Competência Informacional: a atuação dos bibliotecários universitários

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Resumo

A competência informacional também encontrada na literatura também como Letramento Informacional ou Alfabetização Informacional, é objeto de estudo de inúmeras áreas, e neste trabalho será avaliada de acordo com as perspectivas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Tal habilidade se tornou necessária a partir da grande produção de materiais informacionais. A competência Informacional é a capacidade de localização, avaliação e utilização adequada de conteúdos informativos. A seleção de materiais de suporte ao aprendizado perpassa por grandes desafios, devido ao volume de oferta em diferentes suportes. Desenvolver nos usuários tais capacidades se torna cada vez mais necessário para que a autonomia seja uma realidade, e solucionando lacunas pregressas. Assim, o desefio do(a) bibliotecário(a) que atua em unidades universitárias é identificar e se antecipar as necessidades de suprimento dessas lacunas para uma comunidade usuária autonôma e crítica geradora de conhecimento.

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Biografia do Autor

Lilian Morais Brum

Bacharela em Biblioteconomia pela UFMG. Já atuou tanto em biblioteca universitária como na área de GED e Gedoc, foi estudante pesquisadora durante dois anos e meio, atuando em duas área de estudos: Estudos de Usuários e Gestão e Organização da Informação e do Conhecimento. Atualmente, está ativa como consultora em gestão de documentos e gerenciamento eletrônico de documentos.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Brum, L. M. (2018). Competência Informacional: a atuação dos bibliotecários universitários. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(2), 108–121. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3118

Edição

Seção

Relatos de experiência