Interfaces - Revista de Extensão da UFMG https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces <p>A <strong>Interfaces – Revista de Extensão da UFMG</strong> é o periódico editorado Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Proex/UFMG) dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional. Em formato bilíngue (português-espanhol), objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade. Como desdobramentos da publicação, a UFMG espera contribuir com os processos de formação acadêmica e cidadã, com a democratização do conhecimento, com a ampliação dos direitos sociais assim como com o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas no diálogo com as questões sociais contemporâneas.</p> <p><strong>A Interfaces é um periódico de acesso aberto, não sendo cobrada nenhuma taxa para os autores e tão pouco para leitores. O periódico adota a Licença <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" rel="license">Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional </a> atribuição CC BY.</strong></p> <p> </p> pt-BR revistainterfaces@proex.ufmg.br (Leandro Diniz) revistainterfaces@proex.ufmg.br (Gabriela Braga Casali) Fri, 17 May 2024 14:14:22 -0300 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 TRABALHANDO COM JOGOS COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIAS ATIVAS https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45857 <p>O Aproxime-se é um programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal<br />de Minas Gerais (UFMG) que proporciona, desde 2013, atividades educativas que contribuem para que cada polo mineiro<br />de educação a distância parceiro da UFMG torne-se um espaço ativo de encontros entre saberes acadêmicos e locais.<br />O objetivo deste trabalho é apresentar as ações de extensão universitária realizadas presencialmente pelo Aproxime-<br />-se nas cidades-polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Sabará/MG e de Jaboticatubas/MG em 2022. O tema<br />escolhido foi “Refl exões sobre Metodologias Ativas na Educação Básica: Gamifi cação em Sala de Aula”. A partir dos estudos<br />e das leituras de artigos científi cos e da bibliografi a sugeridos pela coordenação do programa, realizou-se um<br />evento em cada município citado, nos quais, por meio de uma roda de conversa e de ofi cinas, esses conteúdos foram<br />divulgados e debatidos com a comunidade dos polos, constituída, principalmente, por professoras da Educação Básica.<br />Os eventos foram um momento de interação entre a comunidade local e a universidade, nos quais a equipe envolvida<br />e os participantes do encontro perceberam que o conteúdo discutido oportunizou uma melhor compreensão sobre as<br />Metodologias Ativas, estimulando a comunidade a ter contato com práticas não tradicionais de ensino e aprendizagem.</p> Amanda de Menezes Ferreira, Emerson Coelho Luiz de Almeida, Laís Cerqueira Guerra, Márcia Marilia Teixeira Alves de Souza Duarte, Ramiro Barboza de Oliveira Copyright (c) 2024 Amanda de Menezes Ferreira, Emerson Coelho Luiz de Almeida, Laís Cerqueira Guerra, Márcia Marilia Teixeira Alves de Souza Duarte, Ramiro Barboza de Oliveira https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45857 Fri, 17 May 2024 00:00:00 -0300 RELATO REFLEXIVO DOS ORGANIZADORES DE UM CURSO DE EXTENSÃO https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41516 <p>Neste artigo relatamos nossas experiências como equipe organizadora de um curso de atualização voltado para<br />professores de Ciências e Biologia da educação básica. O curso consiste na principal ação de um projeto de extensão<br />que ofereceu oito edições (presenciais, remotas e híbridas) entre os anos de 2016 e 2022. A partir de relatos individuais<br />nos quais refl etimos sobre nossa relação com a extensão e com o processo de organização do curso, chegamos a<br />cinco elementos centrais da ação extensionista, a saber: Imprevistos e fatores externos à organização; Contribuições<br />profi ssionais; Relações entre escola e universidade; Limitações do formato do curso; e Dimensão afetiva. A partir deles<br />reconhecemos que a extensão universitária não deve ser vista de forma ingênua ou romantizada, mas sim como fruto de<br />árduo trabalho em busca do diálogo com a escola.</p> Tatiana Galieta, Sára Regina Magalhães Melo, Nathan da Matta Oliveira, Clara Chaves de Freitas, Thiago Christian Ribeiro Copyright (c) 2024 Tatiana Galieta, Sára Regina Magalhães Melo, Nathan da Matta Oliveira, Clara Chaves de Freitas, Thiago Christian Ribeiro https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41516 Fri, 17 May 2024 00:00:00 -0300 AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE AUTISMO EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39464 <p>O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma ação de extensão sobre o Transtorno do Espectro<br />Autista. Trata-se de um estudo descritivo sobre uma atividade de extensão universitária. A ação foi realizada com profissionais da atenção primária à saúde e acadêmicos do curso de Medicina, visando discutir sobre as principais dúvidas que<br />esses profissionais tinham a respeito do Transtorno do Espectro Autista. A atividade ocorreu em três etapas: reconhecimento das dúvidas e inquietações acerca do TEA; planejamento e organização do material para o encontro; e realização<br />do encontro. Os profissionais apresentaram dúvidas sobre os sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento do TEA e formas<br />de comunicação com a família. A vivência dessa ação de educação em saúde permitiu espaço de discussão e reflexão<br />acerca do assunto. Os profissionais demonstraram interesse em humanizar seu cuidado com a criança diagnosticada<br />com TEA e também com sua família. Este estudo reforçou a importância da realização de ações de extensão que visam<br />integrar o conhecimento acadêmico produzido na universidade ao cotidiano do cuidado.</p> Michele de Souza, Patricia Becker Engers, Bruna Lixinski Zuge, Tainá Fernandes, Sara Lima Pereira Corrêa Copyright (c) 2024 Michele de Souza, Patricia Becker Engers, Bruna Lixinski Zuge, Tainá Fernandes, Sara Lima Pereira Corrêa https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39464 Fri, 17 May 2024 00:00:00 -0300 PORTAS QUE SE ABREM https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45930 <p>O presente trabalho reúne discussões de um coletivo de professores que realiza práticas circenses em projetos de<br />extensão em diferentes universidades brasileiras. Seus objetivos são: problematizar e avaliar as ações extensionistas<br />de circo desenvolvidas, fomentar o debate acadêmico sobre circo e extensão, compartilhar experiências em contextos<br />e realidades diversas e contribuir com outros educadores interessados no circo, quer seja atuando no contexto da extensão<br />universitária ou em outro qualquer. O trabalho contém um conjunto de relatos de experiência, em diálogo com<br />a literatura acadêmica sobre a temática. Por meio desta escrita coletiva, ficou evidente que alguns projetos já têm uma<br />trajetória consolidada na instituição de vínculo, enquanto outros estão dando seus primeiros passos, a fim de conquistar<br />legitimidade e reconhecimento. Do mesmo modo, buscamos evidenciar algumas questões que indicam os objetivos,<br />pressupostos, atividades desenvolvidas e públicos atendidos nas ações extensionistas. Compartilhar essas experiências<br />é uma tentativa de legitimarmos este coletivo que tem contribuído para uma constante reavaliação de nossas práticas e<br />um repensar de nossas metas. Esperamos assim contribuir para o fortalecimento de uma visão humanística e crítica dos<br />futuros profissionais acerca das questões que envolvem o Circo como patrimônio da humanidade.</p> Rita de Cássia Fernandes Miranda, Bruno Barth Pinto Tucunduva, Elizandra Garcia da Silva, Gláucia Andreza Kronbauer, Rogério Zaim-de-Melo, Teresa Ontañón, Marco Antonio Coelho Bortoleto Copyright (c) 2024 Rita de Cássia Fernandes Miranda, Bruno Barth Pinto Tucunduva, Elizandra Garcia da Silva, Gláucia Andreza Kronbauer, Rogério Zaim-de-Melo, Teresa Ontañón, Marco Antonio Coelho Bortoleto https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45930 Fri, 17 May 2024 00:00:00 -0300 HIGIENE PESSOAL https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41615 <p>A Higiene Pessoal é o conjunto de condutas para a prevenção de enfermidades e promoção da saúde. Com a inserção<br />de hábitos higiênicos em nossa rotina diária, há a diminuição da probabilidade de o indivíduo contrair patologias<br />correlacionadas com a má higiene pessoal. O presente relato é resultante da experiência da ofi cina de Higiene Pessoal <br />do Projeto de Extensão “Ferramentas Socioambientais em Prol da Saúde” da Universidade Federal do Mato Grosso do<br />Sul (UFMS), realizado no ano de 2021. A fi m de criar o vínculo com o público-alvo, foram realizadas atividades lúdicas <br />e, posteriormente, as pessoas puderam questionar a equipe com suas dúvidas a respeito do tema e receberam kits de<br />higiene corporal. A realização da ofi cina mostrou-se de grande importância para os acadêmicos que formaram a equipe, <br />como também para a população que recebeu informações a respeito da temática, visto que ambos aprenderam com a<br />troca de experiências.</p> Rodrigo Mayer Pucci, Cássia Letícia da Silva, Mariana dos Santos Zanelato , Vivian Almeida Assunção, Ângela Lúcia Bagnatori Sartori, Rosani do Carmo de Oliveira Arruda, Flávia Maria Leme Copyright (c) 2024 Rodrigo Mayer Pucci, Cássia Letícia da Silva, Mariana dos Santos Zanelato , Vivian Almeida Assunção, Ângela Lúcia Bagnatori Sartori, Rosani do Carmo de Oliveira Arruda, Flávia Maria Leme https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41615 Fri, 17 May 2024 00:00:00 -0300 RE (ORGANIZANDO) A SAÚDE https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41352 <p>A suspensão das atividades presenciais como forma protetiva/preventiva da COVID-19 foi um dos inúmeros desafios impostos pela pandemia. Nisso, utilizou-se das tecnologias para a manutenção de muitas atividades, aumentando, significativamente, a utilização delas. Consequentemente, os desafios superaram os efeitos do acesso e aprendizado e afetaram a saúde dos indivíduos, impactando-os negativamente em diferentes aspectos.&nbsp; Assim, o projeto de extensão: “Re (organizando) a saúde: buscando atualizar sem impactar”, desenvolvido através do Programa de Educação Tutorial (PET), Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), objetivou orientar à comunidade quanto a esses impactos negativos, por meio das redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube do PET Estratégias, devido ao alcance das visualizações nessas redes. As publicações foram divididas em quatro subcategorias, cuja análise de suas abrangências foi realizada quantitativamente, pelo número de curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos disponíveis gratuitamente pelas redes. No entanto, este estudo visa detalhar a experiência do trabalho desenvolvido pelo grupo, levando em consideração as vantagens, desvantagens e análises de outros periódicos.&nbsp;</p> Carina Barbosa Borges, Anielly Araújo Vieira, Lucas Mateus Advíncola Santos, Flaviana Tavares Vieira Teixeira Copyright (c) 2024 Carina Barbosa Borges, Anielly Araújo Vieira, Lucas Mateus Advíncola Santos, Flaviana Tavares Vieira Teixeira https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41352 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 PROJETO MULHERES EM CIÊNCIA DA SAÚDE https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/46666 <p>O ambiente acadêmico, por anos, foi conduzido apenas por homens, acarretando em desigualdade de gênero nas atividades acadêmicas e científicas. Por isso desenvolvemos o projeto de extensão “Mulheres em Ciências da Saúde”, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o objetivo de promover a valorização e conscientização do espaço da mulher no meio acadêmico e científico para estimular equidade de gênero. <strong>Objetivo: </strong>Apresentar o projeto, seus resultados e conquistas. <strong>Métodos:</strong> O projeto desenvolveu diversas atividades de divulgação e conscientização de questões de gênero e ciência através das redes sociais para o público acadêmico em geral, além de eventos online gratuitos. <strong>Resultados:</strong> Houve grande participação do público feminino nas redes sociais do projeto, com ênfase no <em>Instagram</em>, onde 84,9% das seguidoras são mulheres. Em relação aos eventos, observou-se grande interesse por parte do público feminino e baixa aderência do público masculino. <strong>Conclusão:</strong> Através do engajamento do público e da adesão às atividades propostas pode-se dizer que o projeto de extensão foi bem-sucedido. Observamos grande interesse do público em se aprofundar nos conhecimentos acerca de gênero e ciência.</p> Clarissa Brusco, Mariana de Souza Strehl, Bruna Machado Barroso, Kimberly Rossana da Silva Gonçalves, Salime Donida Chedid Lisboa, Tainá Aparecida Haubert, Ana Carolina Kanitz, Stephanie Santana Pinto Copyright (c) 2024 Clarissa Brusco, Mariana de Souza Strehl, Bruna Machado Barroso, Kimberly Rossana da Silva Gonçalves, Salime Donida Chedid Lisboa, Tainá Aparecida Haubert, Ana Carolina Kanitz, Stephanie Santana Pinto https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/46666 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 PROJETOS DE EXTENSÃO NO CONTEXTO AMBIENTAL: ESTUDO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2017 E 2018 PELO IFPB CAMPUS MONTEIRO https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45196 <p>As atividades de extensão universitária associadas a educação ambiental permitem transformar a postura da população quanto a responsabilidade socioambiental, nos mais diversos espaços. Neste contexto, estudo buscou analisar as contribuições dos projetos de extensão desenvolvidos nos anos de 2017 e 2018 pelo campus Monteiro do Instituto Federal da Paraíba, relacionados ao eixo meio ambiente, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, a pesquisa exploratória de abordagem quali-quatitativa, utilizou uma base secundária de informações de 24 projetos de extensão realizados pelo campus nos anos estudados. Dentre os projetos analisados, quatro se relacionaram com às questões ambientais, sendo um do ano de 2017 e três do ano de 2018. Após avaliados, a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas metas, verificou-se que os projetos conseguiram contribuir em 8 objetivos e 15 metas nacionais, que promoveram a troca de conhecimento, a valorização do pensamento crítico, o diálogo, a experiência na prática, a parceria entre o instituto e outros entes, o enfrentamento dos desafios do século XXI e a resposta aos compromissos internacionais ligados a Agenda 2030. Com isso, este estudo permitiu iniciar a discussão sobre a avaliação de projetos de extensão no campus.</p> Rômulo Wilker Neri de Andrade, Pedro Xavier Copyright (c) 2024 Rômulo Wilker Neri de Andrade, Pedro Xavier https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45196 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES: PREVENÇÃO DE EVENTOS AGUDOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41467 <p>O papel da escola na construção de conhecimentos referentes à promoção da saúde tem sido cada vez mais debatido. Nesse sentido, o presente estudo objetivou mensurar o impacto causado por atividades educativas acerca do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE) em adolescentes. <strong>&nbsp;</strong>Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com alunos do 2º ano do ensino médio. A atividade educativa consistiu em um jogo no qual os escolares tinham que responder desafios acerca do IAM e do AVE. Aplicou-se um mesmo questionário elaborado pelos autores no pré e pós ação educativa e um outro foi utilizado para o cálculo amostral e coleta de dados sociodemográficos. 273 e 262 alunos responderam os questionários pré-ação e pós-ação, respectivamente. Inicialmente, a média de acertos foi de 44,78% no tema IAM e de 30,3% nas de AVE, sendo anatomia e fisiologia os eixos com mais erros e as que questionavam acerca dos fatores de risco as mais acertadas. No questionário final, obteve-se uma porcentagem de acerto de 78,63% nas perguntas de IAM e 65,27% nas de AVE. Anatomia e fisiologia permaneceram sendo as questões mais erradas, enquanto as sobre senso comum as mais acertadas.</p> Thiago Rego, Letícia Mendonça, Natanias Silva, Mademerson Costa, Allyssandra Maia, Ellany Nascimento Copyright (c) 2024 Thiago Rego, Letícia Mendonça, Natanias Silva, Mademerson Costa, Allyssandra Maia, Ellany Nascimento https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41467 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 INDICADORES DE APROPIACIÓN SOCIAL DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/48950 <p>En esta entrevista, Sigrid Falla, Directora de arquitectura de experiencias de Maloka, Bogotá, Colombia, comparte valiosas<br />perspectivas sobre la experiencia de creación e implementación de indicadores perceptivos, cognitivos y prácticos<br />empleados por el centro de actividades interactivas. Esta experiencia tiene el potencial de inspirar el trabajo de otros<br />proyectos de divulgación de la ciencia y la tecnología en América Latina en lo referente a las estrategias de evaluación<br />de impacto de sus propuestas. En este relato se muestra que los indicadores deben adaptarse a los diferentes tipos<br />de enfoques de los museos. Para cada programa debe establecerse una forma de evaluar y, por tanto, la difi cultad de<br />estandarizar o unifi car indicadores. Al mismo tiempo, Sigrid nos comenta la importancia de establecer un mínimo común<br />mensurable entre las distintas actuaciones, que permita comparaciones y estudios longitudinales. Sigrid destaca que,<br />además de evaluar y monitorear, la construcción de indicadores también nos ayuda a planifi car acciones y refl exionar sobre<br />sus objetivos. La capacitación en evaluación es otro aporte de Sigrid, es importante capacitar a los sujetos involucrados<br />en las diferentes áreas de acción sobre los instrumentos y la cultura evaluativa, garantizando retroalimentación y análisis<br />continuos de cada acción y del conjunto institucional</p> Denise Bianca Maduro Silva, Marcelo Pereira, Luisa Mejia Copyright (c) 2024 Denise Bianca Maduro Silva, Marcelo Pereira, Luisa Mejia https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/48950 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300