Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu <p>A revista Bibliotecas Universitárias é uma publicação semestral de natureza científica editada pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltada para pesquisadores e profissionais de informação. Sua missão é difundir o conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da Informação, temas pertinentes às bibliotecas universitárias, abrangendo as questões teóricas e práticas das áreas, em seus aspectos tecnológicos, humanos, sociais e afins.&nbsp;</p> pt-BR <p>Ao encaminhar textos à <strong>Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas</strong>, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação especí­fica.<br /> <br /> O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.<br /> <br /> Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.</p> revista@bu.ufmg.br (Kátia Lúcia Pacheco) revista@bu.ufmg.br (Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG) Fri, 14 Dec 2018 17:43:12 -0200 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Representações sociais de biblioteca pública: a voz dos usuários do interior e da capital de Minas Gerais https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3129 <p>A pesquisa investigou as representações sociais dos sujeitos usuários de uma biblioteca pública de Belo Horizonte e de duas cidades do interior de Minas Gerais, localizadas nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. A Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Serge Moscovici, traz amplo material para reflexão e análise dos fenômenos sociais na medida em que parte da premissa de tornar familiar o não familiar. Este estudo está alicerçado sob as bases desta Teoria, pois investigou o papel social das bibliotecas públicas por meio das representações sociais que seus usuários têm das mesmas. Teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais das bibliotecas públicas e, a partir da análise crítica dos fatores que submergem à construção destas representações, compreender a atuação contemporânea dessas instituições e seu potencial desenvolvimento diante das demandas da comunidade. Para além deste objetivo geral, buscou-se compreender o papel social desempenhado pelas bibliotecas públicas; investigar como as representações sociais da biblioteca pública por seus usuários influenciam em sua relação com a instituição; reconhecer como as instituições podem ser representadas para além das condições materiais, do espaço e de seu organograma, configurando-se como locais de produção de conhecimento e de encontro; identificar de que forma a apreensão dessas representações pode auxiliar os governos locais no aprimoramento de políticas e diretrizes para o desenvolvimento das bibliotecas públicas; e produzir um quadro qualitativo das bibliotecas públicas de Minas Gerais, auxiliando a consolidação do tema como campo de pesquisa da Ciência da Informação. Para a apreensão da representação, optou-se pela composição de diferentes formas de investigação sendo elas o questionário, a entrevista semiestruturada e a observação. Com o intuito de abarcar o que há de comum na representação social de biblioteca pública de usuários de comunidades com características distintas, optou-se por pesquisar a maior biblioteca pública do Estado, localizada em Belo Horizonte, e duas bibliotecas localizadas no interior do Estado, sendo uma no município de Águas Formosas e uma no município de Rio do Prado, considerando as características sociais e econômicas que distinguem as duas realidades, do interior e da capital. Participaram da pesquisa 50 usuários que responderam ao questionário e 3 usuários que participaram da entrevista semiestruturada. A pesquisa concluiu que as representações sociais mais<br />salientes referentes à biblioteca pública são livro, lugar de encontro e democratização do acesso. O papel social desenvolvido pelas bibliotecas extrapola o sentido útil de acesso à informação e demonstra sentidos subjetivos evidenciados pelo incentivo à leitura, lugar de saber e conhecimento, lugar de encontro e de lazer.</p> Marina Nogueira Ferraz Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3129 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Consumo e informação: análise das práticas informacionais no contexto do comércio mobile a partir de aplicativos e redes sociais online https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3128 Considera a configuração de novos padrões de consumo a partir do comércio <em>mobile</em> e identifica a relação entre consumo informacional, interações mediadas e consumo de bens e serviços. Toma como referência os aplicativos <em>Airbnb</em>, <em>Amazon</em>, <em>iFood</em> e <em>Spotify</em> e propõe, como objetivo geral, analisar as práticas informacionais executadas por organizações e consumidores em aplicativos para dispositivos móveis a fim de compreender as especificidades de tais práticas no contexto do comércio móvel. Define como objetivos específicos: descrever as principais fases de desenvolvimento da sociedade de consumo com o intuito de compreender como as novas tecnologias da informação e comunicação afetam suas estruturas de funcionamento; caracterizar o comportamento e as práticas informacionais adotados por organizações e consumidores no âmbito do <em>m-commerce</em>; abordar a estrutura informacional e os modos de interação entre consumidores e organizações acionados no contexto dos aplicativos móveis e das práticas do comércio <em>mobile</em>; analisar os processos de produção, busca e compartilhamento de informação nos aplicativos analisados e nas redes sociais on-line associadas a esses aplicativos, e; identificar e sistematizar a lógica dos serviços de recomendação e seus vínculos com o <em>m-commerce</em>. Metodologicamente, analisa elementos próprios da arquitetura da informação dos aplicativos considerados, efetua a análise netnográfica dos espaços virtuais de interação dos consumidores e emprega a análise de conteúdo da comunicação existente nesses espaços em função do consumo. Dentre os principais resultados, constata a essencialidade da informação produzida por consumidores para a dinâmica do comércio <em>mobile</em>; a redução das etapas relacionadas à aquisição de produtos e contratação de serviços a partir do conhecimento prévio do perfil dos usuários; a importância da informação como insumo para a eficiência dos serviços de recomendação, e; a relação entre tais serviços, economia da atenção e o monitoramento do conteúdo informacional produzido por usuários/consumidores. André Fagundes Faria, Maria Aparecida Moura Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3128 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Proposta de um modelo de Hipertexto com abordagem Semântica para a Representação do Conhecimentono Domínio Temático da Intensificação Agropecuária https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3127 <p>Trata-se de uma pesquisa de mestrado que propõe o uso do hipertexto como instrumento de representação do conhecimento acerca da área temática da Intensificação Agropecuária, cujo teor teórico-conceitual está apresentado no livro de Ester Boserup (1965). No ambiente de aplicação desta pesquisa, que é a Embrapa Informática Agropecuária, dentro de uma parceria estabelecida entre EMBRAPA e a UFMG, está o problema do compartilhamento do entendimento comum de conceitos para o trabalho colaborativo entre os membros do domínio agropecuário. Objetiva-se propor um modelo para conversão do teor do livro, de texto linear, em hipertexto com abordagem semântica, no qual as relações expressas nos <em>links</em> sejam direcionadas para facilitar a aprendizagem do conteúdo semântico contido no documento. A revisão bibliográfica sobre hipertextos, tema central de investigação, foi pautada em trabalhos das áreas de Ciência da Computação, Linguística, Educação, com ênfase na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. Para sustentar o estudo, recorre-se aos fundamentos teórico-conceituais do campo da Organização da Informação e do Conhecimento, discutindo os Sistemas de Organização do Conhecimento enquanto instrumentos de representação que possuem diferentes níveis de estruturação semântica. Analisam-se a Teoria da Classificação Facetada, a Teoria do Conceito e os princípios provenientes da Linguística e da Terminologia, mostrando os aportes de cada teoria na modelagem conceitual, sobretudo na estruturação de conceitos em um sistema hipertextual. No contexto da modelagem, a proposta de refinamento das relações semânticas entre conceitos, evidenciada por Maculan (2015), foi utilizada na construção e na aplicação do modelo hipertextual. Considera-se, também, a abordagem da Teoria da Aprendizagem Significativa, que oferece, explicitamente, diretrizes facilitadoras da aprendizagem. No contexto das ferramentas favoráveis ao processo de aprendizagem, caracteriza-se o mapa conceitual como componente da navegação hipertextual e descrevem-se o hipertexto, seu contexto histórico, suas principais características e elementos. Os fundamentos teórico-metodológicos abordam conceitos relacionados à estruturação hipertextual, verificando a existência de metodologias de conversão de texto para hipertexto, seja de forma automática, seja manual (intelectual). Partiu-se do pressuposto de que os estudos que abarcam metodologias sobre esse processo de conversão não deixam explícitos, em um único modelo, todos os procedimentos que são necessários para a organização conceitual de hipertextos de forma consistente. Como resultado, o modelo de conversão proposto por esta pesquisa preenche essa lacuna, produzindo critérios consistentes para trabalhar os aspectos conceituais e semânticos do domínio, assim como fornece ao leitor uma estrutura de conceitos semanticamente conectados, a partir da explicitação (refinamento) das relações estabelecidas entre eles. Além disso, sugerem-se ferramentas para visualização de informações, que também auxiliaram na etapa da modelagem, e se mostraram propícias à aprendizagem. Conclui-se que, à medida que a informação se apresenta de forma organizada e semelhante à estrutura cognitiva do leitor, é possível que ocorram processos de aquisição de conhecimento mais significativos do que se comparado à disponibilização de informações apenas no formato linear.</p> Elaine Diamantino Oliveira Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3127 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Biblioteca Universitária: desafios diante das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3126 <p>O artigo tem por objetivo investigar na literatura qual o papel da Biblioteca Universitária no contexto da sociedade da informação, identificar os desafios enfrentados diante às tecnologias da informação e comunicação no Brasil e elencar quais as novas demandas do bibliotecário. Para tanto, o estudo contou com o referencial bibliográfico que aborda a sua informatização e todos os serviços oferecidos em rede pela internet que transformam as bibliotecas e alteram as demandas do bibliotecário. Conclui-se que os desafios da Biblioteca Universitária no Brasil no contexto informacional contribuíram para a incorporação de novos serviços, tornando sua resposta mais ágil e eficiente, transpondo as barreiras físicas para o acesso a informação. Percebe-se, também, que o bibliotecário deve estar sempre atento às novas tecnologias que modernizam as demandas de seu trabalho.</p> <p>&nbsp;</p> Mariana Ferreira Castro Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3126 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Biblioteca universitária a influência na construção da ciência: A ética do profissional bibliotecário https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3120 <p>Ao analisar o papel das bibliotecas universitárias de coletar, reunir, organizar, divulgar (em qualquer suporte) e preservar o conhecimento humano produzido. Cabe a biblioteca universitária, desenvolver programas de instrução, pesquisa e extensão que abarque toda a comunidade acadêmica da instituição, docentes, discentes e pesquisadores. Compreender a estrutura das bibliotecas e como é o seu funcionamento, os acontecimentos que levaram a evolução das bibliotecas universitárias e as instituições de ensino da qual são parte com o objetivo de enriquecer a discussão a despeito da influência que as bibliotecas possuem na construção da ciência, expondo a necessidade e o papel das bibliotecas no ensino, colocando em destaque os princípios cidadãos e a ética do profissional bibliotecário. Tendo dito isso este artigo tem por objetivo realizar uma abordagem teórica, sobre a influência das bibliotecas na formação da ciência, dos princípios cidadãos e da ética do profissional bibliotecário, todo o estudo realizado deste trabalho, foi feito por meio de uma revisão literária.</p> Karla Rodrigues Silva Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3120 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Estudo do Usuário nas Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3108 <p class="western" lang="en-US" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span><span lang="pt-BR">O artigo apresenta os resultados do estudo de usuário realizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul – SiBUCS</span></span></span></span><sup><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span><a class="sdfootnoteanc" name="sdfootnote1anc" href="#sdfootnote1sym"></a><sup>1</sup></span></span></span></sup><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span><span lang="pt-BR"> através do método de pesquisa quantitativa aplicada à comunidade acadêmica da instituição. Esse estudo teve como objetivo mensurar o grau de satisfação dos usuários das bibliotecas que fazem parte do SiBUCS, bem como analisar e suprir suas reais necessidades na utilização do espaço físico e serviços oferecidos. Também, por meio dos resultados obtidos, pode-se traçar um perfil do usuário, verificando alguns hábitos para a recuperação da informação, além de identificar e compreender suas necessidades. Quanto à metodologia aplicada, esse estudo baseou-se na elaboração de um questionário eletrônico contendo 18 questões de múltipla escolha. Após, esse questionário foi disponibilizado por meio de um link gerado pelo Google Formulários e enviado por e-mail para a comunidade acadêmica da instituição. Quanto ao fechamento do questionário, houve um espaço de sugestões para servir como melhoria aos serviços oferecidos. A maior parte dos usuários declarou que encontra, na maioria das vezes, o material que procura e qualifica os serviços da biblioteca de forma positiva. Estudo de usuários como esse em bibliotecas são relevantes para mensurar o grau de satisfação e conhecer o perfil do público a quem se destina.</span></span></span></span></p><div id="sdfootnote1"><p class="sdfootnote-western" lang="en-US"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><br /></span></span></p></div> Michele Marques Baptista, Márcia Servi Gonçalves Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3108 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 O RDA no controle de autoridades do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3119 <p>O artigo apresenta um estudo de caso acerca da implantação das novas regras sobre catalogação, a Resource Description and Acess (RDA), no catálogo de autoridades do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Acompanha o histórico da biblioteca da UCS e a evolução dos sistemas utilizados, que culminaram no atual catálogo de autoridades. Transcreve os estudos realizados sobre a alteração das regras, para o controle de autoridades, na comparação entre o Anglo-American Cataloguing Rules 2.ed (AACR2) e a RDA e as percepções teóricas adquiridas destes estudos. Discorre sobre as políticas adotadas pela equipe de bibliotecários para a implantação do novo código no catálogo de autoridades e a definição dos campos do MARC autoridades a serem utilizados. A conclusão é dada com exemplos de autoridades cadastradas no catálogo da biblioteca e o impacto gerado na comunidade acadêmica que utiliza este serviço.</p> Marcos Leandro Freitas Hubner, Marcelo Votto Teixeira, Michele Marques Baptista Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3119 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Averiguação do Uso do Marketing na Gestão de Bibliotecas Universitárias do Setor Privado em Porto Velho-RO. https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3121 A<strong> </strong>pesquisa trata da busca por uma aferição de valoração e impactos da gestão de <em>marketing </em>nas bibliotecas universitárias de Instituições de Ensino Superior – IES do setor privado em Porto Velho – RO, que resultou na construção de um panorama representativo sobre a perspectiva de valor empregado ao <em>marketing </em>e dos impactos percebidos, a partir da compreensão dos respectivos bibliotecários gestores. A pesquisa se justifica considerando a aplicação de <em>marketing </em>voltado para organizações que não visam lucro como o caso das unidades de informação, exposto na literatura da Administração, da área da Ciência da Informação e Biblioteconomia. A metodologia aplicada para obtenção dos resultados é exploratória quanto aos fins e qualiquantitativa quanto aos meios. O instrumento de coleta dos dados se deu por meio de um questionário elaborado com ênfase em identificar o perfil dos respondentes e as percepções específicas sobre a gestão do <em>marketing </em>em unidades de informação. Como resposta ao objetivo geral, construiu-se um panorama, usando indicadores, estabelecidos por variáveis qualitativas, o que possibilitou identificar a percepção das profissionais bibliotecárias, (gênero predominante das respondentes, revelado nos dados da pesquisa). Quanto às percepções sobre valor ou importância do <em>marketing </em>o resultado mostrou-se com um percentual que atende ao indicador (Positivo), e quanto aos impactos referente ao maior percentual, afirmou serem apenas (razoáveis). De maneira que os traços apresentados são de alguma forma, contraditórios, pois a maioria afirma ser importante, mas, ao mesmo tempo, alega que os impactos são razoáveis. Angerlânia Rezende, Elziane Barros da Silva Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3121 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Biblioteca Universitária Jacinto Uchôa de Mendonça-Unit: memória e um olhar na gestão documental no período de 2001 a 2016 https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3105 <p>O presente artigo tem por temática a documentação o conjunto de políticas internas da biblioteca Jacinto Uchôa de Mendonça (UNIT), enquanto biblioteca universitária, apontando a relevância que a mesma desempenha no papel de mediadora para o estudo, pesquisa e extensão no estado de Sergipe. A inquietude desse estudo, surgiu em decorrência da participação como aluna, em uma especialização de pós-graduação em Gestão de Documentação de Arquivos Empresariais e Culturais. Considerando a biblioteca universitária Jacinto Uchôa um laboratório para o desenvolvimento das atividades-fim da Universidade Tiradentes é que esta análise propõe-se a tratar dos seguintes conceitos: biblioteca universitária e políticas públicas para BU contrastando tal normatização, com a organização da documentação interna da UNIT. Assim, objetiva-se aqui apresentar observações em relação à Biblioteca Central da Universidade Tiradentes, estabelecendo uma analogia entre as políticas públicas recomendadas para uma biblioteca universitária e a documentação da instituição objeto da pesquisa. <strong></strong></p> Rosangela Soares Jesus Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3105 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Irany Campos e seu fio da vida: o militante político agente da história contra o regime militar no Brasil (1964-1985) https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3130 <p>Irany foi o único trabalhador da UFMG que não foi anistiado pela Universidade, pois todos os docentes que estiveram envolvidos na luta contra o regime militar tiveram o seu direito de reintegrar os quadros da instituição. A exceção foi justamente o nosso colega TAE, que foi reintegrado por conta da Lei da Anistia, ampla, geral e irrestrita, mas não por um ato administrativo da Universidade.” A Universidade está viva, altiva, ciente de sua função. Nós estamos aqui, vivos. Em luta. Não parece ser exato o tempo da reparação?</p> Wellington Marçal de Carvalho Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3130 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Editorial https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3131 Promover a ciência cidadã, buscando dar conhecimento à sociedade das pesquisas produzidas nas universidades e desenvolver novos métodos e serviços para atender as demandas dos pesquisadores e dos cidadãos são desafios que se apresentam às bibliotecas universitárias e aos seus profissionais. Izabel Antonina Araújo Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3131 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200 Competência Informacional: a atuação dos bibliotecários universitários https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3118 <p>A competência informacional também encontrada na literatura também como Letramento Informacional ou Alfabetização Informacional, é objeto de estudo de inúmeras áreas, e neste trabalho será avaliada de acordo com as perspectivas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Tal habilidade se tornou necessária a partir da grande produção de materiais informacionais. A competência Informacional é a capacidade de localização, avaliação e utilização adequada de conteúdos informativos. A seleção de materiais de suporte ao aprendizado perpassa por grandes desafios, devido ao volume de oferta em diferentes suportes. Desenvolver nos usuários tais capacidades se torna cada vez mais necessário para que a autonomia seja uma realidade, e solucionando lacunas pregressas. Assim, o desefio do(a) bibliotecário(a) que atua em unidades universitárias é identificar e se antecipar as necessidades de suprimento dessas lacunas para uma comunidade usuária autonôma e crítica geradora de conhecimento. </p> Lilian Morais Brum Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3118 Fri, 14 Dec 2018 00:00:00 -0200