PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos <p>A Revista PÓS é um periódico eletrônico editado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2011, aceita artigos, ensaios, traduções, ensaios visuais e entrevistas nas seguintes áreas da Arte: Artes Plásticas, Visuais e Interartes; Arte e Experiência Interartes na Educação; Artes da Cena; Cinema; Poéticas Digitais e Preservação do Patrimônio Cultural. São aceitos materiais originais de doutores ou doutorandos. A avaliação e é feita pelo sistema duplo cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e contém um conselho editorial com grande maioria de membros externos à UFMG, incluindo conselheiros internacionais.</p> <p>O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <ol type="a"> <ol type="a"> <li class="show">Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" target="_blank" rel="noopener">Licença Creative Commons Attribution</a>&nbsp;que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li> <li class="show">Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li> <li class="show">Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado</li> <li class="show">É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.</li> </ol> </ol> revistapos.ppga@gmail.com (Ricardo Carvalho de Figueiredo) virgiliovasconcelos@ufmg.br (Virgílio Vasconcelos) Sex, 29 Mai 2020 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21548 <p>É com satisfação que divulgamos a revista PÓS (v. 10, n. 19, maio 2020) com a seção temática<br>“Sistemas Poéticos Artificiais”, sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Marília Bérgamo. A<br>seção temática deste número contempla a linha de pesquisa Poéticas Tecnológicas com os<br>seguintes eixos temáticos: a relação do artista na criação de sistemas poéticos artificiais<br>autônomos; a autonomia computacional nos processos poéticos; a práxis e a poética; e a interrelação<br>entre sistemas poéticos artificiais e seu ambiente. Agradecemos a cada membro do Conselho<br>e do Comitê Editorial, que nos auxilia na tarefa constante de buscar a excelência em torno das<br>complexas abordagens do universo da arte. Agradecemos também aos diversos colaboradores e<br>avaliadores, que, acreditando na seriedade do nosso trabalho, compartilham suas experiências,<br>seus questionamentos e suas pesquisas no tema.<br>Na seção aberta, outras contribuições de relevância nos oferecem reflexões diversas referentes à<br>linha editorial da Revista PÓS.</p> Ricardo Figueiredo, Magali Sehn Copyright (c) 2020 Ricardo Carvalho de Figueiredo, Magali Melleu Sehn http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21548 Qui, 28 Mai 2020 00:00:00 -0300 Da metáfora máquina ao ser-com aparelhos https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21540 <p>Este artigo analisa como desenvolvemos dispositivos para criar e transmitir significado. Ele analisa como esses dispositivos foram projetados e usados para apresentar uma visão do mundo para o espectador. Também observa quais são as tendências dentro do funcionamento dos dispositivos de mídia e como isso muda a forma como percebemos a informação e criamos visões do mundo. Além disso, pergunta como a natureza desses dispositivos determina como nos comunicamos através deles e quais são as tensões que eles criam. Por fim, perguntamos o que isso significa para o uso presente e futuro de tal tecnologia em um ambiente experiencial e informativo.</p> Kenneth Feinstein Copyright (c) 2020 Kenneth Alan Feinstein http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21540 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Das coisas nascem coisas sencientes https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21549 <p>Senciente significa a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos, assim como, ter percepções conscientes do que os cerca e do que lhes acontece. Capaz de sentir ou perceber através dos sentidos, discute-se as seguintes questões: como por meio da arte e do design nos sentimos mais vivos, despertamos desejos e nos mostramos sencientes? Ou ainda, como o caráter de inerência entre o lado senciente e sensível, vidente e visível do sujeito designer_artista se relaciona com o mundo e suas coisas sencientes? O texto apresenta tendências do campo da arte e do design computacional de pesquisas sobre inteligência artificial, computação quântica e neuromórfica que interessam, no contexto da criatividade, pois envolvem sistemas vivos e maquínicos, numa perspectiva estética das relações que surgem no processo de criações poética.</p> Carlos Gottsfritz, Suzete Venturelli Copyright (c) 2020 Carlos Augusto Gottsfritz, Doutorando, Suzete Venturelli, Dra. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21549 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 A autonomia em obras dotadas de inteligência artificial https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21563 <p>Este artigo propõe uma reflexão sintética sobre o conceito de autonomia, desenvolvido a partir de seus fundamentos filosóficos e científicos, e, em seguida examinado na perspéctica da arte. Como objeto de estudo são tomadas duas obras: Oscar de Catherine Ikam e Louis Fléri, e PostPoète de Léopold Dumond. Partimos da constatação de que o uso de inteligência artificial e de tecnologia de ponta em arte produz obras singulares e complexas, consideradas como conquistas dos avanços científicos recentes. Contudo, demostraremos que no plano da cultura, elas dialogam com ideias que perpetuam o imaginário humano desde a antiguidade, e que já inspiraram diversas obras pictóricas e literárias.</p> Nikoleta Tzvetanova Kerinska Copyright (c) 2020 Nikoleta Tzvetanova Kerinska http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21563 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Identidade híbrida https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21572 <p>A sociedade atual é constantemente fixada atrás de uma tela. Cada momento de nossas vidas acordadas é carregado e compartilhado online para que o resto do mundo navegue e a maneira como as pessoas nos vêem se tornou muito importante para nós. Nosso senso de identidade foi moldado para focar em como os outros podem pensar em nós, em vez de formar e entender nossa própria identidade. Este estudo vai investigar se nossas auto-identidades mudaram drasticamente devido ao mundo girar em torno da mídia digital. Além disso, se isso está levando ao desenvolvimento de uma nova forma 'híbrida' de identidade, que anda de mãos dadas com a tecnologia.</p> Saifalla Walid Mohamed Awad, Kenneth Alan Feinstein Copyright (c) 2020 Kenneth Alan Feinstein, Saifalla Walid Mohamed Awad http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21572 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 A pesquisa em arte tecnológica https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21581 <p>Este artigo procura contribuir com o pensamento focalizado no comportamento da pesquisa e dos pesquisadores no campo das artes tecnológicas nos espaços e lugares de produção de conhecimento, que se ramificam entre o ateliê-estúdio, os laboratórios, a academia, os espaços de exibição e os laboratórios de pesquisa independente, principalmente por meios tecnológicos. Através de uma reflexão crítica, o estudo constrói percepções acerca do papel do artista-pesquisador e das artes por meios tecnológicos na contemporaneidade e seus desafios.</p> Tadeus Mucelli Copyright (c) 2020 Tadeus Mucelli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21581 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Caderno de imagens https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21591 <p>Caderno de Imagens sem resumo</p> Vibeke Sorensen Copyright (c) 2020 Vibeke Sorensen http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21591 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Proposta metodológica, princípios teóricos e enfoques para o processo de criação dramatúrgica atorial https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21542 <p>O artigo apresenta uma proposta metodológica para o processo de criação dramatúrgica atorial, que é uma fusão de distintas metodologias de prática cênica, tendo como base o trabalho prático de uma atriz/dramaturga, apoiando-se em postulados teóricos da arte de ator/atriz e em procedimentos de criadores(as) contemporâneos(as). Tal proposta, resultado de uma pesquisa cuja metodologia apresentou características de uma pesquisa prática nas artes, pode proporcionar a profissionais e estudantes das Artes Cênicas instrumentalização para dar voz a suas criações e autonomia em seus processos.</p> Elisa Martins Lucas Copyright (c) 2020 Elisa Martins Lucas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21542 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 1968, estética e ideologia https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21559 <p>O artigo reflete acerca dos eventos históricos, estéticos e políticos em torno do espetáculo-manifesto <em>I Feira Paulista de Opinião</em> promovida pelo Teatro de Arena de São Paulo em junho de 1968, em parceria com diversos artistas da cena paulistana. Trata-se de uma das inúmeras tentativas de compreensão dos rumos da classe e da produção teatral brasileiras após a deflagração da ditadura civil-militar brasileira (1964 – 1985). Nesse contexto, o artigo aventa o influente papel tanto do encenador e formulador ideológico diretor da <em>Feira</em>, Augusto Boal, quanto da imprensa da época, na figura do jornal <em>O Estado de São Paulo</em> e o seu controverso papel no suporte ao teatro paulistano dos anos de 1960.</p> Gessé Almeida Araújo Copyright (c) 2020 Gessé Almeida Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21559 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Cartografias cênicas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21566 <p class="POSRESUMO">Este artigo tem como intento discutir o fazer teatral enquanto uma ação atravessada pelos acontecimentos no/do cotidiano escolar. Desta forma, propõe-se discutir a escola compreendendo-a como instituição disciplinar e os desdobramentos disso no/do cotidiano de seus praticantes. Para fomentar a discussão acerca do teatro enquanto ação, apresenta-se o relato de uma prática pedagógica em uma Escola Municipal da Rede Pública, localizada em São Salvador do Tocantins (TO). Portanto, pretende-se ampliar as discussões em torno do fazer teatral na escola e compreender que o teatro se insere nesse contexto, como uma ação a fim de provocar rupturas, contribuindo para as táticas que ocorrem nesse lugar.</p> Renata Patrícia da Silva Copyright (c) 2020 Renata Patrícia Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21566 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Testemunhos da violência na obra do Mapa Teatro, Colômbia https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21576 <p>O laboratório de artistas Mapa Teatro, ao optar por fazer uma <em>Anatomia da violência na Colômbia</em>, abandona a univocidade de documentos históricos, para combiná-los com verdades inventadas ou mentiras sinceras e criar etnoficções, suscitando perspectivas que não correspondem à narrativa dominante da História. Apresento uma aproximação em relação a algumas obras do grupo para criar perspectivas críticas em relação à grade de codificação e descodificação do que se costuma entender como violência e suas implicações subjetivas, bem como de suas manifestações macropolíticas.</p> Clara Barzaghi Laurentiis, Peter Pal Pelbart Copyright (c) https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21576 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Iniciativa privada https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21586 <p><em>Iniciativa Privada</em> foi uma ação artística proposta no corredor de acesso aos banheiros do Centro de Artes e Comunicação/UFPE, em junho de 2018, durante a exposição coletiva “Tramações”. A ação consistia em tornar públicas as&nbsp;imagens produzidas dentro dos banheiros por meio de transparências e de uma instalação de retroprojetores. A retroprojeção aconteceu sob a administração do público. Lanço um olhar sobre os discursos produzidos em um espaço juridicamente “protegido” das câmeras de vigilância e questiono: quais as tensões geradas na publicização de imagens fabricadas no interior de um espaço de privacidade? De que maneira revelam formas de vida desviantes?</p> Luana Andrade, Luciana Nunes Copyright (c) 2020 Luana Andrade, Luciana Borre http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21586 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Um experimento à luz da ambivalência https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21598 <p>A edificação de um “experimento mental” habilita a possibilidade de pensarmos o “protótipo da fotografia quântica” como um artefato detentor de um mecanismo autônomo de formação da “imagem surrealista”. Para isso, em um primeiro momento, analisaremos a “ambivalência” como conceito transdisciplinar e fundamento do nosso trabalho. Em um segundo momento, investigaremos a noção de “imagem surrealista” arquitetada por André Breton e René Magritte. E, em um terceiro momento, abordaremos o funcionamento do “protótipo da fotografia quântica”, publicado na revista Nature, em 2014, desenvolvido por cientistas da Academia Austríaca de Ciências.</p> Diego Pereira Rezende Copyright (c) 2020 Diego Pereira Rezende http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21598 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Ponto de escuta e tridimensionalidade sonora na ficção e no documentário https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21604 <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre a tridimensionalidade sonora proporcionada pelos atuais sistemas de exibição e mixagem de som no cinema ficcional e documental. Para tal, a discussão propõe também o estudo de filmes como Nos vemos no paraíso (2017), Bethany Hamilton: Sem Limites (2018), dentre outros, com o intuito de compreender como o som se relaciona com os conceitos de ponto de escuta subjetivo e espacial (CHION, 2008), de que forma se dá a tridimensionalidade sonora da obra na sala de exibição e algumas das possibilidades teóricas e estéticas abertas por este desenvolvimento técnico.</p> Leonardo Álvares Vidigal, Marina de Morais Novais Copyright (c) 2020 Leonardo Alvares Vidigal, Marina de Morais Novais http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21604 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Textualidades têxteis e novas-velhas concepções de memória na Arte Latino-americana https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21610 <p>Neste artigo, pretendo apresentar algumas das aproximações linguísticas, históricas e metafóricas entre os meios têxteis e a criação de narrativas, aproximações estas que serão apropriadas e ressignificadas por artistas mulheres situadas na América Latina enquanto estratégias de rememoração e reinvenção de suas próprias histórias. A partir de conceitos como a textualidade têxtil em José Sánchez-Parga, interculturalidade em Silvia Rivera Cusicanqui e tensionamentos da arte nas concepções indígenas e ocidentais, proponho uma discussão acerca da porosidade e do movimento enquanto potências textuais do tecido tal como se apresenta na arte contemporânea.</p> Natália Rezende Oliveira Copyright (c) 2020 Natália Rezende Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21610 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300