v. 1 n. 1 (2022): Dossiê : Artes e Arquitetura em conexões atlânticas: impressões, desafios e pesquisas na modernidade.
Artigos Dossiê Temático

O Legado de Jan Vredeman De Vries para os Tratados de Perspectiva

Liszt Vianna Neto
Unifersidade de Leiden
Biografia

Publicado 2022-06-18

Palavras-chave

  • Perspectiva,
  • De Vries,
  • Paises Baixos

Como Citar

Vianna Neto, L. (2022). O Legado de Jan Vredeman De Vries para os Tratados de Perspectiva. Perspectiva Pictorum, 1(1), 247–254. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/37451

Resumo

Resumo:  O artigo busca analisar o Tratado de Perspectiva de Jan Vredeman de Vries, um arquiteto, pintor e engenheiro do renascimento holandês.  De Vries se aproximaria de uma dicção tardo-renascentista norte-europeia, mas principalmente maneirista. O tratado versa exclusivamente sobre projetos arquitetônicos em perspectiva, sendo um compilado de gravuras de três momentos distintos. O arquiteto e pintor holandês demonstra magistralmente nesse texto seu caminho em direção a uma dicção arquitetônica bastante própria, que viria a ser apropriada pela crítica e interpretada internacionalmente como neerlandesa. 

Palavras-Chaves: Perspectiva; Países Baixos; De Vries; Tratadistica; História dos Tratados;

Abstract: The article analyzes Jan Vredeman de Vredeman's Perspective Treatise, a Dutch Renaissance architect, painter and engineer. De Vries would approach a late-Renaissance North European diction, but mainly Mannerist. The treatise exclusively on animated projects in perspective, being a compilation of engravings from different moments. The Dutch architect and painter masterfully demonstrates in this text his path towards an architectural direction of his own, which would later be appropriated by critics and internationally interpreted as Dutch.

Keywords: Perspective; Netherlands; DeVries; Treatises; History of the Treaties;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Referência bibliográfica
  2. JANTZEN, Hans. Das Niederländische Architekturbild, Braunschweig, Klinkhardt & Biermann, 1910
  3. MAILLET, Bernard G. La Peinture Architecturale des Ecoles du Nord: les Intérieurs d'Eglises 1580-1720, Pandora Publishers Wijnegem, 2012,
  4. HEUE, Christopher P., The City Rehearsed Object, architecture, and print in the worlds of Hans Vredeman de Vries. Amsterdam, 1968.
  5. MIELKE, Hans. Hans Vredeman de Vries. Verzeichnis der Stichwerke und Beschreibung seines Stiles. Dissertation, Berlin, 1967.
  6. BALLEGER, J.P.C.M. Gentse Bijdragen tot de Kunstgeschiedenis en Oudheidkunde. 1967.
  7. SCHNEEDE, Uwe M. Das repräsentative Gesellschaftsbild in der niederländischen Malerei des 17. Jahrhunderts und seine Grundlagen bei Hans Vredeman de Vries. Kiel: Dissertation, 1965, In: Nederlands Kunsthistorisch Jaarboek, XVIII, 1967, pp. 125-167.
  8. FORSMAN, Erik. Säule und Ornament. Studien zum Problem des Manierismus in den nordischen Säulenbüchern und vorlagblättern des 16. und 17. Stockholm: Jahrhunderts. Dissertation, 1956.
  9. HEDICKE, Robert. Cornelis Floris und die Florisdekoration. Berlin, 1913.