https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/issue/feedInterfaces - Revista de Extensão da UFMG2023-12-30T00:00:00-03:00Leandro Dinizrevistainterfaces@proex.ufmg.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Interfaces – Revista de Extensão da UFMG</strong> é o periódico editorado Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Proex/UFMG) dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional. Em formato bilíngue (português-espanhol), objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade. Como desdobramentos da publicação, a UFMG espera contribuir com os processos de formação acadêmica e cidadã, com a democratização do conhecimento, com a ampliação dos direitos sociais assim como com o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas no diálogo com as questões sociais contemporâneas.</p> <p><strong>A Interfaces é um periódico de acesso aberto, não sendo cobrada nenhuma taxa para os autores e tão pouco para leitores. O periódico adota a Licença <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" rel="license">Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional </a> atribuição CC BY.</strong></p> <p> </p>https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/4931675 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos2023-12-26T10:57:05-03:00Leandro Rodrigues Alves Dinizleandroradiniz@gmail.com<p>Editorial</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Leandro Rodrigues Alves Dinizhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39980A PERNA MAIS CURTA DO "TRIPÉ"2022-07-25T10:46:18-03:00Fábio Luiz Tezini Croccofabiofltc@gmail.comNilda Nazaré Pereira Oliveiranildanpoliveira@gmail.com<p>A realidade atual brasileira apresenta profundos desafios políticos, econômicos e culturais para a efetivação de uma educação de qualidade e de uma sociedade mais justa, dificultando-se a realização dos princípios constitucionais da autonomia universitária e da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Apesar dessa base tríplice, sabemos que a Extensão foi integrada após a consolidação e a legitimidade histórica do Ensino e da Pesquisa. As marcas históricas dessa subalternidade estão expressas na falta de interesse e, até mesmo, de compreensão de seu conceito por parte significativa dos professores universitários. A falta de valorização institucional, refletida nos financiamentos escassos e na baixa consideração para a progressão/promoção funcional dos docentes, aprofunda o desinteresse; além disso, dificulta a integralização da Extensão no currículo dos cursos superiores e, consequentemente, restringe seu papel formativo em articulação ao Ensino e à Pesquisa. Diante desses e outros assuntos, este artigo propõe análises e reflexões sobre (1) desafios para a realização da Extensão Acadêmica no Brasil, (2) dificuldades de realizar Extensão Acadêmica no Brasil e (3) desafios e dificuldades no processo de Curricularização da Extensão, relacionados às metas estabelecidas nas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018).</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Sr. Fábio Crocco, Sra. Nilda Oliveirahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/40529DIFERENÇAS REGIONAIS NA DIVULGAÇÃO DE NEUROCIÊNCIAS NO BRASIL2022-09-19T16:40:56-03:00Mariana de Souza Elysiomarianaelysio@gmail.comCarlos Henrique de Carvalho Teixeiracteixeira@id.uff.comAndré Almo de Moraes Coutinhoandre.almo@tudublin.ieRômulo Wesley Nascimento Silvaromulowesleyn@gmail.comLuana de Almeida Pereiraluanap@id.uff.br<p>A divulgação científica é um instrumento de aproximação entre a sociedade e a engrenagem da pesquisa científica. Nos últimos anos, o crescimento e fortalecimento dessas ações é percebido nas instituições de ensino, principalmente devido à expansão interiorana das universidades e ao interesse acadêmico em promover um retorno social. Porém, em razão da extensão territorial do Brasil e da centralização histórica de recursos financeiros, existem déficits regionais persistentes. Desde 1990 as Neurociências ganharam um destaque científico e social, tornando-se um tema popular, abrangendo desde patologias, até o desenvolvimento de estratégias para maximizar o ensino e trabalho. Sendo assim, este artigo considerou a realização da Semana do Cérebro nos anos de 2017, 2018 e 2019 e o quantitativo de Ligas Acadêmicas em Neurociências em universidades públicas, a fim de promover uma discussão sobre as diferenças regionais brasileiras em relação às ações de divulgação científica.</p> <p> </p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Luana de Almeida Pereira, Mariana de Souza Elysio, Carlos Henrique de Carvalho Teixeira, André Almo de Moraes Coutinho, Rômulo Wesley Nascimento Silvahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39855EXTENSÃO EM PÍLULAS JURÍDICAS2022-07-18T11:39:33-03:00Adriana Goulart de Sena Orsiniadrisena@uol.com.brCibele Aimée de Souzacibeleaimee@yahoo.com.brJuliana Castro Sander Moraisjulianasander1@gmail.comAna Luiza Soares Cardosoanaluiza99soaresc@gmail.comJoão Marcelo de Paiva Brandãojmarcelopaiva@gmail.com<p>O presente trabalho versa sobre a execução e os desdobramentos do projeto de extensão universitária “Acesso à Justiça pela via dos direitos em face da pandemia da COVID-19: pílulas jurídicas” desenvolvido, principalmente, ao longo dos anos de 2020 e 2021, por iniciativa do Programa RECAJ UFMG - Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça e Solução de Conflitos da Universidade Federal de Minas Gerais. Ao longo do trabalho, por meio de levantamento e análise descritiva de dados relativos ao Projeto Pílulas Jurídicas, são apresentados os motivos ensejadores da proposta extensionista, em paralelo com sua forma de funcionamento, objetivos, escolhas de conteúdos e resultados no primeiro biênio de vigência. Por fi m, aborda-se a evolução do projeto e de seus enfoques temáticos, do paradigma inicial da promoção do acesso à justiça à etapa seguinte de exploração temática da Agenda 2030 da ONU, ressaltando-se o papel profícuo e transformador da extensão universitária, tanto no contexto de excepcionalidade sanitária ocasionada pelo coronavírus, como no momento posterior de progressivo retorno ao cotidiano de atividades presenciais</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Adriana Goulart de Sena Orsini, Cibele Aimée de Souza, Juliana Castro Sander Morais, Ana Luiza Soares Cardoso, João Marcelo de Paiva Brandãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/42070OFICINAS DA VIDA2023-01-23T11:01:02-03:00Adinete Sousa da Costa Mezzaliraadinetecosta@hotmail.comFernanda Sousa da Costa Calegarenaiade89@gmail.comRayssa Jackeline Graça Macielrayssa.graca@hotmail.comMarcela Karina Dantas da Silva Patríciomarcelakarinadantas12@gmail.com<p>O presente trabalho é um relato sobre uma ação desenvolvida em um centro socioeducativo situado na cidade de Manaus. Essa ação considerou o contexto de medidas socioeducativas de internação para criar espaços de expressão e discussão sobre temas relacionados às experiências e perspectivas de vida dos adolescentes. Baseada em uma metodologia dialógica, a ação desenvolveu cinco atividades com os seguintes temas: (1) Identidade; (2) Trajetórias de Vida; (3) Direitos e Deveres; (4) Fatores de Risco e Proteção; e (5) Sentimentos. Ao compartilharem experiências e afetos, esses encontros possibilitaram aos adolescentes refletirem, respeitarem e compreenderem as suas próprias histórias de vida assim como a dos outros. Com isso, pudemos refletir criticamente sobre a trajetória e as perspectivas de vida dos adolescentes, a realidade de um contexto socioeducativo de internação e o papel dos profissionais na construção de um projeto extensionista que potencializa novas trajetórias de vida</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Fernanda Priscilla Pereira Calegare, Rayssa Jackeline Graça Maciel, Marcela Karina Dantas da Silva Patríciohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/37788OFICINAS EXTENSIONISTAS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL2022-05-10T12:24:28-03:00Camila Viviane Lui de Sousacvld.sousa.2016@aluno.unila.edu.brLaura Janaina Dias Amatolaura.amato@unila.edu.br<p>Saúde mental e gênero são discussões recentes e necessárias para compreendermos como os mecanismos de opressão sociais funcionam e adoecem mulheres na sociedade atual. Neste trabalho, discutiremos como a atenção à saúde mental foi construída historicamente e também a elaboração de políticas de assistência à saúde no Brasil, apresentando as mulheres como as mais impactadas tanto pela história quanto pela utilização dos equipamentos de saúde. Em seguida, apresentaremos a proposta de oficinas extensionistas que auxiliaram na abordagem de temas e conceitos complexos para um grupo de mulheres pacientes do CAPS II, com o intuito de compreender a relação entre saúde mental e violência de gênero. A ação de extensão é parte de uma pesquisa maior, fruto de uma dissertação de mestrado de uma das autoras</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Laura Janaina Dias Amato, Camila Viviane Lui de Sousahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/44569WEBSEMINÁRIO VULNERABILIDADES2023-02-09T11:08:46-03:00Giselle Lima de Freitas gisellelf@yahoo.com.brThaís Rodrigues de Souza thaissrsouza@gmail.comGuilherme Fonseca Graciano guilhermegracianonutri@gmail.comCarolina Moraes Preihsner de la Cerda carol.moraes1999@gmail.comLuana Silva Rezendeluanasilvarezende@gmail.comThallison Carlos Campos Santos thallison1@hotmail.comLilian Cristina Rezende lilianc.enf@gmail.comCarolina da Silva Caram caram.carol@gmail.com<p>Objetivo: Relatar a experiência de um webseminário sobre a vulnerabilidade no contexto da população em situação de rua e da população negra. Método: Trata-se de relato de experiência sobre os resultados de um evento de extensão fruto do Programa de Apoio Integrado a Eventos (PAIE), realizado de forma online em dezembro de 2020. A experiência extensionista em projetos destinados à população em vulnerabilidade impulsionou a realização do evento, a fim de produzir discussões acerca da temática. Resultados: O evento foi divulgado em mídias sociais e por meio de website. Obteve 772 inscrições de 23 estados do país e média de 150 participantes durante a transmissão. As discussões envolveram os componentes da vulnerabilidade relacionada à população em situação de rua e à população negra, com ênfase nos desafios para a atenção integral, na necessidade de articulação de diferentes setores e serviços e na formação profissional qualificada. Conclusões e implicações para a prática: Os expositores destacaram a escassez de recursos, políticas públicas e serviços básicos e enfatizaram a necessidade de articulação intersetorial, a formação qualificada e a capacitação permanente de profissionais</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Giselle Lima de Freitas , Thaís Rodrigues de Souza , Guilherme Fonseca Graciano , Carolina Moraes Preihsner de la Cerda , Luana Silva Rezende, Thallison Carlos Campos Santos , Lilian Cristina Rezende , Carolina da Silva Caram https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39881RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM FOCO NO MEMORIAL DO TROPEIRO E DO FERREIRO EM DIAMANTINA/MG2022-09-02T15:18:47-03:00Jéssica de Sousa Oliveirajessicasousaoliveira05@gmail.comVinicius José Pereiravinicius.pereira@ufvjm.edu.brRaquel Faria Scalcoraquel.scalco@yahoo.com.brCamila Teixeira Helenocamila.heleno@ufvjm.edu.brMaria Cláudia Almeida Orlando Magnanimclaudia.magnani@ufvjm.edu.br<p>Relata-se, neste artigo, a experiência do projeto de extensão “Educação patrimonial com foco no Memorial do Tropeiro e do Ferreiro em Diamantina/MG”, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para resgatar, preservar e transmitir às próximas gerações a memória dos ofícios de tropeiro e ferreiro, foi proposta a criação do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro no Mercado Velho de Diamantina, local que foi um importante rancho de tropas do estado. A memória desses ofícios faz parte da identidade histórico-cultural de Diamantina e da região e configura-se como um atrativo turístico, enriquecendo a experiência dos visitantes da cidade. O objetivo do presente estudo é desenvolver ações de extensão voltadas para o trabalho de educação patrimonial com foco no memorial, tendo estas sido adaptadas ao formato remoto, em função da pandemia da COVID-19. Os principais procedimentos metodológicos consistiram em revisão bibliográfica e produção de materiais pedagógicos destinados a práticas de educação patrimonial formal e informal, como: cartilha educativa, catálogo artístico, livro de contos e casos, atividades lúdicas e vídeo documentário. Entre os resultados, estão a divulgação do memorial e uma maior apropriação da população diamantinense acerca da relevância cultural e histórica desses ofícios.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Jéssica, Vinicius, Raquel, Camila, Maria Cláudiahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/37485EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À DISTÂNCIA2022-09-02T12:27:07-03:00Junfanlee Manoel Oliveira Felicianojunfanleemanoel@hotmail.comFernanda Borges de Andradefernanda.fernandes@uftm.edu.br<p>Neste artigo apresentamos o projeto de extensão universitária desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba -SEMED, e descrevemos as atividades desenvolvidas com alunos do ensino fundamental do munícipio e a divulgação científica à comunidade em geral. O objetivo do projeto foi promover um espaço de reflexão sobre a relação do consumo, consumismo e meio ambiente, bem como sobre a crise ambiental na contemporaneidade. Assim, no intuito de debater as problemáticas ambientais foi feito um levantamento teórico sobre os temas que iriam ser trabalhados; divulgação de conteúdos digitais; elaboração de planos de aulas e atividades para ensino não presencial utilizados nos encontros formativos virtuais com alunos da Educação Básica e o trabalho com os alunos, utilizando plataformas digitais. Com isto, consideramos contribuir com as discussões e debates sobre a extensão universitária a comunidade externa e a formação de professores desenvolvendo materiais de ensino visando a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Junfanlee Manoel Oliveira Feliciano, Fernanda Borges de Andradehttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/40954SEMINÁRIO DISCENTE EM CIÊNCIAS DAS ÁGUAS2022-10-25T15:43:55-03:00Franciele Maria Vanellifrancielevanelli@gmail.comIan Rocha de Almeidaianrochalmeida@gmail.comMarina Refatti Fagundesmarinarf95@hotmail.com.brKarla Campagnolokbcampagnolo@gmail.comCassia Brocca Caballerocassiabrocca@gmail.comRoberta Arlêu Teixeiraroberta.arleu@gmail.comDanrlei de Menezesd.menezes18@gmail.comCléber Henrique de Araújo Gamacleber.hag@gmail.comAyan Santos Fleischmann ayan.fleischmann@gmail.comMaria Cristina de Almeida Silvamaria.almeida@ufrgs.brMasato Kobiyamamasato.kobiyama@ufrgs.br<p>A água, recurso natural limitado tanto em quantidade quanto em qualidade, no tempo e no espaço, é essencial para a manutenção da vida. O Dia Mundial da Água é uma data dedicada a promover o envolvimento da sociedade no amplo debate sobre recursos hídricos, visto a necessidade de seu uso e de sua conservação. Com o objetivo de enriquecer o debate sobre o tema e incentivar a participação e conscientização das diversas esferas envolvidas, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolvem anualmente, no Dia Mundial da Água, o evento de extensão denominado “Seminário Discente em Ciências das Águas (SDCA)”. Ocorrendo desde 2020, o SDCA estimula o protagonismo dos discentes, a adoção de soluções interdisciplinares para a gestão dos recursos hídricos e a promoção da popularização das ciências das águas, apresentando, como foco de debate, o tema anual definido para celebrar o Dia Mundial da Água. Em todas as suas edições, o evento contou com a participação de um público heterogêneo de diversos locais do Brasil, contribuindo positivamente para a prática da socio-hidrologia.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Franciele Maria Vanelli, Ian Rocha de Almeida, Marina Refatti Fagundes, Karla Campagnolo, Cassia Brocca Caballero, Roberta Arlêu Teixeira, Danrlei de Menezes, Cléber Henrique de Araújo Gama, Ayan Santos Fleischmann , Maria Cristina de Almeida Silva, Masato Kobiyamahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41129CÃES E GATOS ENSINAM ETOLOGIA A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA2022-09-27T12:37:34-03:00Flávia Regina Buenoflaviab.bio@gmail.comMarisa Ramos Barbierimarisabarbieri@gmail.com<p>O crescimento da Etologia demonstra sua inegável importância e influência em outras áreas do conhecimento. Para despertar o interesse de alunos do ensino básico pelo comportamento animal, foi desenvolvido o projeto de extensão “Entre miados e latidos: desvendando os mistérios comportamentais dos nossos melhores amigos”. Esse projeto de Iniciação Científica foi realizado com oito alunos dos Ensinos Fundamental e Médio participantes do programa Pequeno Cientista, da Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto-SP. Os estudantes foram orientados por uma pós-graduanda do Programa de Psicobiologia da USP ao longo de 12 encontros semanais de aproximadamente uma hora de duração. A partir dessas aulas, os alunos observaram e filmaram seus próprios animais. Diversos temas foram abordados, tais como: introdução ao comportamento animal; comportamentos de brincar, alimentar e autolimpeza; evolução dos carnívoros; e domesticação. Os alunos apresentaram a pesquisa em um mural científico, no qual exploraram e explicaram o que aprenderam. Especificamente, eles levantaram novas questões e curiosidades sobre o comportamento de outros animais e associaram conceitos envolvendo comportamento animal. Com a ajuda de seus melhores amigos de estimação, os cientistas estudantes foram apresentados ao pensamento científico multidisciplinar e puderam disseminar seu conhecimento etológico recém-descoberto para além dos muros da Universidade.</p> <p> </p> <p> </p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Dra. Flávia Regina Bueno; Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri (Revisor)https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/38296EXPERIÊNCIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA VIRTUAL2022-09-02T12:24:27-03:00Gabriela Baranowski Pintogabrielabaranowski@gmail.comLuiza Aguiar dos Anjosluizaaguiardosanjos@gmail.comLuiz Gustavo Nicácioluiz.nicacio.ef@gmail.com<p>Este texto é um relato de experiência do projeto de formação de professoras/es Conexão Educação Física, materializado em um canal no Youtube inaugurado em agosto de 2020. O projeto de extensão constitui-se em um canal e um repositório digital voltados à formação continuada de professoras/es atuantes na educação básica, sobre os temas de interesse da comunidade docente com intuito de qualificá-la, promovendo a disseminação de conhecimentos produzidos na academia e nas escolas. O conteúdo do canal é diverso, com temáticas como gestão escolar, cultura popular, relações étnico-raciais, entre outras, e conteúdos específicos da Educação Física escolar. Professoras/es e pesquisadoras/es de diferentes estados do Brasil, atuantes na educação popular, superior e básica, de redes públicas e privadas, contribuem de forma voluntária e solidária com o projeto. Entendemos as/os professoras/es como produtoras/es e autoras/es em potencial da sua própria prática, e não como reprodutoras/es de teorias elaboradas na Universidade. O canal é um esforço de consolidação de um espaço de reflexão e prática docente via promoção de hábitos de interação e comunicação mediados pelas tecnologias, nos moldes da cultura digital.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Luiza Aguiar dos Anjoshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/38179GAMIFICAÇÃO COM NARRATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM2022-03-26T00:21:26-03:00Joilma Francisca Silva de Araújojojo.araujo123@hotmail.comLetícia dos Santos Carvalholeticia.carvalho@ufrn.br<p>A gamificação é uma estratégia que tem sido utilizada pelas escolas com vistas a uma participação mais efetiva dos alunos, uma vez que possui, em seu design, diversos elementos dos games, como a narrativa. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância que a gamificação e sua narrativa têm para o processo de ensino-aprendizagem, tendo como base as experiências vivenciadas em uma atividade formativa, realizada com professores em formação inicial e continuada. Os resultados apontam que o uso da gamificação em sala de aula fomenta um maior engajamento e interesse dos alunos nas atividades que estejam sendo propostas, o que tem a potencialidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Joilma Francisca Silva de Araújo, Letícia dos Santos Carvalhohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/37460A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR DE CORO INFANTIL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA2022-06-21T12:56:16-03:00Débora Andradedebora.andrade@ufsj.edu.br<p>O canto coral infantil é uma modalidade de educação musical que tem inserção em vários setores da sociedade, incluindo a Educação Básica. Contudo, no Brasil, a formação do professor de coro infantil se dá quase exclusivamente por meios alternativos, como em festivais de curta duração. Quando os cursos de música ofertam unidades curriculares relacionadas ao tema, estas não são sufi cientes para que essa formação aconteça. Portanto, o objetivo deste ensaio é propor que essa formação se dê por meio de programas/ projetos de extensão universitária, em cursos de Licenciatura em Música. Para tal, estabelecemos relações entre a concepção de “novo lugar para a formação docente”, de Nóvoa (2017), e as cinco diretrizes de extensão universitária (FORPROEX, 2012). Para complementar, descrevemos as ações extensionistas que podem ser implementadas, com vistas a oferecer essa formação para o licenciando em Música.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Débora Andradehttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/34301AÇÕES EDUCATIVAS NO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG 2022-07-12T16:47:35-03:00Bárbara Freitas Pagliotobfpaglioto@gmail.comEvelyn Cristine dos Santos Álvaresevelyn.csa23@gmail.comJonathan Philippe Barboza dos Santosjphilippee@gmail.comPriscila Gabriele Martins Silvapriscilamartins.gms@gmail.comSibelle Cornélio Dinizsibelled@cedeplar.ufmg.brTamires Batista Silveiratamssilveira@gmail.comWellington Luiz Silvawellington.scliar@gmail.com<p>Aberto ao público em 2010, o Espaço do Conhecimento UFMG é um dos espaços de cultura e divulgação científica da Universidade. Em sintonia com as diretrizes contemporâneas da extensão universitária e da educação não formal, as práticas educativas nesse espaço têm como objetivos centrais a democratização do conhecimento acadêmico e o compartilhamento e cocriação de saberes com os diversos públicos. Este texto apresenta e discute as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Pesquisa de Público do museu. Além do relato dessas práticas, o texto traz considerações sobre seus desafios e potencialidades, destacando tanto as ações desenvolvidas presencialmente quanto aquelas executadas em meios virtuais, durante o período de distanciamento social.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Sibelle Cornélio Diniz, Barbara Freitas Paglioto, Evelyn Álvares, Jonathan Philippe Barboza dos Santos, Priscila Martins, Tamires Batista Silveira, Wellington Luiz Silvahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/36863PROMOÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO2022-09-02T12:34:25-03:00Aline Massarolialinemassaroli@gmail.comAndressa Reginatto Percisiandressa.rpercisi@gmail.comJonatan Pellenzjonatanznnn@gmail.comKátia Lilian Sedrez Celichkatia.celich@uffs.edu.brLeoni Terezinha Zeneviczleoni.zenevicz@uffs.edu.brVander Monteiro da Conceiçãovander.conceicao@uffs.edu.br<p>Objetivo: relatar a experiência ao desenvolver um programa de extensão objetivando promover a cultura de segurança do paciente por meio da integração ensino-serviço. Descrição da experiência: trata-se de um relato de experiência sobre o programa de extensão “Segurança do Paciente: construindo caminhos para a cultura de segurança”, realizado entre maio de 2018 à julho de 2019, uma parceria entre uma instituição pública de ensino superior e um hospital de grande porte da região Sul do Brasil. Foram realizados ciclos educativos sobre os temas relacionados à cultura de segurança do paciente, pautados nos princípios da educação permanente em saúde, que propiciaram a aproximação entre universidade e serviço de saúde, além da sensibilização de profissionais de saúde, estudantes e professores sobre o tema, envolvendo aproximadamente 1000 pessoas. Conclusão: o programa de extensão contribuiu para o crescimento acadêmico e profissional dos envolvidos, impactando diretamente na melhoria da qualidade da assistência.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Aline Massaroli, Andressa Reginatto Percisi, Jonatan Pellenz, Kátia Lilian Sedrez Celich, Leoni Terezinha Zenevicz, Vander Monteiro da Conceiçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/35841EDUCAÇÃO EM DIABETES EM EVENTO NA PRAÇA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS-MG2022-09-02T12:47:35-03:00William Neves Oliveirawilliamnevesufsj@gmail.comAline Evangelistaalineevangelistaa@hotmail.comAlan Carvalho Caetano Mouraalancarvalhoc@hotmail.comCamila Bastos Alvescamilabastosufsj@gmail.comFernanda Aparecida Vianafernandavianamcs@gmail.comMáyra Rodrigues Fernandesmayra.rfernandes@gmail.comMariana Linhares Pereiramarianapereira@ufsj.edu.brAndré de Oliveira Baldoniandrebaldoni@ufsj.edu.brCaroline Pereira Domingueticaroldomingueti@ufsj.edu.br<p>O rastreamento do diabetes mellitus e a educação em diabetes consistem em atividades de suma importância para a saúde pública. O projeto de extensão “Educação em Diabetes” realizou dois eventos na praça municipal de Divinópolis-MG, cujos objetivos foram rastrear o diabetes mellitus e a hipertensão arterial na população, por meio do teste de glicemia capilar e aferição da pressão arterial, respectivamente, e transmitir conhecimento sobre o diabetes mellitus por meio de pôsteres e cartilhas, a fim de sensibilizar as pessoas sobre a prevenção da doença, adoção do autocuidado e controle glicêmico. Participaram dos eventos 215 indivíduos, dentre os quais 17,2% e 28,4% possuíam, respectivamente, pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e diastólica maior ou igual a 90 mmHg, 9,8% utilizavam hipoglicemiantes, 28,4% utilizavam anti-hipertensivose 5,6% utilizavam ambos os medicamentos. Dentre os indivíduos que utilizavam hipoglicemiantes, 33,3% apresentaram glicemia capilar ≥180 mg/dL, o que caracteriza um mau controle glicêmico. Dentre os indivíduos que não utilizavam hipoglicemiantes, 23,9% apresentaram glicemia >126 mg/dL, o que indica uma glicemia <br />alterada na triagem. Por meio da realização destes eventos voltados para a promoção da saúde, foi possível identificar, por meio da triagem, indivíduos que possivelmente apresentavam diabetes mellitus e conscientizá-los sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces. Além disso, foi possível orientar os indivíduos que possuíam diabetes mellitus sobre a importância do autocuidado e do controle da glicemia.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Caroline Pereira Dominguetihttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/38346PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE DOS TRABALHADORES2022-03-25T23:53:33-03:00André Ribeiro Alexandreandre0ribeiro2@gmail.comAna Flávia dos Reis Neivaneivaana0@gmail.comBruna Videira da Silvabruna.2193694@discente.uemg.brRodrigo Lucas Campos rodrigo.2196137@discente.uemg.brSilvia Andreza Macedo Costasilvia.2193685@discente.uemg.brSérgio Valverde Marques dos Santossergio.valverde@uemg.br<p>A produção científica da área de Saúde do Trabalhador cresce a cada dia. No entanto, rotineiramente, essas informações não chegam à população investigada, não beneficiando os trabalhadores. Diante do exposto, justifica-se a importância de promover a disseminação do conhecimento aos trabalhadores, sendo esse o objetivo dessa extensão. Para tal, a equipe do projeto buscou, semanalmente, entre maio e novembro de 2021,artigos científicos da área de Saúde do Trabalhador publicados em periódicos nacionais e internacionais. Após essa seleção, foi obtida a autorização de uso dos dados. Então, o material informativo foi construído pela equipe executora, na forma de folders informativos. Esse material foi previamente avaliado, editado e validado pelos <br />autores dos artigos. Por fim, a divulgação dos materiais produzidos ocorreu nas redes sociais dos membros da equipe e na página do Instagram exclusiva desse projeto. Ao todo, houve 21 postagens, 261 seguidores e 168 curtidas nas páginas exclusivas do projeto. Entretanto, considerando-se os compartilhamentos nas redes sociais da equipe executora, acredita-se que os conteúdos tenham alcançado cerca de 1500 pessoas. Com isso, considera-se a execução da pesquisa exitosa, pois contribuiu para a divulgação das pesquisas em Saúde do Trabalhador, tendo potencial de melhorar as condições de vida e o acesso a informações científicas pela população-alvo.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 André Ribeiro Alexandre, Ana, Bruna Videira da Silva, Rodrigo Lucas Campos , Silvia Andreza Macedo Costa, Sérgio Valverde Marques dos Santoshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/36549 IMPACTO DA LIGA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM2023-01-31T12:38:45-03:00Maria Pereira Cassimiro maria_p_cassimiro@hotmail.comYandra Kelline Brandão Bragabrandaoyandra@gmail.comKeila Maria de Azevedo Pontekeilinhaponte@hotmail.comThamires Sales Macêdothamiressales1998@outlook.comIngrid Kelly Morais Oliveiraingridkelly17.ik@gmail.comMarcos Pires Campose14.marcos@gmail.com<p>Objetivou-se, com este trabalho, descrever a contribuição da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) na formação dos estudantes universitários. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir das vivências de discentes de enfermagem na LECARDIO, onde atuam em um hospital de referência em saúde cardiovascular no interior do estado do Ceará. A vivência acadêmica com pacientes críticos no ambiente de terapia intensiva favorece o desenvolvimento de competências para prática clínica e assistencial com foco no cuidado científico e humanizado, à medida que concilia a prática aos saberes teóricos adquiridos no curso. A participação ativa na liga em toda sua estrutura permite ao acadêmico o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento de práticas, os quais são fundamentais para a formação profissional, visto que a união da teoria com a prática, por um tempo prolongado, qualifica e destaca o acadêmico, contribuindo para sua construção profissional.</p> <p> </p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maria Pereira Cassimiro , Yandra Kelline Brandão Braga, Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Thamires Sales Macêdo, Ingrid Kelly Morais Oliveira, Marcos Pires Camposhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/35218ODONTOLOGIA DE PORTAS ABERTAS (OPA)2021-09-02T22:25:19-03:00Vinicius Rafael Gonzagavinicius.gonzaga@sou.unifal-mg.edu.brJader Bueno de Oliveirajader.oliveira@sou.unifal-mg.edu.brLaísa Santos Vilelalaisa.vilela@sou.unifal-mg.edu.brMateus Silva Beker dos Reismateus.beker@sou.unifal-mg.edu.brMarcela Filié Haddadmarcela.haddad@unifal-mg.edu.br<p>O propósito deste estudo foi relatar as atividades e resultados da ação “Odontologia de Portas Abertas (OPA)”, realizada no primeiro semestre de 2020, pelo grupo: PET-Odontologia da UNIFAL. Essa ação se iniciou em 2016 e seu público específico são os calouros do curso de odontologia. Na ação, são apresentadas a universidade e a grade curricular, incluindo demonstrações práticas de procedimentos odontológicos, visitação e atividades integrativas. Ao final, os participantes são convidados a preencher um formulário de avaliação da ação. A ação contou com 25 participantes, sendo que todos eles indicaram o evento para possíveis interessados e julgaram como importantes os temas expostos. Também classificaram como “ótimo”, em sua maioria, a atuação dos palestrantes, programação e divulgação do evento. Portanto, conclui-se que a ação é de grande importância para a acolhida ao calouro pelo seu caráter integrativo, e sugere-se que essa iniciativa possa contribuir para a redução da evasão dos estudantes do curso de Odontologia.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Mateus Silva Beker dos Reishttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/38906TELEATENDIMENTO E INTERPROFISSIONALIDADE COMO ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO RN2022-09-20T17:35:41-03:00Rayane Larissa Santos de Araújo Monteirolarissaaraujofg@gmail.comLucas Cavalcante de Sousalucascavalcantedesousa@hotmail.comAmanda de Medeiros Amancioamandamedeirosufrn@gmail.comEliana Costa Guerraelianacostaguerra@hotmail.comMaria Ângela Fernandes Ferreiramangelaf50@gmail.com<p>O presente estudo teve como objetivo relatar a importância da interprofissionalidade em um projeto de extensão de teleatendimento no enfrentamento à pandemia da COVID-19 no Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir dos dados de um projeto de teleatendimento com equipes interprofissionais de saúde, durante a pandemia da COVID-19 no RN, no período de 24 de março a 29 de agosto de 2020. Participaram 466 integrantes, provenientes de 11 cursos da área da saúde, de instituições públicas e privadas de ensino superior. Os participantes atuaram em equipes interprofissionais no atendimento aos usuários do RN, sendo as maiores demandas relativas a sinais e sintomas da COVID-19 (37,79%). Com isso, o projeto proporcionou uma experiência interprofissional aos integrantes, o que pode estimular práticas <br />colaborativas em saúde. Além disso, contribuiu com a população do RN, oferecendo informações atualizadas e com respaldo científico sobre a COVID-19.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Lucas Cavalcante de Sousa, Rayane Larissa Santos de Araújo, Amanda de Medeiros Amancio, Eliana Costa Guerra, Maria Ângela Fernandes Ferreirahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41792I SIMPÓSIO ONLINE DE REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA DA LIGA ACADÊMICA REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA - LAROE2023-01-31T12:28:11-03:00Amanda Vargas Trindade Roelaamandavtr266@gmail.comRanam Moreira Reis ranamreis@gmail.comGiovanna Pauli Sant’ Anagiovannapsantana@hotmail.comLaura Tannus Mendes Coelholauratmcoelho@gmail.comTamara Luísa Miranda Diastamaraluisa.odontologia@gmail.comRodrigo Furtado de Carvalhorodrigo.carvalho@ufjf.brPâmella Buenos Aires Dominguespamellabuenosaires@hotmail.com<p>A Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (LAROE) possui função complementar à formação acadêmica e baseia-se no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Diante da pandemia de COVID-19, houve a necessidade de reinventar o processo de ensino/aprendizagem. Nesse cenário, as plataformas digitais passaram a ser os principais meios de educação. Este relato de experiência tem como objetivo descrever um evento realizado totalmente online, pelos integrantes da LAROE, como instrumento de educação em Odontologia. O Simpósio contou com quatro aulas virtuais disponibilizadas no YouTube, ministradas por professores especialistas nas temáticas, com assuntos frequentemente não abordados nas ementas das disciplinas da graduação. As palestras tiveram boa aceitabilidade, com participantes de diversas localidades devido à maior facilidade, conforto, otimização do tempo e sem a necessidade do deslocamento para a troca de conhecimentos científicos. O trabalho remoto e a realização do evento online como instrumento de educação à distância durante a pandemia pela COVID-19 revelaram-se como ferramentas complementares de ensino de grande utilidade e aceitação pela comunidade acadêmica. Além disso, a educação à distância demonstrou-se como uma modalidade de ensino que pode ser aplicada mesmo após períodos de isolamento social, viabilizando abrangência e diversidade de público.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Amanda Vargas Trindade Roela, Ranam Moreira Reis , Giovanna Pauli Sant’ Ana, Laura Tannus Mendes Coelho, Tamara Luísa Miranda Dias, Rodrigo Furtado de Carvalho, Pâmella Buenos Aires Domingues Buenos Aires Domingueshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/40500CHAT COMO FERRAMENTA COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS DURANTE EXIBIÇÃO DE FILMES2022-09-19T16:42:41-03:00Maria Isa Morais Limaisa.morais@aluno.uece.brAntonio Alcides Gomes Filhoantonio.alcides@aluno.uece.brHelen de Sousa Brasilhelen.brasil@aluno.uece.brLaura Helena Pinto de Castrolaura.castro@uece.brLydia Dayanne Maia Pantojalydia.pantoja@uece.brGermana Costa Paixãogermana.paixao@uece.br<p>O uso da ferramenta chat para divulgação de conteúdos biológicos por meio de debates científicos de filmes foi uma importante estratégia usada pelo projeto de extensão “BioCine: Cinema com Ciência”, promovido por um curso de licenciatura a distância com vistas a contribuir não só para o público em geral, mas também para a formação dos futuros docentes de Ciências e Biologia. Nesse contexto, o trabalho objetivou descrever o uso do chat em debate científico durante a exibição de filmes. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa. Foram oito exibições em sala virtual, de ocorrência mensal, cada uma com duas horas de <br />duração, com média de 75 participantes por exibição. Por meio do chat, contabilizou-se um total de 1.067 comentários gerais, 553 comentários específicos e 94 questionamentos sobre os filmes. O chat funcionava como extensão da exibição, pois, nele, perguntas norteadoras eram lançadas pelo moderador de forma síncrona. Constatou-se que o chat permitiu aos participantes exporem suas ideias, bem como ao mediador conduzir o olhar do público, colaborando com a construção do conhecimento do intelecto individual e coletivo, assim contribuindo para formação dos futuros docentes</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maria Isa Morais Lima, Antonio Alcides Gomes Filho, Helen de Sousa Brasil, Laura Helena Pinto de Castro, Lydia Pantoja, Germana Costa Paixãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/37248NOVA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA2022-08-30T11:43:54-03:00Drielle Giovana Guimarães Araújodriele.giovana@hotmail.comMarina Ferreira Vieiramarinafvieira@outlook.comThaísa Carvalho de Macedothaisacarvalhomacedo@hotmail.comKaroline Faria de Oliveirakaroline.faria.oliveira@uftm.edu.brMariana Torreglosa Ruizmariana.ruiz@uftm.edu.brAdriana Cristina Nicolussiadriana.nicolussi@uftm.edu.br<p>O objetivo deste artigo é descrever a experiência de alunas do curso de enfermagem na condução de um projeto de ensino-aprendizagem durante a pandemia. Trata-se de relato de experiência referente a projeto realizado de forma virtual, de junho a novembro de 2020, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram discutidos temas variados, selecionados pelo corpo discente de uma Universidade Federal. Cada encontro virtual teve média de 30 participantes. Lidar com ferramentas tecnológicas foi um fator, inicialmente, difícil para as alunas, pois não tinham o hábito de trabalhar com reuniões on-line, formulários e marketing em mídias sociais. O contato próximo com os professores aproximou os participantes do projeto, além de desenvolver nos discentes uma grande admiração pelas profissões de docente e enfermeiro. O projeto permitiu a continuidade da formação e a construção de novos conhecimentos no ensino superior, durante o período de adversidades, adaptando-se a uma nova necessidade de busca de informações e interação entre docentes, discentes e preceptores.</p>2023-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Drielle Giovana Guimarães Araújo, Marina Ferreira Vieira, Thaísa Carvalho de Macedo Macedo, Karoline Faria de Oliveira, Mariana Torreglosa Ruiz, Adriana Cristina Nicolussi