https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/issue/feed Revista de Música Vocal Erudita Brasileira 2023-12-01T00:00:00-03:00 Prof. Dr. Mauro Chantal maurochantal@gmail.com Open Journal Systems <p>Editada em Belo Horizonte (MG, Brasil), pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, a <strong>Revista de Música Vocal Erudita</strong> <strong>Brasileira</strong> possui abrangência internacional e periodicidade com fluxo contínuo, com avaliação de pares. Criado em 2023<strong>,</strong> o periódico é dedicado à publicação de artigos inéditos em português, inglês e espanhol, além de resenhas, traduções, entrevistas e partituras sobre canções de câmara, óperas e composições corais brasileiras.</p> https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48538 Sobre a chegada de "As Pombas" para a Revista de Música Erudita Vocal Brasileira 2023-10-26T10:00:22-03:00 Licio Bruno Ramos de Araújo liciobruno@gmail.com <p>O presente texto aborda a gênese da canção brasileira de câmara <em>As Pombas</em>, composta por Edmundo Villani-Côrtes (1930) sobre soneto de Raimundo Correia (1859-1911), em comemoração ao primeiro volume da Revista de Música Vocal Erudita Brasileira, periódico acadêmico dedicado à produção de canções de câmara, óperas e composições corais brasileiras. Villani-Côrtes, hoje aos 93 anos de idade, é um dos mais ativos e criativos representantes da geração atual de compositores vocais no Brasil, e escolheu como temática inspiradora de sua canção mais recente o voo das pombas, aves que encarnam a pureza, a paz e a elevação espiritual. Em sequência ao texto, apresentamos uma cópia do manuscrito original de <em>As Pombas</em> e, em seguida, uma edição da partitura, realizada por Elias Magalhães.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48659 Amin Feres (1934-2006) 2023-11-02T09:47:15-03:00 Charles Roussin charlesroussin@yahoo.com.br <p>Este texto dispõe dados biográficos sobre Amin Feres, que se destacou como baixo solista e também como professor de canto. Natural de Ressaquinha, MG, Amin Feres integrou o Madrigal Renascentista antes de dar seguimento aos estudos de canto na Alemanha, onde esteve sob orientação de Margarethe von Winterfeldt. Posteriormente, foi artista contratado da Columbia, tendo se apresentado em diversos países, em montagens de óperas e concertos sinfônicos. Informações sobre sua carreira, incluindo títulos de obras que interpretou, gravações e homenagens recebidas resumem o corpus deste documento, cujo objetivo é celebrar o trabalho desenvolvido por Amin Feres na performance e também como docente.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48629 Vozes, memória e esquecimento 2023-10-31T14:28:44-03:00 Paulo Mugayar Kuhl pmkuhl@unicamp.br <p>O presente ensaio aborda dados sobre a representatividade de cantoras de óperas que atuaram no Rio de Janeiro do século XIX a partir de informações fornecidas pela imprensa carioca. A divulgação de informações do período supracitado contribuiu para fixar nomes de artistas estrangeiros que se apresentaram no Brasil de modo a favorecer, inclusive, o comércio local, com a venda de <em>cartes de visites</em> e partituras. Historicamente, nota-se, após a chegada desses artistas, uma sequência bifurcada: ou um desapontamento, seguido por lamúrias e debates nos jornais; ou o sucesso, às vezes gigantesco, levando a atitudes exacerbadas que não deixavam de chamar a atenção da imprensa.&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48658 O canto enquanto arte milenar 2023-11-02T09:35:58-03:00 Rubens Russomanno Ricciardi rubensricciardi@gmail.com <p>Trata-se de um ensaio sobre o ofício do cantor. O objetivo é discutir toda uma terminologia consagrada pela ditadura da opinião pública, a qual, na opinião do autor, prejudica a compreensão da natureza do canto. A referência teórico-metodológica é a Poíesis Crítica, uma nova epistemologia desenvolvida na USP de Ribeirão Preto. A principal consideração é a da não adequação de termos tais como lírico e erudito.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48675 Editorial 2023-11-03T12:40:31-03:00 Mauro Chantal maurochantal@gmail.com <p>--</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48536 Uma ópera brasileira 2023-10-26T09:28:58-03:00 Rosana Marreco Orsini Brescia rbrescia@fcsh.unl.pt <p>O presente artigo apresenta um panorama do repertório operístico cantado em português e encenado no Brasil, desde representações nas Casas da Ópera do século XVIII e nos teatros líricos da primeira metade do século XIX, até a criação da primeira ópera nacional: <em>A Noite de São João</em>, com libreto de José de Alencar e música de Elias Álvares Lobo, estreada no Imperial Teatro São Pedro de Alcântara no Rio de Janeiro em dezembro de 1860.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48617 Mudanças de persona na canção "Natal" de Ernst Mahle 2023-10-30T20:10:38-03:00 Eliana Asano Ramos eliana_asano@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo principal uma análise da canção Natal, de Ernst Mahle, com especial enfoque nas mudanças de persona. A hipótese é que as trocas de vozes da narrativa estejam alinhadas com mudanças importantes na estrutura musical da canção. As referências para a análise musical incluem os trabalhos de Cone (1974), Stein e Spillman (1996), Straus (2013) e Kostka, Payne e Almén (2013).</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48616 Africanias em encruzilhada 2023-10-30T20:35:07-03:00 Andrea Adour andreaadour@musica.ufrj.br Paulo Maria pauloandré43@hotmail.com <p>Este trabalho descreve os caminhos percorridos na pesquisa, preparação e performance de um recital afro-centrado, a partir de abordagem metodológica desenvolvida pelo grupo de pesquisa Africanias UFRJ, cruzando informações a respeito da peça selecionada (obra, compositor ou letrista) com a ementa e o programa curricular obrigatório do curso de bacharelado em canto. Foram selecionadas obras que apresentassem um dos seguintes aspectos: traços linguísticos, discursivos, musicais ou histórico-documentais que assegurassem a representatividade preta na música vocal de concerto. Além disso, foi realizada uma autoetnografia do recital, registrada em diário de campo. Com este trabalho, ilustramos a importância de, a partir de diferentes epistemologias, trazer perspectivas e abordagens para a performance da música vocal, ampliando as possibilidades desse campo de saber.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48619 "Duas canções" - Op. 17 de Oscar Lorenzo Fernândez 2023-10-30T20:42:16-03:00 Veruschka Bluhm Mainhard vmainhard@musica.ufrj.br <p>Por meio do presente artigo, visamos oferecer subsídios para a construção da interpretação das Duas Canções - Op. 17 do compositor modernista Oscar Lorenzo Fernândez. Como referenciais teórico-metodológicos, destacamos os trabalhos de IGAYARA (1997), KIMBALL (2007), MARIZ (2002), PEDROSA DE PÁDUA (2009), SANTOS (2011) e MAINHARD (2014). Dentre as principais conclusões, mencionamos a relevância deste trabalho como fonte de pesquisa acadêmica, o uso pedagógico das informações e a difusão da canção brasileira.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48539 Cinco canções para canto e orquestra escritas por Dinorá de Carvalho para a peça teatral Noite de São Paulo 2023-10-26T10:50:05-03:00 Flávio Cardoso de Carvalho fcarvalho4000@gmail.com Tadeu Moraes Taffarello tadeumt@unicamp.br Mariana Duarte da Silva m242609@dac.unicamp.br <p><em>Noite de São Paulo</em> foi uma peça teatral escrita por Alfredo Mesquita (1907-1986) que contou com a participação de Dinorá de Carvalho (1895-1980) na elaboração de sua música. Para esta produção, a compositora criou 5 canções, todas elas com o uso de textos de Guilherme de Almeida (1890-1969 Neste artigo contextualizamos esse conjunto de canções, discorremos sobre o material musical manuscrito localizado até o momento, analisamos a orquestração empregada por Dinorá de Carvalho nas canções para canto e orquestra criadas para a<em> Noite de São Paulo</em> com vistas à sua edição, ampliando o repertório brasileiro para canto e orquestra.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48627 A conexão entre o planejamento interpretativo e o prazer estético 2023-10-31T14:06:22-03:00 Ricardo Johny Tuttman tuttmann@musica.ufrj.br <p>É da natureza do ser humano buscar prazer estético nas manifestações artísticas. Ao ouvir-se uma canção de câmara, este sentimento só é encontrado quando emoções são transmitidas à plateia. Este texto enfatiza o planejamento interpretativo da obra, a escolha das palavras-chave, a administração da energia emocional, o fluxo de imagens e a autenticidade na expressão. Ressalta-se o valor da interpretação fiel à obra, e o contínuo aprimoramento das habilidades interpretativas dos artistas.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48714 "Tristeza", canção que integra o álbum 'Les nuits brésiliennes' de José Amat 2023-11-06T19:09:54-03:00 Poliana de Jesus Alves polianajalves@gmail.com Adriana Giarola Kayama akayama@unicamp.br <p>A canção de câmara Tristeza, para canto e piano, integra o álbum<em> Les nuits brésiliennes</em> do compositor José Amat, e foi abordada na tese As 22 canções em língua portuguesa de José Amat do álbum <em>Les nuits brésiliennes</em>: uma visão interpretativa. A partir da única fonte disponível, sob cuidados da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, as autoras deste estudo apresentam dados sobre o compositor, o autor do texto poético e o poema, sua estrutura musical e, ainda, relatos de performance</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48657 Oswaldo de Souza (1904-1995) 2023-11-02T09:24:41-03:00 John Kennedy Pereira de Castro jkpcastro@uem.br <p>O presente artigo apresenta uma visão panorâmica da vida e obra do compositor rio-norte- grandense Oswaldo de Souza, por meio da exposição do espectro geofísico social e cultural na gênese de suas canções. Visa promover a difusão de suas composições, evidenciando o vínculo das mesmas, enquanto canções brasileiras de câmara, com os preceitos preconizados no conhecido movimento Semana de Arte Moderna, no qual uma nova visão dos processos artísticos defendia a brasilidade na nossa arte nacional.</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/48628 Entrevista com o Dr. Lenine Santos sobre o Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco - APHeCaB 2023-10-31T14:18:10-03:00 Patrícia Valadão valadao.patricia@gmail.com Lenine Santos leninealves@gmail.com <p>Entrevista realizada pela Dra. Patrícia Valadão (UFMG), Editora Adjunta da Revista de Música Vocal Erudita Brasileira, com o Dr. Lenine Santos, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, tendo por fio de condução o histórico da criação do grupo de pesquisa Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco – APHECAB, que abriga milhares de partituras de mais de 2.600 compositores, alguns deles desconhecidos e não biografados até o presente. Fonte para pesquisas em diversas áreas (<em>performance</em> e musicologia, principalmente), o APHECAB, nas palavras do professor Lenine Santos, foi escolhido pelos editores para inaugurar a Seção Entrevista da Revista de Música Vocal Erudita Brasileira.&nbsp;</p> 2023-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista de Música Vocal Erudita Brasileira