SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM A REPRESENTAÇÃO NO LEVIATÃ DE THOMAS HOBBES
Resumo
O presente artigo analisa a importância da linguagem e da representação no pensamento de Hobbes, especialmente no contexto do Leviatã. De acordo com Hobbes, a linguagem é vista como uma invenção humana fundamental para a convivência social, permitindo a formação de contratos e a construção da commonwealth. Hobbes distingue entre discurso mental e verbal, enfatizando a importância do uso comum, compartilhado, das palavras para a comunicação e a paz social. Por outro lado, a noção de representação é abordada de maneira mais rarefeita, muito embora seja de suma importância para o pensamento hobbesiano, haja vista que as ações e as palavras dos indivíduos instituem quem pode representá-los. Assim, a relação entre linguagem e representação parece ser central para entender como Hobbes concebe a formação, a manutenção do poder soberano e a ordem social.
PALAVRAS-CHAVE: Commonwealth; Linguagem; Ordem Social; Representação; Soberano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Albérico Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.