A importância do reforço da doutrina do Purgatório por Trento para o desenvolvimento da atuação dos leigos na busca pela salvação

Autores

  • Manoela Vieira Alves de Araújo Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Purgatório, São Miguel, Concílio de Trento.

Resumo

O destino da alma após a morte sempre foi, ao longo dos diferentes momentos da história, uma das grandes preocupações do ser humano, tendo influenciando seus pensamentos, suas ações, enfim, estando presente nos mínimos acontecimentos de sua vida cotidiana. A vida do crente transforma-se quando ele pensa que nem tudo fica perdido com a morte e passa a atuar em prol de sua própria salvação. Contudo, mesmo quando as autoridades católicas propuseram o ideal da prática de uma religiosidade mais dogmática, ascética, as dificuldades de sua realização foram imensas, pois a imposição do rigorismo sempre colide contra a vivência dos homens comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Vieira Alves de Araújo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Venho desenvolvendo ao longo da graduação, mestrado e doutorado, pesquisas relacionadas com as irmandades religiosas mineiras ao longo do século XVIII, em especial as irmandade de São Miguel e almas e as santas Casas de Misericórdia, atuando principalmente nos temas: irmandades, religiosidade, morte, Purgatório, salvação da alma, pobreza e caridade.

Referências

ARAÚJO, Ana Cristina. A morte em Lisboa: atitudes e representações (1700-1830). Lisboa: Editorial Notícias, 1997.

DAVIDSON, N. S. A Contra-Reforma. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

DELUMEAU, Jean. A Confissão e o Perdão: as dificuldades da confissão nos séculos XIII a XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

________. O Pecado e o Medo: a culpabilização no ocidente (séculos 13-18). Bauru, SP: EDUSC, 2003.

________. História do Medo no Ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FERNANDES. Maria de Lourdes Correia. Da reforma da Igreja à reforma dos cristãos: reformas, pastoral e espiritualidade. In: MARQUES, João Francisco; GOUVEIA, António Camões (coord.). História Religiosa de Portugal. Humanismos e Reformas. vol 2. pp.15-44

LE GOFF, Jacques. O nascimento do Purgatório. Lisboa: Estampa, 1995.

LIMA, Lana Lage da Gama (org.). Mulheres, Adúlteros e Padres. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1987.

LONDOÑO, Fernando Torres. A outra família: concubinato, Igreja e escândalo na Colônia. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

MARTINS, William de Souza. Membros do Corpo Místico: ordens terceiras no Rio de Janeiro (C. 1700-1822). São Paulo: Edusp, 2009.

VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média ocidental: séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.

VIDE, Sebastião Monteiro da. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia feitas e ordenadas pelo ilustríssimo e reverendíssimo senhor D. Sebastião Monteiro da Vide 5º arcebispo e do Conselho de sua Majestade: proposta e aceita em o Sínodo Diocesano, que o dito senhor celebrou em 12 de junho de 1707. FEITLER, Bruno; SOUZA, Everton Sales; JANCSÓ, Istvan; PUNTONI, Pedro (orgs.). São Paulo: EDUSP, 2010.

VOVELLE, Michel. As Almas do Purgatório, ou, O trabalho de luto. São Paulo: UNESP, 2010.

ZANON, Dalila. A Ação dos Bispos e a Orientação Tridentina em São Paulo (1745-1796). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em História, Campinas, 1999.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-01-31