https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/issue/feedRevista de Música Vocal Erudita Brasileira2024-08-30T00:00:00-03:00Prof. Dr. Mauro Chantalmaurochantal@gmail.comOpen Journal Systems<p>Editada em Belo Horizonte (MG, Brasil), pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, a <strong>Revista de Música Vocal Erudita</strong> <strong>Brasileira</strong> possui abrangência internacional e periodicidade com fluxo contínuo, com avaliação de pares. Criado em 2023<strong>,</strong> o periódico é dedicado à publicação de artigos inéditos em português, inglês e espanhol, além de resenhas, traduções, entrevistas e partituras sobre canções de câmara, óperas e composições corais brasileiras.</p>https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54098Veruschka Mainhard (1968-2024)2024-08-22T07:58:19-03:00Lenine Santosleninealves@gmail.com<p>Neste trabalho, dados biográficos e depoimentos de artistas que conviveram com Veruschka Mainhard, flautista, pianista e cantora, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, falecida em março de 2024. Era Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Quando de seu falecimento, atuava como professora adjunta da Escola de Música da UFRJ; na graduação como professora de Canto e Dicção, e na pós-graduação como professora/orientadora no PROMUS (Mestrado Profissional em Música). Suas atividades como musicista incluíam também a preparação vocal do Conjunto Sacra Vox. Desenvolveu carreira profícua como cantora solista em óperas, oratórios e cantatas no Brasil e em países como a Alemanha, Holanda e Estados Unidos. Defensora da canção brasileira de câmara, parte de seu trabalho como camerista está registrado em vídeos e gravações de áudio. Os depoimentos que preenchem este texto ilustram o carisma com o qual Weruschka Mainhard conquistava todos que dela se aproximavam.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54099Três canções de três mulheres – Sobrevivência, Retrato e Tem os que passam de Achille Picchi2024-08-22T08:04:02-03:00Patrícia Valadão Almeida de Oliveiravaladao.patricia@gmail.com<p>O presente texto preludia sobre a première do Ciclo Três canções de três mulheres – Sobrevivência, Retrato e Tem os que passam de Achille Picchi (1952-2024) na Revista de Música Vocal Erudita Brasileira em sua segunda edição. O compositor musicou versos das poetisas Helena Kolody (1912-2004), Cecília Meirelles (1901-1964) e Alice Ruiz (1946) para a formação canto e piano utilizando-se da linguagem musical do pós-tonalismo. Ao fim do texto, apresentamos o manuscrito autógrafo e a primeira edição da partitura realizada por Elias Magalhães.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54097Entrevista com Licio Bruno2024-08-22T07:24:18-03:00Poliana Alvespolianajalves@gmail.comLicio Brunoliciobruno@gmail.com<p>Entrevista realizada pela Dra. Poliana Alves (UFU) com o baixo-barítono Licio Bruno, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música (PGMUS) da UFMG. Considerações sobre sua dinâmica como solista em óperas, concertos sinfônicos, recitais de câmara. A docência na Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES e no Coletivo das Artes nos mostra quão profícuo tem sido sua trajetória como um dos mais respeitados solistas nacionais. Seus apontamentos sobre técnica vocal, mais informações sobre a dinâmica do trabalho em teatros, seja em estreias de óperas ou recitais de câmara, constituem sólido incentivo para jovens estudantes de canto lírico.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54088Vitória, de José Maria Neves2024-08-21T09:09:04-03:00Elenis Guimarãeselenis@ufsj.edu.br<p>Vitória, 5ª canção da coletânea Cantares – seis canções para canto e piano, de José Maria Neves. A coletânea é objeto da tese de doutorado da autora, defendida no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, na linha de Performance Musical. A pesquisa visa compreender o processo composicional de Cantares especialmente através das relações texto-música e suas implicações para a prática artística a partir do arcabouço teórico do pensador russo Mikhail Bakhtin, em particular do conceito de Dialogismo, tendo em vista a performance e a divulgação da obra.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54089A obra para canto e piano de Almeida Prado2024-08-21T09:14:14-03:00Leandro Augusto Cavinileandroacavini@gmail.comAngelo José Fernandesangelojf@unicamp.br<p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O presente trabalho é parte de uma ampla investigação sobre o ferramental composicional de Almeida Prado nas obras para barítono e piano. Trata-se de uma revisão ilustrada e contextualizada que aborda toda a obra para canto e piano do compositor com base em diversos autores que estudaram seu legado, em especial aquele destinado à música vocal de câmara. O objetivo deste trabalho é divulgar este repertório ainda pouco conhecido do público da música de concerto. Para a realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico e documental a respeito do tema, partindo de toda a obra vocal de Almeida Prado, até as obras compostas para barítono e piano. </span></p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54092Estudo cênico-musical e edição da Abertura, Coro de introdução do Primeiro Ato, Grande cena e Final da grande cena da opereta A Princesa do Catete, de Euclides Fonseca (1854-1929)2024-08-21T15:59:06-03:00Melina de Lima Peixotomelina.peixoto@gmail.com<p>Este trabalho versa sobre um excerto da opereta de câmara A Princesa do Catete de Euclides Fonseca (1854-1929), composta sobre libreto de Carneiro Vilela (1846-1913), mais especificamente sobre a Abertura e seus três primeiros números. Dados sobre a gênese dessa obra e uma organização cênica proposta por esta autora se configuram nas questões principais que estruturam esta pesquisa. Completam este trabalho a apresentação de uma Edição de performance, seguida de aparato crítico que aponta questões e soluções provenientes da observação da partitura manuscrita autógrafa, pertencente ao Instituto Ricardo Brennand – IRB, localizado no Recife, PE.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54093Avaliação da inteligibilidade do português cantado em uma canção de câmara brasileira2024-08-21T16:08:52-03:00Cristina de Souza Gusmãotina_gusmao@yahoo.com.brMônica Pedrosa de Páduamonicapedrosa1@gmail.comFabio Wanderley Janhanfabio.janhan@ufpe.br<p>Este estudo investigou a percepção da inteligibilidade do texto cantado em português por músicos instrumentistas e não músicos. Participaram 40 indivíduos, 20 músicos instrumentistas e 20 não músicos que ouviram um trecho de uma canção de câmara brasileira interpretada por duas sopranos e foram instruídos a transcrever o texto, avaliar o nível de compreensão e descrever os pontos positivos e negativos da performance. Concluiu-se que a cantora 2 foi a mais inteligível e que a inteligibilidade do texto cantado é influenciada pela escrita musical, interpretação e técnica vocal.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/52492“Sanctus”, “Benedictus” e “Agnus Dei” da Missa da Paz de Almeida Prado2024-05-02T11:56:10-03:00Tadeu Moraes Taffarellotadeumt@unicamp.brVinícius César de Oliveiraoviniciuscesar@gmail.com<p><em>Missa da Paz</em>, de 1965, foi composta por Almeida Prado em um momento de transição de sua prática composicional e de renovação litúrgica da Igreja Católica. Os objetivos do trabalho são: contextualizar a criação desta obra; e realizar a análise musical dos movimentos “Sanctus”, “Benedictus” e “Agnus Dei”. A metodologia de análise empregada foi a análise estrutural, destacando os elementos que estruturam os movimentos. Como resultado final, percebeu-se a mistura de elementos pré-tonais com elementos pós-tonais.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Música Vocal Erudita Brasileirahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/53460O Cancioneiro de Ernani Braga2024-07-15T08:10:41-03:00Celina Garcia Delmonaco Tarragò Grovermanncgdtgrovermann@uem.br<p>Este artigo apresenta uma descrição do processo investigativo desenvolvido durante pesquisas sobre o compositor Ernani Braga e um recorte de sua obra escrita como canção de câmara para canto e piano, como relato dos procedimentos realizados ao recolher informações sobre o contexto em que foi composta, objetivando sua compreensão, performance e divulgação. Para oferecer aporte epistemológico, apoiei-me em autores como Nattiez, Braga e Travassos, concluindo da importância da contextualização para construção e aprimoramento da performance musical.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Música Vocal Erudita Brasileirahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54096A diversidade estilística na obra coral de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)2024-08-22T07:08:48-03:00Angelo José Fernandesangelojf@unicamp.brAndrew Aleixo Marinhoandrewaleixo_marinho@hotmail.comDaniel Luiz de Souza Santosdaniel.luiz.s.santos@gmail.comLeandro Augusto Cavini leandroacavini@gmail.comLuíza Pereira de Freitasluizapdefreitas@gmail.comTiago Morandi Roscanitroscani@gmail.com<p class="western" style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: small;">O presente trabalho tem como foco central a porção da obra do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006), composta originalmente para coros adultos. O objetivo é apresentar um levantamento de todas as composições do gênero e, ainda, evidenciar a diversidade estilística que caracteriza este repertório. Inicialmente, apresentamos elementos envolvidos na investigação e dados sobre o compositor e sua obra coral. Em seguida, expomos uma reflexão sobre o ecletismo composicional na produção fonsequiana e, na sequência, apresentamos todo o repertório estudado, dividido em grupos segundo a natureza do texto utilizado pelo compositor, bem como peculiaridades da estrutura das obras.</span></span></span></p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/article/view/54087Editorial2024-08-21T09:02:52-03:00Mauro Chantalmaurochantal@gmail.com<p>--</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024