
O antipetismo do jornal O Estado de S. Paulo na eleição
presidencial de 2010

The antipetismo of the newspaper O Estado de S. Paulo in the
2010 presidential election

Cássio Augusto Guilherme
Doutor

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA
cassionl@yahoo.com.br

Recebido: 06/03/2023
Aprovado: 24/05/2023

Resumo: Este artigo narra e discute o posicionamento antipetista do jornal O Estado de S. Paulo na
eleição presidencial de 2010. Para tanto, utiliza como fonte os editoriais publicados pelo periódico no
período, em debate com parte da bibliografia pertinente ao tema. A hipótese inicial é que o jornal
manteve sua histórica postura antipetista e pró-PSDB, em oposição à candidata Dilma Rousseff e
apoio ao candidato José Serra. Para isso, abusou de alarmismos políticos ligando a petista a supostas
pretensões autoritárias e de alarmismos econômicos pró-neoliberais.

Palavras-chave: Imprensa; Eleição; Dilma

Resumen/Abstract: This article narrates and discusses the antipetismo of the newspaper O Estado
de S. Paulo in the 2010 presidential election. In order to accomplish that, it uses as a source the
editorials published by the periodical during that period, in debate with a part of the bibliography
pertinent to the subject. The initial hypothesis is that the newspaper maintained its historic anti-PT
and pro-PSDB stance, opposing candidate Dilma Rousseff and supporting candidate José Serra. To
attain this, it abused political scaremongering to link PT to alleged authoritarian pretensions, as well
as pro-neoliberal economic scaremongering.

Palabras clave/Keywords: Press; Election; Dilma.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

333



Introdução

Na eleição presidencial de 2010, o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão ou OESP) prestou

explícito apoio ao candidato oposicionista José Serra (PSDB). Sua posição esteve condizente com o

recente histórico neoliberal, pró-PSDB e antipetista. Havia nos editoriais a esperança de que a

estreante candidata Dilma se saísse mal contra o experiente candidato José Serra, em especial no

segundo turno. Em vários momentos da campanha, o Estadão requentou argumentos de um suposto

“perigo autoritário” representado pelo PT, inflamou denúncias de improbidade para atingir a

candidata governista e criticou o programa econômico petista. Ao mesmo tempo, defendeu o

programa econômico neoliberal do candidato de oposição.

O jornal comemorou a ida de José Serra para o segundo turno, quando acreditou que seria

possível reverter o quadro eleitoral de favoritismo da candidata governista. Com suas expectativas de

derrotar o lulismo frustradas, o periódico não poupou críticas ao PSDB, seu candidato e a condução

dada à campanha. É comum, nos editoriais, o lamento pela falta de defesa enfática da pauta

neoliberal por parte da oposição. Derrotado, o Estadão tentou apontar caminhos para que a oposição

fosse mais atuante contra Dilma do que foi contra o popular ex-presidente Lula.

Apesar das críticas contundentes que fez à pessoa da candidata Dilma, sempre caracterizada

como mero “poste” ou “preposto” de Lula, os primeiros editoriais apontaram para um crédito inicial

de confiança à nova presidenta. Ao mesmo tempo, já indicou como seria a sua posição ao longo do

ano e do governo Dilma como um todo: no plano político, críticas a toda e qualquer movimentação

do ex-presidente Lula; no plano econômico, pressão pela adesão de Dilma à pauta neoliberal,

privatizações, reforma da previdência, ajuste fiscal e cortes no orçamento da União.

O objetivo deste artigo é demonstrar qualitativamente o posicionamento do jornal O Estado

de S. Paulo na eleição presidencial de 2010, na repercussão sobre a vitória de Dilma Rousseff e na

formação inicial de seu governo. Procuramos responder ao questionamento que busca saber se o

jornal manteve sua histórica postura política antipetista, bem como levantar com base em quais

argumentos o periódico se apoiou. Para tanto, este artigo utiliza como fonte os editoriais1 publicados

1 Uma explicação metodológica se faz necessária. Este artigo trabalha com enorme quantidade de editoriais. Embora
sabedor que as normas da ABNT recomendam referências no corpo do texto com a devida indicação do autor/título do
editorial, a escolha foi de não as fazer como o recomendado. Assim, foi criado um caminho alternativo para contornar a
inviabilidade desta recomendação técnica. Por isso, as referências a cada citação, direta ou indireta, constam em notas de
rodapé com a data da edição e página do editorial. Assim, é possível garantir a melhor fluidez da leitura ao mesmo tempo
em que as fontes são indicadas os demais pesquisadores, objetivo este primordial das recomendações de normas técnicas.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

334



pelo jornal em sua página A3 entre os anos de 2010 e início de 2011. Quando necessário, para

melhor balizar a explicação, serão utilizadas matérias do caderno Nacional, no qual o periódico

reporta os embates políticos. Tudo isto em diálogo com parte da bibliografia recém-publicada sobre

o tema.

A opção pela análise dos editoriais se justifica, pois é neste espaço que os jornais apresentam

a posição ideológica oficial de seus proprietários e/ou financiadores. Neles, podemos perceber a

defesa ou crítica a determinadas ideias, políticos e partidos, o que serve de baliza para o trabalho dos

demais jornalistas da empresa. Como aponta Francisco Fonseca (2005), comumente os editoriais

usam o fugidio conceito de “opinião pública” para legitimar a própria opinião da empresa

jornalística, dos seus financiadores ou, no máximo, da classe média/alta que busca representar e

dirigir.

Imprensa e pesquisa em História Política

O fundamento pela opção por um jornal de circulação diária para análise, se dá por este ainda

se manter, como argumenta Fernando Azevedo (2018), como uma das principais fontes primárias de

informação política e com grande capacidade para pautar as demais mídias e o debate público. O

autor afirma que, em geral, o público leitor deste tipo de imprensa é formado pelos extratos de renda

mais altos e eleitores de centro-direita.

A justificativa para a escolha do Estadão como objeto de pesquisa está na possibilidade de

contribuir com uma já longa bibliografia que avalia a centenária posição ideológica econômica

liberal/neoliberal e política antiesquerdista (GUILHERME, 2018). Trata-se do jornal mais antigo em

circulação ininterrupta no país, de grande capilaridade no maior estado da federação e indiscutível

repercussão política e econômica de seus editoriais e textos de articulistas.

Em trabalho recente, Fernando Azevedo (2017) reforçou que a questão central das pesquisas

que têm a imprensa como objeto deve ser a relação dela com o sistema político e econômico. Dentre

outras questões, é preciso atentar-se à maneira que a imprensa se posiciona, se ela atua de forma

equilibrada, se é diversificada, se há pluralidade de opiniões nas páginas dos jornais, se tomam

posição ou atuam com imparcialidade.

É consenso que a mídia possui grande poder de agenda, ou seja, ela seleciona, hierarquiza,

estabelece enquadramentos, narrativas e opiniões sobre os fatos. A imprensa pode não determinar

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

335



como as pessoas vão pensar, mas é capaz de determinar sobre qual tema e a partir de qual

perspectiva seus leitores pensarão sobre um determinado fato ou conjuntura.

Ainda conforme os argumentos de Fernando Azevedo (2017), a imprensa é fundamental na

construção da agenda e na mediação do debate político. Ao fornecer, diariamente, análises

interpretativas, ela constrói ou destrói imagens e reputações de pessoas e ideias e, assim, atua para

formar preferências políticas, ideológicas e eleitorais em seus leitores. O autor mostra que “a

imprensa brasileira age como um ator que intervém e participa historicamente do debate nacional,

assumindo posições políticas e ideológicas, mas com um autoatribuído papel moderador”

(AZEVEDO, 2017, p. 45-46). Ou seja, a mídia participa de forma militante no debate político que ela

narra de maneira enviesada. Embora se coloque como fiadora do pluralismo político, imparcial e

aberta ao debate, as pesquisas acadêmicas têm desmontado essa autopropaganda e comprovado que,

na verdade, a imprensa define, a partir de seus próprios critérios políticos, ideológicos e econômicos,

quem pode participar do debate e censura as vozes dissonantes.

Esta pesquisa tem enfoque qualitativo (GOLDSTEIN, 2017), ou seja, nas especificidades

discursivas e ideológicas, nos conceitos e argumentos presentes nos editoriais do jornal para

consolidar o consenso hegemônico contra o lulismo (FONSECA, 2005). Não há, portanto, grandes

preocupações quantitativas nas análises editoriais (AZEVEDO, 2017).

Já está consolidada na historiografia o uso de fontes jornalísticas para pesquisas. No Brasil, os

escritos de Tania Regina de Luca (2011) são referências neste sentido, bem como os de Maria Helena

Capelato (2014), uma das pioneiras no uso deste tipo de fonte. Em trabalho mais recente, Luiz Dias e

Rafael Souza (2018) defendem o uso da imprensa em pesquisas de história do tempo presente. Eles

reforçam que a imprensa não é neutra, mas carrega os interesses e expectativas dos grupos

econômicos que a financiam e que, mesmo assim, o estudo da imprensa é importante para avaliar a

opinião do periódico. Os mesmos autores indicam que a imprensa brasileira teve papel de destaque

no desgaste da popularidade de Dilma. Neste contexto, o Estadão foi o jornal que agiu de “forma

mais aberta” (DIAS e SOUZA, 2018, p. 38) no alarmismo antipetista.

O Estadão na Era do Plano Real: apoio ao PSDB e oposição ao PT

Como mostra Francisco Fonseca (2005), em fundamental pesquisa sobre o posicionamento

ideológico neoliberal dos grandes jornais brasileiros desde os anos 1980, o Estadão foi apontado

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

336



como um dos maiores entusiastas da missão de forjar o consenso pela redução do Estado

(GUILHERME, 2018). Uma vez que o presidente Itamar Franco indicou ser contra as privatizações,

o OESP se colocou como crítico opositor ao que considerou ser um refluxo da agenda neoliberal

iniciada no governo Collor de Mello. Para o jornal, a postura de Itamar faria o Brasil caminhar de

volta ao terceiro mundo, com um governo interpretado como de “populismo ultrapassado e

sentimentalóide”2. Francisco Fonseca argumenta que a tentativa do periódico em querer influenciar

os rumos do novo governo reafirmou a postura do jornal como ator político-ideológico: “como se

observa, a luta pela hegemonia é longa, complexa e marcada pelo desenvolvimento de táticas e

estratégias, numa espécie de ‘vale-tudo’ ideológico, em que a grande imprensa se utilizou de todos os

expedientes possíveis, exceto a discussão de ideias” (2005, p. 392).

Forjado o consenso à agenda neoliberal, a grande imprensa uníssona apoiou o Plano Real

lançado pelo presidente Itamar Franco. Desde então, OESP estendeu seu apoio a todos os governos

e candidatos do PSDB, por representarem a agenda neoliberal contra o que considerou populismo

intervencionista de candidaturas e futuros governos do PT. Animado pela mudança de postura do

antes “esquerdista” Fernando Henrique Cardoso para o candidato que representava “a condução do

processo de reforma [...] como as que reformarão os monopólios. Outras, como a da Previdência”, o

Estadão foi enfático em seu editorial do dia da eleição de 1994: “nossa opção!”3.

Ao longo dos governos FHC, o jornal manteve a pressão a favor da agenda neoliberal.

Apenas dois dias após a eleição de 1994, o editorial “urgência em privatizar” daria o tom dos

próximos anos: “seguir por este caminho é fundamental”4. Em 1997, o OESP cobrou o governo para

“agilizar as grandes privatizações” das telecomunicações, do setor elétrico e da Companhia Vale do

Rio Doce5. Uma vez que o governo FHC demonstrou compromisso com a agenda neoliberal, o

Estadão não fez críticas à Emenda Constitucional da reeleição. Na eleição de 1998, comemorou a

vitória do presidente neoliberal como “um voto racional” do eleitor que “aprendeu o suficiente para

votar com a cabeça [...] e sabe que alto será o preço a pagar pela correção duradoura dos rumos”6.

6 O Estado de S. Paulo, 06/10/1998, p.03.
5 O Estado de S. Paulo, 27/02/1997, p.03.
4 O Estado de S. Paulo, 04/10/1994, p.03.
3 O Estado de S. Paulo, 02/10/1994, p.03.
2 O Estado de S. Paulo, 10/12/1992, p.03.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

337



Fora da presidência, FHC se tornaria figura constante em entrevistas e publicação de artigos de

opinião política no jornal.

Em 2002, diante da possibilidade de vitória do candidato Lula da Silva (PT), o jornal escreveu

em tom de alento e esperança: “a nossa convicção de que um segundo turno, com a eventual vitória

de José Serra, seria uma alternativa muito mais tranquilizadora”7. Ariel Goldstein (2017) mostra que,

de início, o periódico foi pragmático com a vitória eleitoral de Lula. Nos editoriais, recomendou a

Lula manter a política econômica neoliberal, fazer a reforma da Previdência, se afastar dos “radicais”

do PT e tentou solidificar a narrativa de que qualquer alteração no modelo econômico poderia

resultar em caos. A partir da crise do “mensalão” e da mudança na política econômica que se tornou

mais intervencionista (SINGER, 2012), o OESP se portou como radical opositor ao governo e

abusou de dois pacotes interpretativos para produzir uma versão negativa de Lula e do PT:

populismo e corrupção.

A proximidade de Lula com os movimentos sociais e sindicais, somado às políticas públicas

estatais que permitiram ascensão social das classes populares, fez o Estadão reavivar a antiga retórica

do “perigo populista” tão bem usado contra Getúlio Vargas e João Goulart. Ariel Goldstein (2017)

mostra que o jornal viu o governo Lula como fomentador da luta de classes em um país em que, na

perspectiva do periódico, inexistiria divisão social. As políticas sociais foram desqualificadas como

populismo eleitoreiro. Típico da visão elitista que conserva há séculos, o jornal negou autonomia de

pensamento aos eleitores com preferência pelo lulismo, desqualifica-os como ignorantes, cúmplices,

atrasados e enganados pelo carisma do presidente.

É constante a comparação que o jornal faz entre FHC e Lula. Goldstein (2017) aponta que,

devido à coincidência de visões ideológicas e hierárquicas para a sociedade brasileira entre o jornal e

o ex-presidente pelo PSDB, o partido é sempre retratado de forma positiva no periódico. Em muitas

oportunidades, o jornal publicou textos de Fernando Henrique Cardoso, exatamente no mesmo tom

das críticas feitas pelos editorialistas do periódico: ao “perigo populista”; à incompetência de Lula; à

destruição dos valores republicanos; à ética nos governos do PSDB.

Desde o escândalo do “mensalão”, o Estadão empreendeu uma cruzada moral para colar no

PT a pecha de “partido corrupto” por natureza. Segundo Goldstein (2017), o jornal foi o que deu

mais importância às denúncias de corrupção contra o PT e atuou para: estigmatizar o partido como

7 O Estado de S. Paulo, 06/10/2002, p.03.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

338



o único responsável pela corrupção na política; consolidar a narrativa de ser o governo mais

corrupto da história do Brasil; pré-julgar Lula como culpado. O autor mostra ainda que o cerco de

exposição permanente do tema da corrupção na grande imprensa objetivou condicionar a agenda

pública de debates, ou seja, manter o governo na defensiva e silenciar a agenda governamental de

redução das desigualdades e geração de empregos, por exemplo.

O enquadre eleitoral moralista de “honestos x corruptos” foi a tônica da cobertura do jornal

na eleição presidencial de 2006. O Estadão demonstrou seu apego ao neoliberalismo do PSDB e ao

republicanismo tucano: “hoje é dia de o eleitor consciente exigir a volta da ética na política e da

probidade na administração”8. Em termos quantitativos, os editoriais do jornal em 2006 tiveram

93,1% de valências negativas a Lula e ao PT9 (AZEVEDO, 2017). Coincidentemente, a agenda

econômica defendida pelo jornal foi exatamente a mesma do candidato Geraldo Alckmin (PSDB):

privatizações; redução dos gastos públicos; e a não intervenção do Estado.

O primeiro semestre de 2010: uma pré-campanha já polarizada

Desde a eleição presidencial de 1994, o PSDB e o PT polarizaram as disputas. Em todas elas,

havia a presença de Luís Inácio Lula da Silva como o candidato petista. Em 2010, foi a primeira

eleição em que Lula não foi o candidato a presidente pelo PT, mas atuou como importante cabo

eleitoral para a presidenciável petista. As pesquisas e discussões na imprensa apostaram na repetição

da polarização partidária. Porém, havia o debate sobre a real capacidade do presidente Lula da Silva

em transferir o capital eleitoral e popular conquistado nos últimos anos, devido ao seu bem avaliado

governo, à candidata Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil e que disputaria uma eleição pela

primeira vez na vida.

Embora José Serra (PSDB) ainda fosse oficialmente governador de São Paulo e Dilma

Rousseff (PT) estivesse à frente da Casa Civil do governo federal, não era segredo que, desde o início

do ano, ambos já estavam ativamente em campanha por votos e aliados. Logo no começo de janeiro,

o Estadão noticiou que: “Serra e Dilma já exibem suas táticas para corrida presidencial”. A petista

anunciou que a tônica de sua campanha seria a comparação entre os governos Lula/PT contra

FHC/PSDB. Os tucanos insistiriam em lembrar a longa biografia política de José Serra e insinuariam

9 Na mesma eleição, a Folha de S. Paulo deu 79% e O Globo 83,9% de valência negativas à Lula e ao PT nos editorias
(AZEVEDO, 2017).

8 O Estado de S. Paulo, 01/10/2006, p.03.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

339



que a adversária seria mera “sombra” inexperiente do presidente Lula10. Alguns dias depois desta fala

de líderes do PSDB, o Estadão reforçou o argumento da oposição – fato que ocorreria várias vezes ao

longo da campanha, visto que o jornal atuou como amplificador das mensagens peessedebistas. O

jornal ironizou que a neófita candidata Dilma precisaria “tomar aulas de comunicação com o povo”,

por possuir “completa falta de apelo” popular11.

O candidato da oposição, José Serra/PSDB, iniciou o ano eleitoral à frente nas pesquisas de

intenção de votos. Alguns fatores explicam estes números iniciais. Primeiro, José Serra já era político

de vasto capital eleitoral, ex-presidenciável em 2002 e governador de São Paulo, o mais populoso

estado do país. Segundo, Dilma Rousseff, embora ocupante do principal ministério de governo,

nunca havia disputado uma eleição sequer e era desconhecida do grande público. À medida que o

presidente Lula, gozando de altos índices de aprovação e popularidade, passou a apresentá-la ao

grande eleitorado, Dilma cresceu nas pesquisas e, antes mesmo do início oficial da campanha, tomou

a dianteira nas enquetes do mês de junho.

Em editorial no começo do ano, o Estadão comentou o crescimento de Dilma nas pesquisas.

Em tom de reclamação, atribuiu a subida da governista não aos “seus atributos administrativos,

políticos ou pessoais”, que seriam inexistentes segundo o periódico, ou então a uma “eventual

comparação favorável com outros presidenciáveis”. Na perspectiva do jornal, Dilma crescia nas

pesquisas por ser a única candidata a já estar em campanha, aproveitando os holofotes dos eventos

governamentais para fazer uma ilegal campanha antecipada. Ou seja, o jornal acusou o presidente

Lula de usar a máquina governamental para impulsionar sua candidata, “fabricando eventos públicos

para exibi-la aos eleitores”12. Porém, o jornal não teve o mesmo senso crítico para ver uso da

máquina governamental do estado de São Paulo nas obras inauguradas pelo então governador e

pré-candidato José Serra.

Em vários momentos da pré-campanha, o jornal comparou as biografias e os perfis dos dois

candidatos. José Serra foi sempre elogiado, enquanto Dilma Rousseff era sempre desacreditada. A

petista foi rotulada como “uma sombra de seu criador” e apenas a ênfase petista numa campanha

plebiscitária Lula/PT x FHC/PSDB seria capaz de impedir, na visão do jornal, que todos os eleitores

percebessem “uma indigesta realidade: a esqualidez aparentemente irremediável do desempenho da

12 O Estado de S. Paulo, 11/04/2010, p. A3.
11 O Estado de S. Paulo, 23/01/2010, p. A3.
10 O Estado de S. Paulo, 10/01/2010, p. A4 e 16/01/2010, p. A4.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

340



candidata [...] À falta de uma Dilma pessoa física, só resta a seus mentores fazer dela uma pessoa

jurídica – a representação da era Lula”. Isso levou os editorialistas a chamarem continuamente a

candidata petista de “Lulilma”, insinuando que, uma vez eleita, Dilma seria tutelada por Lula, o

candidato de fato, “que concorre por interposta pessoa ao terceiro mandato”13. Próximo ao início

oficial da campanha, um editorial ironizou as “promessas da criatura”, ou seja, sequer chama a

candidata Dilma pelo nome14.

Em contraste, o candidato da oposição, José Serra, foi mostrado como experiente,

qualificado, honesto e competente. Em consonância com sua frase “não comecei ontem e não caí de

paraquedas”, o Estadão argumentou que o candidato da oposição não era fabricado, teria vida própria

e sua candidatura foi o “momento natural de uma longa trajetória política”15. Outro editorial

anunciou com pompa, elogios e expectativas o seu lançamento oficial como candidato: elogiou suas

propostas para educação e saúde; comemorou o discurso no “tom certo para se dirigir ao eleitor” na

defesa do governo FHC e suas privatizações; reforçou as críticas feitas por ele às “falanges do ódio”

petistas que “dividem os brasileiros em ricos e pobres, nordestinos e sulistas [...] a construção

populista que se condensa no ‘nós contra eles’ de Lula”. A expectativa do jornal era de que a fala de

José Serra logo rendesse resultado positivo para ele nas pesquisas de intenção de votos16.

Porém, os partidos de oposição não se entendiam quanto à formação da chapa eleitoral e ao

slogan que daria rumo para a campanha. A escolha do candidato a vice é a síntese desta disputa. O

governador mineiro Aécio Neves tentou ser o nome da oposição na disputa presidencial, mas,

segundo o próprio Estadão reconheceu, “Serra manobrou para afirmar a sua primazia sobre o rival”.

Tal “manobra” irritou os tucanos mineiros e o jornal Estado de Minas fez duro editorial para criticá-la.

O OESP, então, respondeu em outro editorial no qual defendeu a ala paulista do PSDB e o candidato

José Serra. Além disso, clamou para que a oposição se unisse em torno do governador de São Paulo.

Desgostoso, Aécio passou a desdenhar da tentativa defendida pelo jornal de fazê-lo candidato a vice

e preferiu garantir-se no Senado. A indefinição do nome para compor a chapa eleitoral como

candidato a vice se arrastou por meses e foi definida apenas às vésperas do início da campanha

eleitoral. Assim, dois motivos fizeram o jornal avaliar como “a missão quase impossível do candidato

16 O Estado de S. Paulo, 13/04/2010, p. A3.
15 O Estado de S. Paulo, 02/04/2010, p. A3.
14 O Estado de S. Paulo, 30/06/2010, p. A3.
13 O Estado de S. Paulo, 02/04/2010 e 08/04/2010, 02/07/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

341



Serra” na disputa pela presidência: a escolha do desconhecido deputado Índio da Costa (DEM-RJ)

como vice, o que não agradou ao jornal; e o slogan “o Brasil pode mais”, que não ofereceria “ao

eleitorado alternativas às diretrizes econômicas e sociais”17.

Enquanto isso, no governo, o então presidente Lula da Silva (PT) foi o artífice de uma

controversa aliança política com o PMDB que, ao longo da campanha, passou por vários momentos

de conflito (GUILHERME, 2020a). Em caso de vitória eleitoral, a expectativa era de que o governo

Dilma tivesse sólida base aliada no Parlamento. Porém, havia o receio de que Dilma se tornasse

refém do apetite fisiológico do PMDB. A negociação entre Lula/PT e o PMDB para a definição do

nome a integrar a chapa como vice-presidente foi tensa e se arrastou por meses. Lula tentou um

nome menos forte do partido, como o do então ministro Hélio Costa. A cúpula peemedebista,

liderada por Michel Temer, não admitiu outro nome senão o dele, presidente do partido e

ex-presidente da Câmara. Segundo noticiou o Estadão, o partido se convenceu de que estava “em

curso a fritura” de seu presidente partidário e passou a se movimentar para mostrar insatisfação,

“criar um fato consumado e impor ao Planalto o nome do presidente da Câmara”18.

Na avaliação do jornal, o esforço do PMDB para emplacar Michel Temer como vice na chapa

iria “além do posto” e faria parte de “um projeto de poder” do partido. Segundo noticiou, na

perspectiva da cúpula peemedebista, Temer seria o único com experiência congressual e força política

nos bastidores para “‘proteger’ o partido nas disputas com o PT” e “garantir um quinhão

privilegiado de poder no núcleo palaciano do futuro governo”. Segundo o Estadão, “o que mais

preocupava o PT” era justamente a perspectiva de que Temer ocupasse o espaço de principal

interlocutor congressual19. Confirmada a indicação do PMDB, Temer prometeu: “é claro que serei

um vice nos limites da Constituição, porque sou legalista. E serei extremamente discreto, como

convém ao vice”. Aliados do indicado, porém, já foram mais explícitos em seus objetivos, como

Geddel Vieira Lima: “não vai haver um eventual governo Dilma. Vai haver um eventual governo

Dilma e Temer. Vamos ganhar juntos e governar juntos”. O Estadão foi enfático ao afirmar que o

PMDB já estava “cheio de apetite” por mais cargos e espaço no Poder Executivo20.

20 O Estado de S. Paulo, dias 19/05/2010, p. A4, 27/05/2010, p. A7, 13/06/2010, p. A12 e 15/06/2010, p. A7.
19 O Estado de S. Paulo, dia 31/01/2010, p. A8.
18 O Estado de S. Paulo, dias 21/01/2010, p. A6; 22/01/2010, p. A6 e 26/01/2010, p. A4.
17 O Estado de S. Paulo, 07/03/2010, 02/04/2010 e 02/07/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

342



Além do apetite por cargos no Poder Executivo, o PMDB também apresentou uma proposta

de plano econômico para a chapa eleitoral. Na avaliação do Estadão, o objetivo da proposta foi “se

contrapor” ao programa já elaborado pelo PT21. Sobre este tema, André Singer (2012) aponta que,

enquanto o PT apresentou um programa de governo para intensificar o reformismo lulista com mais

presença do Estado na economia via o fortalecimento dos bancos públicos e das empresas estatais, o

PMDB apresentou um programa oposto: contensão de gastos públicos, reforma trabalhista e da

previdência:

Condizente com seu histórico (GUILHERME, 2018), no primeiro semestre do ano, foram

vários os editoriais do OESP que insistiram na tese do suposto “perigo autoritário” para o país caso a

candidata petista fosse eleita. No mês de janeiro, foram cinco editorias para comentar o Programa

Nacional de Direitos Humanos-3 (PNDH-3). Todos com críticas e alarmismos sobre ele. Na

cosmovisão dos editorialistas, as propostas apresentadas para debate seriam, na verdade, o “roteiro

para a implantação de um regime autoritário”, a verdadeira face do “populismo autoritário” existente,

segundo o jornal, desde a fundação do PT. Além disso, a publicação do Programa comprovaria “de

forma irrefutável” o despreparo de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil22.

Mas no PNDH-3, o que mais incomodou o Estadão foram as diretrizes para a democratização

da imprensa, item que o jornal qualificou como “parte de um amplo esforço de liquidação do Estado

de Direito e de instalação, no Brasil, de um regime autoritário”. Como resposta, os veículos da

grande imprensa e o Instituto Millenium, think tank ultraliberal, promoveram evento para criticar o

que o jornal chamou de “ameaça à liberdade de imprensa”, comparáveis à Venezuela, Cuba e

Argentina e endossou a crítica do sociólogo antipetista Demétrio Magnoli: o PNDH-3 se compararia

a uma “restauração stalinista”. Quando o presidente Lula reagiu às críticas da mídia e apontou sua

parcialidade, o OESP desqualificou-as como mera “obsessão de Lula” em criticar a imprensa23.

O PT ainda discutia e apenas esboçava um programa de governo na fase de pré-campanha,

mas o Estadão já alardeava a existência de uma suposta radicalidade nos planos do partido e da

candidata Dilma. Ainda em fevereiro, foram três editorias para reclamar de “um Estado ainda mais

atuante, mediante o fortalecimento das empresas públicas e a ampliação dos financiamentos do

BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal” e do “silêncio do texto em relação aos

23 O Estado de S. Paulo, 19/01/2010, 03/03/2010 e 26/03/2010 p. A3.
22 O Estado de S. Paulo, 10/01/2010, 12/01/2010, 14/01/2010 e 17/01/2010, p. A3.
21 O Estado de S. Paulo, dias 09/02/2010, p. A7; 02/03/2010, p. A7 e 19/03/2010, p. A4.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

343



princípios macroeconômicos” neoliberais, ou seja, “pelo ajuste fiscal, o câmbio flutuante e as metas

de inflação”. Como se percebe, a crítica é ideológica. O jornal disse que Dilma e seu grupo político

no PT se pareciam com a origem “retórica incendiária” do partido, que pretendia “liderar uma

revolução que desembocaria numa forma de socialismo”. Então, os editorialistas clamaram para que

o presidente Lula, “o mais lúcido” e “pragmático” entre os petistas, mantivesse o partido no “centro”

do espectro político24.

O primeiro turno: a operação segundo turno

Ao longo de todo o primeiro turno, raramente os editoriais do Estadão trataram da campanha

eleitoral, dos candidatos, suas agendas, alianças ou propostas de governo. As pesquisas de intenção

de votos mostravam que Dilma Rousseff subia e se consolidava na liderança isolada, com ampla

chance de vitória ainda na primeira votação. Em tom de lamento, três editoriais do jornal

reconheceram este fato e deram dicas ao candidato José Serra para reverter o cenário.

O jornal admitiu que “nem o mais fervoroso” adepto da oposição acreditava que, até o dia da

votação, Serra voltaria à condição de líder nas pesquisas. O máximo que caberia ao candidato seria ir

bem nos debates e nas mídias eletrônicas, na esperança de levar o embate para a segunda etapa. O

editorial debateu que o grande problema da retórica oposicionista era dosar o discurso diante de um

governo reconhecidamente com 80% de aprovação. Em outro texto, o futuro do PSDB foi discutido

e a perspectiva de uma terceira derrota seguida do partido, que “nunca teve jeito para ser oposição” e

“se furtou” de fazê-la diante da popularidade de Lula, apontaria para perspectivas nada alvissareiras:

“as colunas do edifício político desabarão sobre os tucanos com a uma força destrutiva”,

confinando-os aos redutos paulista e mineiro. A onipresença de Lula na propaganda da candidata

petista incomodou o jornal, que ironizou se o presidente não estaria se portando como um candidato

em luta “pelo terceiro mandato”25.

Assim como mostrou Jakson Alencar (2012) sobre o jornal Folha de S. Paulo, diante deste

cenário nas pesquisas de intenção de voto, o Estadão também centrou sua cobertura jornalística em

desgastar a imagem do governo e sua candidata diante do leitor/eleitor. O objetivo era avivar a

25 O Estado de S. Paulo, 17/08/2010, 19/08/2010 e 24/08/2010, p. A3.
24 O Estado de S. Paulo, 06/02/2010, 11/02/2010 e 12/02/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

344



esperança de levar a eleição para o segundo turno, quando supunham serem aumentadas as chances

do candidato de oposição.

No mês de agosto, o tema principal das capas, noticiários e editoriais foram os vazamentos

de declarações de imposto de renda de políticos e familiares do PSDB. A grande imprensa fez grande

estardalhaço na tentativa de associá-los diretamente ao governo petista e à candidata Dilma Rousseff.

Para o Estadão, os auditores fiscais envolvidos eram “o exército secreto de Dilma” incumbidos do

“trabalho sujo contra o inimigo”. O jornal afirmou que haveria uma estrutura montada pelo PT para

vigiar e chantagear adversários políticos, e que esta suposta estrutura se tornaria permanente, caso

Dilma fosse reeleita26. Tempos depois, soube-se que o responsável pelos documentos levantados foi

o jornalista Amaury Ribeiro Jr (2011), que publicou livro sobre as privatizações conduzidas pelos

governos do PSDB.

Dias depois, uma denúncia feita pela revista Veja foi repercutida pelo jornal como certeza

absoluta e irrefutável. A então ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, foi acusada de promover

tráfico de influência na pasta. O tema também se tornou ininterrupto nas capas e reportagens do

Estadão. A ministra foi sempre retratada como aliada direta da candidata Dilma. Ambos os casos,

segundo o jornal, seriam o “modus operandi do lulismo, que ameaça deitar raiz no terreno baldio da

política nacional”27.

Sobrou ainda para o presidente Lula da Silva, acusado de estar embriagado pela popularidade

e pelos bons índices econômicos do país. Por isso, Lula seria o principal artífice na montagem de

uma “fábrica de dossiês”, que estaria desmoralizando as instituições públicas “como nunca antes

neste país”. Um editorial todo foi dedicado a comemorar as multas aplicadas pelo TSE ao presidente

por fazer campanha antecipada pela candidata governista, mas nenhum editorial foi escrito para

comentar as mesmas multas que o candidato do PSDB recebeu28.

O presidente Lula reagiu às críticas feitas pela imprensa. No final de setembro, em quatro

editoriais dedicados a rebater as críticas do presidente, o Estadão aproveitou para assumir-se como

um jornal de oposição e pedir votos para o candidato José Serra/PSDB. Primeiro, acusou Lula de

“retórica maniqueísta sem o menor pudor”, quando o presidente falava ao “eleitorado de baixa renda

e pouca instrução”. Depois, reverberou as críticas feitas por FHC – a quem o periódico considerava

28 O Estado de S. Paulo, 15/07/2010, 03/09/2010, 07/09/2010, 09/09/2010 e 14/09/2010, p. A3.
27 O Estado de S. Paulo, 15/09/2010 e 16/09/2010, p. A3.
26 O Estado de S. Paulo, 16/07/2010, 10/08/2010, 14/08/2010, 31/08/2010, 03/09/2010, 07/09/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

345



“um dos mais notórios fantasmas de Lula” – em entrevista ao próprio jornal. O OESP temia que,

caso Dilma fosse eleita – o “que esperamos que não aconteça”, como admitiu em editorial – a petista

e os movimentos sociais pressionassem o Congresso contra a “autonomia da produção jornalística”.

Por fim, ao comentar a acusação de Lula de que a imprensa se comportava como partido político, o

Estadão admitiu que “apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República”29.

Como se vê, o jornal não discutiu as perspectivas de governo dos candidatos. Porém, em um

único editorial no qual pinçou uma frase candidata Dilma, pode-se observar a perspectiva ideológica

que move o Estadão. A candidata se mostrou refratária à suposta necessidade urgente de promover

um ajuste fiscal que cortasse gastos de custeio do governo. Condizente com seu histórico neoliberal,

o OESP então dedicou todo o espaço editorial para argumentar no sentido contrário30.

O segundo turno: um fio de esperança ao jornal oposicionista

Abertas as urnas do primeiro turno, a candidata governista obteve 46,91% dos votos,

enquanto José Serra ficou com 32,61% e Marina Silva/PV surpreendeu com expressivos 19,33%. O

Estadão comemorou o resultado, que garantiu o segundo turno, fazendo provocações ao presidente

Lula. Na otimista avaliação do jornal, as urnas deram uma resposta negativa: ao modo lulista de

governar a política e a economia; aos supostos ataques à liberdade de imprensa; aos casos de

“corrupção” reverberados pela imprensa ao longo da campanha. Para o jornal, Marina Silva foi a

grande “vencedora política do pleito” e a responsável por garantir uma nova rodada eleitoral de

segundo turno. O candidato José Serra sequer foi citado no editorial31.

No Congresso, o PT fez a maior bancada na Câmara, enquanto a oposição perdeu 45

cadeiras. Em tese, a base dilmista na casa partiria de 311 deputados, enquanto os serristas saíram com

136 deputados. No Senado, o PT dobrou sua bancada, enquanto a oposição perdeu 11 lugares. Sobre

este novo Congresso saído das urnas, o jornal mostrou-se preocupado. Caso José Serra vencesse no

segundo turno, teria “que comer pelas bordas esse contingente”, enquanto o PT tentaria “impedi-lo

de governar”. Caso Dilma Rousseff fosse eleita, usaria “de sua maioria para aplastar a oposição”. O

periódico lamentou as derrotas de caciques opositores como Tasso Jereissati/PSDB, Arthur

31 O Estado de S. Paulo, 05/10/2010, p. A3.
30 O Estado de S. Paulo, 20/09/2010, p. A3.
29 O Estado de S. Paulo, 21/09/2010, 23/09/2010, 25/09/2010 e 26/09/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

346



Virgílio/PSDB, Heráclito Fortes/DEM e Marco Maciel/DEM, mas comemorou a ascensão de

outros nomes opositores, como Aécio Neves/PSDB e Aloysio Nunes Ferreira/PSDB32.

Começado o horário eleitoral do segundo turno, o Estadão reforçou seu apoio ao candidato

da oposição. Admitiu que “recebeu com satisfação o resultado” e reiterou “a sua esperança no êxito

do candidato” José Serra, apesar de ele pouco ter contribuído para o resultado. Mais que isso, um

editorial inteiro foi dedicado a convencer o oposicionista a fazer, nesta segunda etapa, o que não fez

na primeira: assumir o legado do governo FHC e a defesa ideológica das privatizações e do modelo

neoliberal de Estado33.

A primeira pesquisa de intenção de votos fez o Estadão comemorar e especular que ela “foi o

suficiente para disseminar o pânico nas hostes petistas”, o que teria tornado a campanha petista mais

agressiva contra a oposição. Nos últimos dias da campanha, o jornal voltou à retórica de ameaça

autoritária caso a candidata governista fosse eleita: assédio à liberdade de imprensa; corrupção no

caso Erenice Guerra; e um programa de governo que serviria apenas para o “nível de instrução da

massa de seus eleitores, conforme demonstram os mapas eleitorais”34.

O segundo turno da eleição foi dominado pela pauta religiosa, conservadora, sobre temas

ligados ao aborto e aos homossexuais. Além disso, na internet, em especial via Twitter, disseminou-se

muitas mentiras contra todos os candidatos. O Estadão lamentou tais fatos: “A sucessão foi

sequestrada pelo ativismo dos grupos mais conservadores de diferentes denominações cristãs”,

asseverou. O jornal reconheceu que Dilma Rousseff teve que enfrentar oposição de “padres e

pastores” que “exortam os fiéis a não votarem na petista”, alegando que ela “patrocinaria a liberação

total do aborto”. O jornal admitiu que este tema, em especial entre os cristãos evangélicos, era o que

mais explicava a queda da governista nas urnas do primeiro turno. Quanto à internet, o jornal

observou que Dilma foi a mais prejudicada pelas mentiras espalhadas. Porém, típico de seu

antipetismo, culpou o presidente Lula pelo tom agressivo que significaria a “fragilidade dos valores

democráticos da sociedade brasileira”35.

No dia da votação as pesquisas mostravam folgada vantagem de Dilma Rousseff. Sem

precisar pedir voto para seu candidato já sabidamente derrotado, o jornal então centrou críticas ao

35 O Estado de S. Paulo, 11/10/2010, 13/10/2010, 15/10/2010 e 22/10/2010, p. A3.
34 O Estado de S. Paulo, 13/10/2010, 16/10/2010, 24/10/2010, 27/10/2010 e 28/10/2010, p. A3.
33 O Estado de S. Paulo, 08/10/2010 e 11/10/2010, p. A3.
32 O Estado de S. Paulo, 06/10/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

347



presidente Lula a quem acusou, mais uma vez, de perseguir “um projeto de poder populista

assentado sobre o carisma e a popularidade”. Embora a candidata governista tenha feito campanha

sob as leis da Justiça Eleitoral, o jornal escreveu que o PT era “desprovido de valores democráticos

sólidos” e que, ao vencer mais uma eleição, promoveria a erosão dos fundamentos institucionais

republicanos”. Como um suspiro de esperança, o editorial ainda clamou para que o eleitor refletisse

antes do voto36.

Dilma vence e forma o novo governo

Dilma Rousseff/PT venceu com folga de 12 milhões de votos a eleição no segundo turno.

Novamente, o Estadão desqualificou a eleita como “um poste” do presidente Lula e com

“problemáticos traços de personalidade”, somados ao “fato de não ser diferente do patrono”, a

quem Dilma estaria subordinada. Na perspectiva do jornal, na presidência, Dilma viveria na

dependência “em relação ao criador”. Em contrapartida, elogiou a escolha de Antônio Palocci – o

mais neoliberal dos petistas – para comandar a transição de governo, mas especulou que o presidente

Lula é quem escolheria o ministério do futuro governo37.

Novamente, o jornal criticou a oposição, e julgou que “o comportamento errático, quando

não pura e simplesmente omisso” ao longo dos governos Lula e desta campanha é que foram

responsáveis pela terceira derrota eleitoral seguida. Em editorial, reclamou do fato de Lula ter

conseguido colar a pecha de elitista no PSDB, o qual, “sofrendo de grave crise de identidade, assistiu

inerte a essa mistificação”. O jornal não perdoou a estratégia oposicionista de não pautar o

impeachment de Lula em 2005. Em discurso, o derrotado José Serra prometeu estar “apenas

começando uma luta de verdade”. Apesar de cético quanto à disposição da oposição, o Estadão

aproveitou para apontar alguns caminhos para os oposicionistas atrapalharem o futuro governo: sem

carisma, Dilma não teria o mesmo controle sobre a base congressual; o bloco governista seria muito

grande e fragmentado ideologicamente, por isso, tenderia a “bater cabeça” no decorrer dos meses de

governo; o PSB, então aliado do governo, saiu fortalecido e poderia querer alçar voos maiores em

2014, como realmente o fez (GUILHERME, 2020b); o sempre fisiológico PMDB, estaria na

vice-presidência com Michel Temer, já reivindicando maior participação no governo. Ao final, o

37 O Estado de S. Paulo, 02/11/2010 e 04/11/2010, p. A3.
36 O Estado de S. Paulo, 31/10/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

348



jornal clamou para que a oposição tivesse “sincera disposição de banir da vida política” as “práticas

nefastas” do que chama de “lulo-petismo”38.

Outros três editoriais ainda apontaram o que deveria ser, na cosmovisão ideológica do

periódico, a encruzilhada econômica da presidenta Dilma: manter a equivocada política econômica

“de gastos e aumento da carga tributária” ou optar pelo correto “caminho da seriedade e do

equilíbrio fiscal”, promovendo cortes orçamentários. Condizente com seu histórico neoliberal,

defendeu o plano dos petistas Antônio Palocci e Paulo Bernardo: fazer um ajuste fiscal nas contas

públicas, reduzir as despesas de custeio, corte de pessoal e os investimentos. Nesse sentido, a escolha

de Alexandre Tombini para o Banco Central foi comemorada como indício de autonomia,

manutenção da política de juros e do câmbio flutuante39.

Porém, quando Dilma anunciou a manutenção do ministro Guido Mantega na condução da

economia, o Estadão lamentou e ironizou o que, em sua visão, seriam os atributos do economista

para o cargo: “acomodar a política fiscal às conveniências político-eleitorais”, a “sua vocação para a

‘contabilidade criativa’”, “um programa de estímulo ao investimento” que “deveria ser interrompido”

e agora, o plano de “baixar os juros mais velozmente”. O jornal já acusava o governo de maquiar as

contas e, por isso, exigia um ajuste fiscal que gerasse superávits primários para o pagamento dos

juros da dívida pública como a única alternativa possível40.

O Estadão criticou a formação do primeiro ministério da presidenta Dilma. Acusou-a de

subserviência ao presidente Lula que, segundo o jornal, era quem de fato decidia os nomes. A natural

manutenção dos principais nomes do governo Lula/PT para o governo Dilma/PT na primeira

sucessão da história em que o governo venceu, foi motivo de críticas. Apenas o nome da jornalista

Helena Chagas para a Comunicação é que recebeu um singelo elogio41. Mas, foi a relação de Dilma

com o PMDB e seus caciques o assunto que mais rendeu editoriais após a vitória nas urnas.

O jornal apontou que o PMDB já se mostrava “insatisfeito” e que Michel Temer não

escondia a disposição para “jogar pesado” na partilha dos ministérios, cargos e no controle do

Congresso. Na avaliação dos editorialistas, os “calejados profissionais da sigla” apostariam no fato de

que, sem Lula no Planalto, “o jogo desde logo é outro” com a inexperiente Dilma Rousseff. O jornal

41 O Estado de S. Paulo, 01/12/2010, 06/12/2010 e 11/12/2010, p. A3.
40 O Estado de S. Paulo, 11/11/2010, 20/11/2010, 26/11/2010, 28/11/2010 e 07/12/2010, p. A3.
39 O Estado de S. Paulo, 11/11/2010, 25/11/2010, p. A3.
38 O Estado de S. Paulo, 03/11/2010 e 06/11/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

349



comentou uma entrevista em que Temer negou que o partido daria trabalho à presidenta: “Pilatos

não diria melhor. Nem Pinóquio [...] Será com isso [com este PMDB fisiológico] que Dilma

governará”. O PMDB chegou a anunciar a formação de um “blocão” com outros partidos de centro,

no intuito de assumir sozinho o comando do Congresso. Esse “bote ou ensaio de bote do PMDB”

foi enfatizado pelo Estadão como o primeiro desafio para a nova presidenta42.

O jornal chamou de “apetites imoderados” as pretensões do PMDB na partilha ministerial.

Temer reconheceu que, embora o partido ficasse com o mesmo número de pastas que tinha no

governo Lula, “caiu a densidade dos Ministérios atribuídos ao partido”. Porém, publicamente, dizia

que isso não incomodava os peemedebistas. Sobre esse apetite não satisfeito, o OESP alertou Dilma:

“os políticos apreciam guardar as suas frustrações no congelador – à espera do melhor momento

para dar o troco ao governante que lhes deu menos do que se achavam no direito de receber”43. O

jornal avaliou que a recém-eleita Dilma estaria, desde já, com dificuldades para gerir o arranjo

político herdado do governo Lula/PT – que o jornal admitiu não ter sido inventado por Lula, mas

sustentou, em tom irônico, que foi por ele aprimorado negativamente – com grande quantidade de

partidos fisiológicos em busca de quinhões de poder44.

Nos dois últimos dias de 2010, os editoriais do Estadão fizeram balanços dos governos Lula.

Reconheceram que o país “viveu uma longa fase de prosperidade”, com crescimento da economia,

aumento do mercado de consumo, elevação dos salários, transferência de renda – todos com bons

números – e a política de conciliação de classes que beneficiou ricos e pobres. Porém, na cosmovisão

político-ideológica do jornal, tudo isso só foi possível pela manutenção do tripé-macroeconômico

neoliberal e, principalmente, graças às reformas econômicas – abertura ao mercado internacional,

privatizações, Lei de Responsabilidade Fiscal e Plano Real – herdadas do governo FHC/PSDB. Ou

seja, o que o PT fez de bom foi graças ao PSDB. E o que fez de ruim foi parte da histórica cartilha

petista mesmo: a política desenvolvimentista do segundo mandato de Lula; a diminuição no superávit

primário; o não aprofundamento de reformas neoliberais – tributária e previdenciária –; a diplomacia

“terceiro-mundista”; a “exploração deslavada do carisma” de Lula; e as críticas feitas por ele à

imprensa45.

45 O Estado de S. Paulo, 30/12/2010 e 31/12/2010, p. A3.
44 O Estado de S. Paulo, 16/12/2010 e 24/12/2010, p. A3.
43 O Estado de S. Paulo, 12/11/2010 e 24/12/2010, p. A3.
42 O Estado de S. Paulo, 18/11/2010 e 16/12/2010, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

350



Créditos iniciais desde que a agenda seja neoliberal

O primeiro mês de um novo governo não costuma ter grandes sobressaltos e assuntos para a

imprensa noticiar e comentar. O novo Congresso ainda não tomou posse, a equipe ministerial apenas

começa a se familiarizar com as pastas, a equipe econômica tem pouca margem de atuação e a

presidenta se adapta à função. Se no geral é assim, o mês de janeiro de 2011 foi ainda mais calmo por

se tratar de um novo governo de continuidade e que manteve boa parte dos ministros do governo

anterior.

Apesar de ter feito histórica oposição ao PT, aos governos Lula da Silva e pedido voto contra

a candidata/presidenta Dilma Rousseff, os primeiros editoriais do Estadão apontaram para uma

trégua inicial à nova mandatária. O jornal chamou Dilma de “a presidente de todos os brasileiros” e

insinuou que a população e a imprensa deveriam “conceder-lhe um crédito inicial de confiança”, pois

é assim em países democráticos. Porém, no mesmo dia, outro editorial apresentou quais seriam os

“desafios de Dilma” na visão do periódico: inflação, excesso de gasto público, déficit nas contas

externas, carência de investimentos governamentais e, principalmente, a necessidade de “neutralizar a

influência e o apego ao poder de seu antecessor”46.

Foi comum nos primeiros editoriais, e isso se repetirá ao longo de todo o período de governo

Dilma, a insistência do Estadão em criticar toda e qualquer movimentação política ou falas do

ex-presidente Lula da Silva. Haverá casos até em que o jornal tentou indispor Dilma frente ao

ex-presidente. OESP reconheceu que o governo Lula serviu para “mudar o País para melhor”, mas

em sua cosmovisão, esta mudança foi feita sob “estilo populista” e “preocupação obsessiva” de ser

reconhecido como um líder de origem popular. Lula é mostrado como “boquirroto, megalômano e

narcisista” e que passaria os próximos anos cultivando esta mesma imagem47.

O discurso de posse de Dilma foi elogiado pelo jornal que viu nela promessas de retomada

da “pauta de reformas” política e tributária, compromisso com a estabilidade econômica e a

liberdade de imprensa. Dias depois, outro texto apontou para uma “virada de página” em relação ao

governo anterior. O jornal repercutiu a primeira reunião ministerial em que o governo reconheceu a

necessidade de promover cortes no Orçamento. O Estadão elogiou e cobrou: “o zelo administrativo

47 O Estado de S. Paulo, 01/01/2011, p. A3.
46 O Estado de S. Paulo, 01/01/2011, p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

351



evidenciado por Dilma não a exime da coragem de ousar. É o que transforma gestores em

estadistas”48.

O principal tema cobrado pelo Estadão sobre Dilma já foi publicado no quarto dia de seu

mandato. Em janeiro, foram quatro editoriais a exigir ajuste fiscal e grandes cortes no Orçamento da

União. Segundo o periódico, era preciso fazer um “freio na gastança” e dar uma grande “tesoura para

Dilma”. O governo sinalizou com cortes na casa dos R$ 30 bilhões, mas para os “analistas

independentes” ouvidos pelo jornal, o país precisaria de um corte de R$ 64 bilhões no Orçamento.

Era comum o jornal usar a expressão “herança maldita” para se referir ao Orçamento herdado pela

presidenta49.

Para justificar os pedidos de ajuste fiscal e cortes no Orçamento, OESP se baseou em uma

teoria econômica questionável: “o gasto público é um componente importante na formação dos

preços”50. Ou seja, na visão ideológica do periódico, o Estado e seus investimentos públicos são os

principais responsáveis pela alta inflacionária. O aquecimento da economia interna, a expansão do

emprego e os fatores internacionais eram apenas secundários, segundo o jornal. Assim, a elevação na

taxa Selic feita pelo Banco Central em janeiro de 2011 (os juros básicos passaram de 10,75% para

11,25%) foi elogiada como um “remédio amargo”, mas necessário para conter a inflação. A Selic só

poderia ser reduzida quando o governo cortasse “as despesas públicas”51.

Considerações Finais

Esta pesquisa corrobora qualitativamente as conclusões quantitativas de Fernando Azevedo

(2017) sobre a histórica e inequívoca ação da grande imprensa brasileira na formação do antipetismo

eleitoral no período da Nova República.

No pleito de 2010, o Estadão manteve a posição de destaque editorial à eleição, sempre com

valorações negativas à candidata petista e apoio explícito ao candidato peessedebista. A análise das

fontes permitiu ainda reforçar o argumento do Azevedo (2017) e de Luis Felipe Miguel e Flávia

Biroli (2017) de que a imprensa brasileira, e o Estadão em particular, são importantes atores políticos,

agindo para orientar e direcionar as classes médias e altas e também o campo político de

51 O Estado de S. Paulo, 23/01/2011, p. A3.
50 O Estado de S. Paulo, 13/01/2011, p. A3.
49 O Estado de S. Paulo, 04, 09, 13 e 27/01/2011, p. A3.
48 O Estado de S. Paulo, 02 e 18/01/2011 p. A3.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

352



centro-direita. Ainda, este trabalho vai ao encontro do trabalho feito por Ariel Goldstein (2017), que

mostra como, historicamente, o Estadão apelou aos mesmos pacotes interpretativos utilizados contra

Vargas, Jango e Lula, de “populismo”, “radicalismo” e “corrupção”, para rotular, desmerecer e se

opor à candidatura presidencial de Dilma.

Em suma, o Estadão abusou da adjetivação negativa ao campo político-ideológico de esquerda

e agiu como radical opositor da candidata petista. Pelos anos seguintes, o jornal faria indisfarçável

oposição à presidenta Dilma Rousseff. Embora arvore-se como porta-voz da “opinião pública”, na

prática, o jornal promoveu em seus editoriais um monólogo ideológico sem a mínima pretensão de

se mostrar imparcial ou debatedor.

Referências bibliográficas:

AZEVEDO, Fernando Antônio. A grande imprensa e o PT (1989-2014). São Carlos: Edufscar,
2017.
______. Diários Nacionais. In: GONÇALVES, Mirian (org). Enciclopédia do golpe (vol.2).
Bauru: Canal 6, 2018.
CAPELATO, Maria Helena. História do tempo presente: a grande imprensa como fonte e objeto de
estudo. In: DELGADO, Lucília de Almeida Neves e FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.).
História do tempo presente. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
DIAS, Luiz Antonio e SOUZA, Rafael Lopes. Golpes e narrativas: a imprensa em 1964 e 2016. In:
DIAS, Luiz Antonio e SEGURADO, Rosemary. O golpe de 2016: razões, atores e consequências.
São Paulo: Intermeios, 2018.
FONSECA, Francisco. O Consenso Forjado: a grande imprensa e a formação da agenda
ultraliberal no Brasil. São Paulo: Editora Hucitec, 2005.
GOLDSTEIN, Ariel. Prensa tradicional y liderazgos populares en Brasil. Raleigh, NC, EUA:
Editorial A Contracorriente, 2017.
GUILHERME, Cássio Augusto. A imprensa como partido político-ideológico: o caso do jornal
O Estado de S. Paulo. Revista Dimensões, v. 40, jan-jun, 2018.
______. Conflitos e disputas na aliança PT e PMDB na eleição de 2010. Revista Transversos, n.
18, abr. 2020a.
______. Cronologia do afastamento de Eduardo Campos (PSB) da esfera política do petismo
(2011-2013). Revista Espaço Acadêmico, n. 225, nov/dez. 2020b.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla (org.).
Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2011.
MIGUEL, Luís Felipe e BIROLI, Flávia. Notícias em disputa. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

353



SINGER, André Vitor. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo:
Companhia das Letras, 2012.

Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 39, v. 15, n. 1 (Mar. 2023/Set. 2023)

354


