente em reflexão, o corpo, por via do sentidos, é o local que informa minha vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Victor Rezende Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.