Dando Voz aos Anúncios: Os escravos nos registros de Jornais Capixabas (1849-1888)

Autores

  • Heloisa Souza Ferreira

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os anúncios de escravos, relativos à venda, fuga e aluguel, contidos nos periódicos capixabas do século XIX. Por meio desses anúncios percebemos aspectos corriqueiros da vida social capixaba, por exemplo, a utilização dos jornais como forma de intimidar infratores da lei. Esse recurso foi muito utilizado nos anúncios de fuga, quando os senhores desconfiavam que a fuga do seu cativo estava associada à iniciativa de terceiros. Atrav�s dos anúncios de fuga também visualizamos as diversas motivações relacionadas a esse ato, e também podemos perceber como as relações entre senhores e escravos foram pautadas por uma espécie de código moral, de uma noção do que era "justo" dentro da rígida hierarquia social a que estiveram submetidos. Nesse sentido, ao comunicar uma fuga muitas vezes o senhor tinha uma noção do motivo da "escapada". Os anúncios de venda e aluguel, apesar do caráter comercial, nos mostram que nem sempre as transações de cativos foram medidas arbitrárias que levavam em conta apenas os desejos da elite senhorial.

Abstract:
The aim of this paper is to analyze the advertisements of slaves for sale, rental and flight contained in the journals capixabas nineteenth century, through those ads we see everyday aspects of social life in Espirito Santo, for example, the use of newspapers as a way to deter offenders the law. This feature has been widely used in the ads run, when you suspected that the escape of his captive was associated with the initiative of others. Through ads leakage also visualize the different motivations related to that act, and we can also see how the relationships between masters and slaves were guided by a kind of moral code, a notion of what was "fair" within the rigid social hierarchy they were submitted. In this sense, to report a leak many times did you have an idea of why the "escape". Ads for sale and rent, despite the commercial character, shows us that not always the transactions captives were arbitrary measures that took into account only the wishes of the noble elite.

Palavras chave:
ANÚNCIOS DE ESCRAVOS, ACOITAMENTO, INTIMIDAÇÃO VERBAL .

Keywords:
ANNOUCEMENTS SLAVES, OUTLET, VERBALL BULLYING.

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Publicado

2010-12-30