A rítmica maquinal (e outros atributos) na música no início do séc. XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37165

Palavras-chave:

Música, modernismo, style moderne

Resumo

Neste artigo, parte-se de uma epígrafe em uma pequena peça para piano de 1922, para buscar evidenciar na música características do Zeitgeist do período entre-guerras. Apesar de tradicionalmente a história da música consignar o período como Modernismo ou Nacionalismo, busca-se identificar e agrupar traços em obras musicais do período que permitem estabelecer relações homológicas com o conjunto de características que marcaram as artes plásticas e a arquitetura do período. Mesmo que a tradição historiográfica da música não associe a estética dessa produção ao style moderne ou style 25, busca-se evidenciar a família espiritual do conjunto de obras surgidas no período.

Referências

ADORNO, Th. “Resumé über Kulturindustrie” [1963]. In: Ohne Leitbild. Parva Aesthetica. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1970

BENJAMIN, Walter. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit [1935]. In: Gesammelte Schriften. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1980

BOTSTEIN, Leon. “Modernism”. In: MACY, Laura (ed.). Grove Music Online, grovemusic.com (acesso em 20abr2020)

NICHOLS, Roger. “Poulenc, Francis”. The New Grove. London: McMillan, 1980

DEBUSSY, Claude. Douze études. Paris: Durand, 1915

EINSTEIN, Alfred. Music in the Romantic Era. New York: W. W. Norton, 1947

FISCHER, Ernst-Peter. Wie kommt die Welt in den Kopf? Munique: Herbig, 2013

FRISCH, Max. Homo Faber. Frankfurt: Suhrkamp, 1957

FORD, Henry & CROWTHER, Samuel. My Life and Work. Garden City, NY: Garden City Publishing, 1922

GILLIES, Malcolm (ed.). The Bartók Companion. London: Faber, 1993

HELL, Henri. Francis Poulenc. New York: Grove Press, 1959

HINDEMITH, Paul. “Ragtime”. Suíte 1922. Mogúncia: Schott's Söhne, 1922

HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor W. [1947a] Kulturindustrie. Aufklärung als Massenbetrug. Frankfurt a.M.: Fischer, 1987a

_____. [1947b] Dialektik der Aufklärung. Philosophische Fragmente. Frankfurt a.M.: Fischer, 1987b

MARINETTI, F. T. “Manifesto del Futurismo”. Gazzetta dell´Emilia. Bolonha, 5fev1909

MARTINS, Walter. A crítica literária no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002

METZER, David. Musical Modernism at the Turn of the Twenty-first Century. Cambridge and New York: Cambridge University Press, 2009

MORGAN, Robert. “Secret Languages: The Roots of Musical Modernism”. Critical Inquiry 10, n. 3 (mar1984): 442–61

PROKOFIEV, Sergei. Toccata, op. 11. Moscou: P. Jurgenson, s.d.

RAVEL, Maurice. Concerto en sol. Paris: Durand, 1932

SACRE, Guy. La musique pour piano: dictionnaire des compositeurs et des œuvres, vol. II (J-Z). Paris: Robert Laffont, coll. Bouquins, 1998

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1972

TRANCHEFORT, François-René (ed.). Guide de la musique de piano et de clavecin. Paris: Fayard, coll. Les Indispensables de la musique, 1987

WAGNER, Richard. Das Kunstwerk der Zukunft. Leipzig: Otto Wigand, 1850

WOLTERS, Klaus. Handbuch der Klavierliteratur zu zwei Händen. Zurique: Atlantis, 1985

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

UNES, W. A rítmica maquinal (e outros atributos) na música no início do séc. XX. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 172–192, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37165. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/37165. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos