Cartografias cênicas

Percursos do fazer teatral no/do cotidiano escolar

Autores

  • Renata Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21566

Palavras-chave:

Teatro da Escola, Ação tática, Pedagogia do teatro

Resumo

Este artigo tem como intento discutir o fazer teatral enquanto uma ação atravessada pelos acontecimentos no/do cotidiano escolar. Desta forma, propõe-se discutir a escola compreendendo-a como instituição disciplinar e os desdobramentos disso no/do cotidiano de seus praticantes. Para fomentar a discussão acerca do teatro enquanto ação, apresenta-se o relato de uma prática pedagógica em uma Escola Municipal da Rede Pública, localizada em São Salvador do Tocantins (TO). Portanto, pretende-se ampliar as discussões em torno do fazer teatral na escola e compreender que o teatro se insere nesse contexto, como uma ação a fim de provocar rupturas, contribuindo para as táticas que ocorrem nesse lugar.

Biografia do Autor

Renata Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

Professora do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Artes, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisadora no campo da Pedagogia do Teatro.

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

SILVA, R. P. da. Cartografias cênicas: Percursos do fazer teatral no/do cotidiano escolar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 146–167, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21566. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21566. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta