https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/issue/feed Texto Livre 2024-02-23T18:49:36-03:00 Daniervelin Pereira revistatextolivre@letras.ufmg.br Open Journal Systems <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;"><em>Texto Livre</em> é um periódico de publicação contínua, de acesso aberto online, mantido pela <a href="http://www.letras.ufmg.br/site/" target="_blank" rel="noopener">Faculdade de Letras</a> da <a href="https://ufmg.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Federal de Minas Gerais</a> (Brasil) desde 2008. Ele publica artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, resenhas críticas, entrevistas e dossiês, com avaliação por pares, que abordem a multi/pluri/inter/transdisciplinaridade nas linhas de linguística, semiótica, educação, comunicação, tecnologias da informação e computação, tradução, robótica e cultura livre relacionadas às tecnologias. Tem como missão fomentar a produção científica nessas linhas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. São temas correlatos de interesse desse periódico: ensino de línguas mediado por tecnologias, comunicação nas mídias, uso de tecnologias no ensino-aprendizagem, recursos educacionais abertos, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, impacto das tecnologias na tradução, divulgação em software livre e outros temas que trazem relação com as tecnologias. A revista aceita textos em português, espanhol, inglês e francês. A <em>Texto Livre</em> destina-se aos pesquisadores e a uma audiência não acadêmica interessada nos temas da revista.<br /></span></span></p> https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/51248 Planejamento e elaboração de atividades didáticas para o ensino de francês em um ambiente virtual de aprendizagem 2024-02-14T18:40:56-03:00 Luciano Magnoni Tocaia lucianotocaia@uol.com.br <p>Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o processo de elaboração de material didático para um curso online destinado ao ensino de francês como língua estrangeira por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O curso, de natureza assíncrona, foi desenvolvido no quadro de uma formação pedagógica e linguística para estagiários de francês e teve a participação de dois alunos-estagiários bolsistas em um centro de extensão de uma universidade federal brasileira. O curso baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos propostos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2021) e no uso de gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Dolz; Schneuwly, 1998; Schneuwly; Dolz, 2004). O material desenvolvido foi organizado de forma a desenvolver atividades na plataforma Moodle que visam tanto a sensibilizar ao aprendizado do francês por meio dos gêneros textuais quanto a contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004; Stutz; Cristovão, 2011) dos alunos, possivelmente transferíveis a outros gêneros. Os resultados, após a elaboração do curso, apontam para a eficácia do ambiente virtual Moodle para o ensino de línguas e o respectivo desenvolvimento de atividades interacionais que possibilitam o agir em língua estrangeira, em virtude da variedade de recursos oferecidos pela plataforma, podendo atender a demandas e a estilos diversos de aprendizagem.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luciano Magnoni Tocaia https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/49223 Intimidade ou ostentação? 2024-02-15T08:27:42-03:00 Danilo Vizibeli danilovizibeli@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é refletir sobre os discursos que circulam acerca do livro e da leitura e, especificamente, analisar, sob a ótica da Análise do Discurso, a partir das contribuições de Foucault (2006, 2009, 2010, 2014) a este campo, vídeos de <em>booktubers</em> com apresentações de estantes dos comentadores em uma prática chamada por eles de <em>bookshelf tour</em>. Destacam-se os sentidos de: mostrar que se é um leitor; de capital social para aquele que lê; e de socialização das práticas leitoras, por meio da fluidez e da dinamicidade da web, em suas possíveis correlações com o ensino de leitura e escrita no Brasil. Questiona-se, com a regularidade de tais práticas, novas pluralidades para os significados da leitura, abertas a formatos audiovisuais e a formas variadas de falar sobre livros e leituras. O <em>corpus</em> é composto por três vídeos do YouTube nos quais acontece a montagem de estantes e organização desses espaços. O conceito fundamental da Análise do Discurso para este estudo é o conceito de sujeito, na perspectiva foucaultiana, além dos conceitos de poder e saber também mobilizados por este autor. A concepção de leitura adotada advém dos estudos de Chartier (1998, 1999, 2019) e da história cultural da leitura.</p> 2024-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Danilo Vizibeli https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/49118 Treinamento e análise de um modelo de tradução automática baseado em Transformer 2024-02-23T18:49:36-03:00 Clóvis Henrique Martins Pimentel clovismpimentel@gmail.com Thiago Blanch Pires thiagocomaga@gmail.com <p>O presente trabalho possui como objetivo a análise dos modelos de tradução automática baseados em <em>Transformer</em>. Em específico, a pesquisa visa o teste da viabilidade do uso de modelos treinados a partir de <em>corpus</em> especializado. Para o treinamento do modelo, foi construído um <em>corpus</em> paralelo inglês-francês a partir de sete textos da Convenção de 25 de outubro de 1980 sobre os Aspectos Civis do Rapto Internacional de Crianças. Os resultados de tradução obtidos pelo modelo treinado foram comparados com aqueles produzidos pelo Google Tradutor. Para a etapa de avaliação foram utilizados os métodos de avaliação automática sacreBLEU e avaliação humana. Os resultados da avaliação automática de frases produzidas pelo modelo treinado foram, em média, mais positivos que aqueles gerados pelo modelo não treinado. A avaliação humana das frases revelou que houve erros de adequação no uso da linguagem específica à matéria da Convenção da Haia de 1980 tanto em frases geradas pelo modelo treinado, quanto em frases geradas pelo modelo do Google Tradutor.</p> 2024-04-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Clóvis Henrique Martins Pimentel, Thiago Blanch Pires https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/49106 Auto-eficácia e atitude em relação à utilização de ferramentas Web 2.0 para a aprendizagem de inglês online 2024-01-15T17:39:33-03:00 Juan Fernando Gómez Paniagua jgomez2@tdea.edu.co Jorge Emiro Restrepo jorge.restrepo67@tdea.edu.co Claudio Díaz Larenas claudiodiaz@udec.cl Julio Antonio Álvarez Martínez julio.alvarezm@udea.edu.co <p>As tecnologias da Web 2.0 fornecem vários recursos para a aprendizagem online da língua inglesa. A investigação tem como objetivo analisar as diferenças na percepção das crenças de auto-eficácia nas competências comunicativas e na atitude em relação à utilização de ferramentas da Web 2.0 na aprendizagem online da língua inglesa, tendo em conta a variável gênero. Foi realizado um estudo não-experimental, ex post facto, des- critivo-inferencial e transversal com uma amostra de 861 estudantes numa universidade pública na Colômbia. Os resultados indicaram que, a partir do Modelo de Sala de Aula Invertida em Encontros Síncronos (MAIES), os homens têm maior auto-eficácia em todas as competências comunicativas e utilizam mais os recursos da Web 2.0. As diferenças entre os gêneros são atribuídas à motivação intrínseca, extrínseca e instrumental, à forma como as mulheres adotam o MAIES e a um possível sentimento de ”auto-complacência” na forma como os homens avaliaram a sua auto-eficácia na aprendizagem de línguas estrangeiras (L2). Nesta amostra, o gênero é um aspeto diferencial da aprendizagem da língua inglesa através do MAIES, no que diz respeito às crenças de auto-eficácia e à utilização de ferramentas da Web 2.0. Foram retiradas algumas implicações pedagógicas tendo em conta os resultados.</p> 2024-04-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Juan Fernando Gómez Paniagua, Jorge Emiro Restrepo, Claudio Díaz Larenas, Julio Antonio Álvarez Martínez https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47937 Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês 2023-10-09T14:06:21-03:00 Marcella dos Santos Abreu marcella.abreu@ufpi.edu.br Lorrana Crystina da Costa Dias lorranadias321@gmail.com Maria Eduarda de Sousa Oliveira maduoliveira2605@gmail.com <p>Em percursos formativos com futuros/as professores/as de língua francesa foi observado o apagamento da criticidade em planejamentos de sequências didáticas que envolvem a busca, seleção, análise, adaptação, organização e compartilhamento de materiais digitais (Deschaine; Sharma, 2015). Tal problemática será discutida neste artigo, que visa explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de recursos técnico-pedagógicos para a educação linguística. Os resultados das análises até o momento realizadas apontam que as fontes às quais permanentemente recorrem aqueles estudantes na preparação de seus planos de aula (vídeos e podcasts instanciados em portais midiáticos e em plataformas de streaming) podem inviabilizar o desenho didático ético, estético (Rocha, 2019) e decolonial (Veronelli; Daitch, 2021) de experiências de ensino-aprendizagem para a expansão de repertórios em línguas. Com o intuito de compreender o problema descrito, pretende-se, para além da discussão dos resultados parciais de duas pesquisas em andamento, apontar a necessidade de criarmos referenciais teórico-metodológicos que possam decolonizar a curadoria-autoria de materiais nesse campo, desde a formação de educadores/as à sua atuação em comunidades de aprendizagem.</p> 2024-01-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Marcella dos Santos Abreu, Lorrana Crystina da Costa Dias, Maria Eduarda de Sousa Oliveira https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47929 Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico 2023-09-11T12:36:07-03:00 Luciene Bomfim luciene.bomfim@ifms.edu.br Fabiana Biondo fabibiondo@gmail.com Iasmin Maia profaiasmaia@gmail.com <p>Neste trabalho, analisamos uma vivência educacional que combinou a técnica <em>Photovoice</em> e a Pedagogia Psicodramática, aliadas ao trabalho com linguagens na perspectiva dos multiletramentos, para a formação crítica de adolescentes. A partir de um projeto interdisciplinar, desenvolvido por meio de TDICs, buscou-se ampliar e integrar a visão dos estudantes acerca do cuidado tridimensional: eu-outro-meio ambiente. O projeto foi desenvolvido com alunos de 1º e 2º anos da educação profissional técnica de nível médio, no interior do Mato Grosso do Sul, Brasil, em 2021, durante a pandemia da Covid-19, momento em que se evidenciou ainda mais a necessidade de olhar para o “eu”, para as relações “eu-outro” e para as relações “nós-meio ambiente”. A partir dos registros fotográficos com o <em>Photovoice</em>, os participantes produziram textos multissemióticos utilizando a mixagem de linguagens e mídias digitais. Para este trabalho, selecionamos as etapas do projeto de ensino, o qual foi organizado em quatro fases: aquecimento inespecífico, aquecimento específico, dramatização e compartilhamento. Para efeito de análise, utilizamos a proposta dos multiletramentos e os quatro processos do conhecimento: experienciar o novo; conceitualizar com teoria; aplicar criativamente; e analisar criticamente. As análises permitiram observar o desenvolvimento de habilidades críticas acerca de questões socioambientais que impactam o cotidiano dos participantes.</p> 2024-02-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luciene Bomfim, Fabiana Biondo, Iasmin Maia https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47924 ”Na palma da mão” 2023-08-31T10:48:27-03:00 Junia de Carvalho Fidelis Braga juniadecarvalhobraga@gmail.com Ronaldo Corrêa Gomes Junior ronaldocgomes@gmail.com <p>O potencial dos celulares como recurso para mediar oportunidades de ensino e aprendizagem tem sido tema de pesquisas no contexto educacional. No entanto, o papel desses dispositivos no contexto de formação, especialmente com relação ao exercício de agência do professor, é tema pouco explorado. O conceito de agência tem sido discutido sob diferentes perspectivas e muitos estudos nessa área compartilham o pensamento de que agência é uma das características do comportamento humano. Neste trabalho, buscamos discutir o conceito de agência pelas lentes da perspectiva ecológica e da complexidade, por se tratar de perspectivas que esclarecem a forma como o exercício da agência pelos seres humanos emerge como agentes que podem influenciar e serem influenciados pelo seu contexto. O objetivo deste estudo foi o de identificar: i) instâncias de agência na atuação de professores em formação inicial; ii) ações mediadas pelo uso de celulares por esses professores; e iii) questões intrapessoais que podem influenciar a agência desses professores. Os dados foram gerados por meio de um questionário semi-estruturado em turmas de graduação e especialização sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas. Esses dados foram tratados e tabulados com o apoio do software Atlas-TI e a análise e discussão dos dados foram pautadas em características da agência como sistema complexo. Com este estudo, esperamos evidenciar a natureza multifacetada do conceito de agência em se tratando da integração de tecnologias móveis na prática docente, destacando a sua importância para a formação inicial de professores de línguas.</p> 2024-04-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Junia de Carvalho Fidelis Braga, Ronaldo Corrêa Gomes Junior https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47754 Corpus de aprendizes de português da Universidade de Macau e ensino de português L2 2023-09-30T16:17:08-03:00 Jing Zhang jingz@um.edu.mo Mu You youmuafonso@qq.com <p>O presente artigo apresenta um corpus de aprendizes chineses de português L2 com a anotação de <em>PoS</em> e lema, destacando-se sua potencialidade de análise quantitativa e qualitativa na identificação de padrões linguísticos dos aprendizes, contribuindo, dessa forma, para o ensino de português L2. Este <em>corpus</em> (Corpus de Aprendizes de Português da Universidade de Macau), denominado UMPLC, contém, no total, 933 composições produzidas por 122 estudantes de português da Universidade de Macau durante três anos de estudo consecutivos. A anotação de <em>PoS</em> e lema realizou-se através do Stanza, anotador automático desenvolvido por Qi et al. (2020). A fim de garantir a consistência de anotação, o resultado foi revisado manualmente. Nesta pesquisa, as informações de <em>PoS</em> e lema permitem-nos investigar quantitativa e qualitativamente diversos fenômenos existentes no <em>corpus</em> relativos ao aspeto lexical e à mudança diacrônica desse aspeto. Dois estudos foram realizados com base em uma abordagem contrastiva, comparando-se o português dos aprendizes do <em>corpus</em> com o português nativo. Foram descobertas características de não-natividade linguística desses aprendizes, o que permitirá que os professores de português L2 se concentrem nas áreas em que é necessário um trabalho corretivo.</p> 2023-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Jing Zhang, Mu You https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47836 Densidade lexical em textos gerados pelo ChatGPT 2023-08-28T11:57:30-03:00 Antonio Marcio Da Silva antonio.dasilva@essex.ac.uk Lucia Rottava luciarottava@yahoo.com.br <p>O avanço tecnológico tem tido um grande impacto na produção escrita, especialmente em Línguas Adicionais (LAs). Embora a tecnologia tenha trazido novas oportunidades para o ensino de LAs, ela também apresenta desafios, incluindo preocupações sobre a complexidade da escrita e a autenticidade dos trabalhos dos alunos. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, plataforma de inteligência artificial (IA) que tem sido objeto de debates desde sua popularização em 2022. Este estudo analisa um corpus composto por seis tarefas produzidas pelo ChatGPT em cinco idiomas (alemão, espanhol, francês, italiano e português), considerando os níveis de proficiência propostos pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que totalizou 2991 textos e 706,401 palavras. Os dados foram gerados por alunos em um laboratório de informática em uma universidade britânica a partir de 100 diferentes perfis na plataforma do ChatGPT, seguindo instruções dos pesquisadores. A análise dos dados utiliza a linguística sistêmico-funcional (LSF) e o conceito de densidade lexical (Halliday, 1985, 1987, 1993; Halliday; Matthiessen, 2014) para investigar a complexidade dos textos produzidos, dado que a complexidade lexical está relacionada à proficiência na escrita, na qual textos mais avançados usam proporcionalmente mais “palavras de conteúdo” (nomes, verbos, adjetivos e alguns advérbios de modo). Os resultados revelam que o ChatGPT não segue as instruções das tarefas quanto ao número de palavras solicitadas, impactando, assim, no cálculo da densidade lexical, nem produz textos que mostram diferenças significativas da densidade lexical entre as línguas adicionais e níveis de proficiência.</p> 2023-11-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Antonio Marcio Da Silva, Lucia Rottava https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47843 Dispersos em tempos de economia da atenção 2023-12-06T08:06:34-03:00 Ana Carolina Cortez Noronha anacnoronha@yahoo.com <p>Este ensaio tem por objetivo trazer algumas reflexões sobre os efeitos do uso exacerbado da tecnologia nos dias de hoje e sobre o modo como isso afeta os sujeitos contemporâneos e sua capacidade de raciocínio complexo e de aprendizagem dentro e fora da escola. Essas reflexões se assentam sobre questões situadas na intersecção entre tecnologia e ciências humanas, como a superestimulação e a continuidade trazidas pelo uso das tecnologias digitais que se chocam com a necessidade de quietude e desaceleração para a aprendizagem e o raciocínio complexo. A intensificação do uso das tecnologias digitais que vivemos afeta o funcionamento do cérebro e dispersa a atenção, apontada como o principal ativo contemporâneo – donde o termo “economia da atenção” surge para substituir o de "economia da informação". Reflete-se também sobre qual o papel da escola no direcionamento de seus alunos quanto a essa mudança de paradigma.</p> 2024-03-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Carolina Cortez Noronha https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47835 Laboratório virtual de pesquisa escolar com gramática 2023-08-24T16:50:02-03:00 Wagner Rodrigues Silva wagnersilva@uft.edu.br Andreia Cristina Fidelis andreiafidellis@gmail.com Kiahra Antonella kiahra.antonella@ifto.edu.br <p>Este artigo descreve uma estratégia inovadora do estudo da gramática, em aulas de Língua Portuguesa, em uma escola pública brasileira. Tal estratégia foi mediada por materiais didáticos produzidos colaborativamente por representantes de escola básica e de universidade, orientados pela abordagem investigativa e pedagógica da educação científica, desenvolvida no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Trata-se de uma investigação interventiva caracterizada como uma pesquisa baseada em <em>design</em>, pois se assume o esforço colaborativo para o aprimoramento da prática de ensino e para o fortalecimento de teorias de referência. É uma pesquisa financiada pelo governo federal do Brasil, dentro do Programa Ciência na Escola (PCE). A análise comparativa de respostas compartilhadas por estudante, em entrevistas orais realizadas por suas professoras, antes e depois da intervenção pedagógica, revelou uma expressiva ressignificação de representações discentes sobre aulas de língua materna, gramática, pesquisa e ciência. Isso resultou na superação de compreensões pelos estudantes, as quais foram compartilhadas previamente de forma ampla e equivocada.</p> 2024-01-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Wagner Rodrigues Silva, Andreia Cristina Fidelis, Kiahra Antonella https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47783 Adaptação e evidências de validade do Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP) para o português brasileiro 2023-08-20T20:53:39-03:00 Helena Alves de Carvalho Sampaio dr.hard2@gmail.com Nukácia Meyre Silva Araújo nukacia.araujo@uece.br Patrícia Cândido Alves patricia7alvess@gmail.com Lisidna Almeida Cabral lissidna@yahoo.com.br <p>Adotando a perspectiva interdisciplinar da linguística aplicada (Moita Lopes, 2006) e assumindo a relação intrínseca entre linguagem e práticas sociais, neste artigo, apresentamos a validação de um instrumento de avaliação de <em>podcast</em> educacional cujo conteúdo vise ao desenvolvimento do letramento em saúde. O uso de <em>podcasts</em> como estratégia de educação em saúde vem aumentando nos últimos anos. Os profissionais dessa área precisam, por outro lado, analisar a adequação desse tipo de recurso educacional digital (RED). Para análise deste tipo de RED, foi desenvolvido, no contexto brasileiro, um instrumento destinado à avaliação de <em>podcast</em> educativo por profissionais de saúde. No entanto, no Brasil, não existe ainda um instrumento específico para avaliação de <em>podcast</em> pelo público ao qual se destina esse tipo de recurso educacional. O objetivo deste estudo então foi traduzir, adaptar e validar, para o português brasileiro, um instrumento com esta finalidade, no caso, o Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). Trata-se de um estudo metodológico, que se desenvolveu a partir das seguintes fases: 1) foi obtida autorização do autor principal para tradução e uso do instrumento; 2) em seguida, foram executadas etapas de tradução por tradutor profissional e de retrotradução do instrumento por falantes nativos da língua-cultura de partida, que passou a ser chamado de Instrumento de Avaliação de <em>Podcast</em> Educativo (IAPE); 3) um comitê de especialistas (três profissionais da área de saúde e uma linguista aplicada) discutiu a conformidade do protocolo com os objetivos da pesquisa e da área após a tradução e 4) finalmente, foi feita a validação da adaptação por juízes especialistas.</p> 2024-03-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Helena Alves de Carvalho Sampaio, Nukácia Meyre Silva Araújo, Patrícia Cândido Alves, Lisidna Almeida Cabral https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47588 O uso de tecnologias de informação e comunicação no estudo do inglês para fins específicos por futuros professores de matemática em tempos de guerra 2023-11-06T09:40:32-03:00 Natalia Dmitrenko nataliadmitrenko0302@gmail.com Yuliia Koliadych jlia_veretynska1818@ukr.net Liudmyla Melnyk rozdoba_l@ukr.net Oksana Voloshyna woloshina5555@gmail.com <p>O estudo trata do problema do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) por futuros professores de matemática. O objetivo do estudo é a justificativa teórica, o desenvolvimento metódico e a verificação experimental da tecnologia de aplicação de TIC para aumentar o nível de competência comunicativa em língua inglesa orientada profissionalmente no processo de aprendizagem da disciplina de inglês para fins específicos por futuros professores de matemática em condições de guerra. Com base na análise da literatura científica foi dada uma definição e foram desenvolvidas competências comunicativas em língua inglesa orientada profissionalmente, critérios multinacionais de atividades criativas e seus níveis (baixo, médio, alto), o que permitiu verificar o nível da competência comunicativa em língua inglesa profissionalmente orientada de futuros professores de matemática antes e depois do treinamento experimental. Foi desenvolvida e testada a tecnologia de utilização de ferramentas TIC no processo de estudo do IFE, foram dados exemplos de utilização de ferramentas TIC em aulas de inglês online e analisados os resultados da formação experimental de futuros professores de matemática. Os resultados do estudo confirmaram a hipótese de que o nível de competência comunicativa na língua inglesa profissionalmente orientada de futuros professores de matemática aumentará, se no processo de ensino à distância de IFE e as ferramentas TIC forem usadas de acordo com a tecnologia educacional desenvolvida.</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Natalia Dmitrenko, Yuliia Koliadych, Liudmyla Melnyk, Oksana Voloshyna https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47531 Expressões de busca e o uso de diferentes operadores avançados de pesquisa em um mecanismo de busca 2023-09-01T13:47:11-03:00 Antonio Carlos Picalho tonipicalho@gmail.com Luciane Maria Fadel liefadel@gmail.com Alexandre Leopoldo Gonçalves a.l.goncalves@ufsc.br <p>Pesquisar <em>online</em> é uma atividade presente na vida de muitas pessoas, principalmente no que diz respeito às pesquisas de rotina para resolver problemas do cotidiano. Simultaneamente, o volume de dados disponíveis na <em>web</em> cresce diariamente. Filtrar os resultados pode determinar a eficácia desta busca. Os mecanismos de busca também retornam outros elementos além dos resultados, compondo uma interface complexa. Essa complexidade pode dificultar o uso e desviar a atenção do usuário para esses elementos. Diante disso, o presente trabalho buscou examinar quais características nos resultados de pesquisa se destacam a partir do uso de operadores avançados na busca por documentos na <em>web</em>. Partindo do pressuposto de que a utilização desses operadores pode sugerir maior agilidade na busca e maior precisão aos resultados, a pesquisa identificou características apresentadas junto aos resultados de várias buscas. Por meio de uma pesquisa experimental, foram coletados e analisados os resultados presentes em 380 capturas de tela de usuários que reproduziram uma busca no Google em cinco cenários diferentes: busca livre; busca normalizada; busca com o operador booleano <em>AND</em> e acréscimo de aspas; busca com o operador <em>filetype:</em> e busca com o operador <em>site:</em>. Os resultados ressaltaram características como anúncios de pesquisa, sugestões de pesquisas já realizadas por outros usuários e quantidade aproximada de resultados. Entende-se que o uso de operadores avançados de pesquisa pode interferir não apenas nos resultados apresentados, mas também na sua forma de apresentação.</p> 2023-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Antonio Carlos Picalho, Luciane Maria Fadel, Alexandre Leopoldo Gonçalves https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47493 Norma digital e competência ortográfica de adolescentes em contextos vulneráveis 2023-08-08T12:59:14-03:00 Olga Fernández-Juliá ofernandez@us.es Alejandro Gómez-Camacho agomez21@us.es <p>Este artigo de pesquisa examina a relação entre competência ortográfica e competência digital em estudantes do Ensino Secundário Obrigatório em contextos vulneráveis. Foi realizado um estudo de casos comparando duas escolas secundárias em áreas carentes de transformação social com duas escolas sem problemas de integração social. A amostra consistiu em 126 estudantes com idades entre 14 e 16 anos, selecionados de forma intencional. Os resultados indicam que não há diferenças significativas na relação entre ortografia acadêmica e o uso de textismos na comunicação digital em ambos os tipos de escolas. Conclui-se que a escrita digital não prejudica a ortografia acadêmica dos estudantes adolescentes, independentemente do ambiente em que vivem. No entanto, os alunos das escolas em áreas carentes de transformação social apresentam um uso diferenciado da norma digital: utilizam menos textismos léxicos, semânticos e multimodais, e cometem um número maior de erros ortográficos. Essas descobertas destacam a necessidade de abordar de forma diferenciada a competência ortográfica e digital no contexto educacional para os estudantes, dependendo do contexto em que vivem e estudam.</p> 2023-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Olga Fernández-Juliá, Alejandro Gómez-Camacho https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46959 Faticidade e polidez em vereditos de vídeos tutoriais do YouTube 2023-08-03T13:46:38-03:00 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira adornomarciotto@gmail.com Joao Pedro Marques joaop.marquess@gmail.com <p>O objetivo deste estudo é investigar como/se a comunicação fática (Zuckerman, 2016), bem como o exercício da polidez (Locher; Watts, 2005; Miller, 2008), atuam na emissão de vereditos não-oficiais (Austin, 1975; Labinaz; Sbisà, 2021), emitidos em vídeos tutoriais do YouTube. Os dados foram coletados em abril e maio de 2020, por meio da lista dos vídeos mais visualizados na área de informática básica. A análise foi feita seguindo uma metodologia qualitativa e visou à identificação de recursos ligados à polidez relacional e à linguagem fática empregados nos vereditos. Os resultados revelaram que os vereditos foram construídos nesses vídeos com o objetivo de legitimar a informação comunicada, o que foi feito juntamente com o emprego de elementos ligados à polidez e ao trabalho relacional. O papel da comunicação fática foi também atestado como um traço significativo da comunicação não-oficial na esfera digital.</p> 2023-11-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Joao Pedro Marques https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46952 Legendas em árabe geradas por inteligência artificial 2023-08-03T13:52:43-03:00 Wala’ Mohammad Akasheh walaokasha2000@hotmail.com Ahmad S. Haider ah_haider86@yahoo.com Bassam Al-Saideen bsaidien@yahoo.com Yousef Sahari ysahari@ub.edu.sa <p>Este artigo examina os erros que o sistema de reconhecimento automático de fala (ASR) do Veed.io produz ao transcrever declarações faladas em árabe jordaniano para legendas. Tenta propor uma nova classificação para as legendas construídas com base em tecnologia de inteligência artificial. Através de uma combinação de análises qualitativas e quantitativas, o estudo examina os tipos de erros e seu impacto na compreensão. Os erros observados nas legendas geradas com base na análise linguística e fonética são categorizados em três tipos principais: exclusões, substituições e inserções. Além disso, a análise quantitativa mede a taxa de erro de palavras (WER) e mostra que o percentual de WER é de 38,857%, revelando que as exclusões são o tipo de erro mais comum, seguidas pelas substituições e inserções. O estudo recomenda a realização de mais pesquisas sobre sistemas ASR para dialetos da língua árabe e aconselha os legendadores a estarem cientes das limitações desses sistemas ao usá-los, garantindo que os editem e supervisionem adequadamente.</p> 2024-01-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Wala’ Mohammad Akasheh, Ahmad S. Haider, Bassam Al-Saideen, Yousef Sahari https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46902 Resenha de Designing for democracy: how to build community in digital environments 2023-08-11T08:27:39-03:00 Joao Carlos Sousa joao.carlos.sousa@iscte-iul.pt <p>O contributo que esta obra representa deve ser classificado como relevante e original. Relevante na medida em que coloca o "dedo na ferida" sobre as múltiplas implicações negativas das plataformas digitais na vida política, em concreto na qualidade do processo democrático, bem como da crescente polarização cultural. A obra é também original no sentido, em que trás para o debate pressupostos até aqui negligenciados como a arquitetura dos espaços digitais, sublinhando que estes potenciam uma cultura de tribalização política e cultural.</p> 2023-09-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Joao Carlos Sousa https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46865 Materiais didáticos digitais para o ensino/aprendizagem das ciências naturais 2023-08-28T19:40:27-03:00 Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa mayara.barbosa@ifb.edu.br Diana Marín Suelves diana.marin@uv.es Cecilia V. Becerra-Brito cbecerra@ull.edu.es Antía Cores Torres antiacorestorres@gmail.com <p>O impacto da tecnologia em diferentes áreas da vida cotidiana está cada vez maior. O grau de digitalização nas escolas aumentou exponencialmente nos últimos anos, tanto em termos organizacionais quanto didáticos. Prova disso é o aumento da produção de materiais didáticos digitais para todas as áreas e etapas da educação. Este artigo enfoca materiais desse tipo destinados à área de Ciências Naturais. Para mapear a produção, foi realizado um estudo bibliométrico, com base em uma busca de artigos científicos depositados nos bancos de dados Scopus e WOS. Noventa e um artigos foram analisados com base em indicadores de crescimento, colaboração e evolução temática. Os resultados mostraram um aumento na produção científica sobre o tema nos últimos cinco anos, o peso de países como os Estados Unidos e um grau considerável de colaboração entre os países. Quanto à evolução temática, há um foco nas áreas de gamificação, aprendizagem ativa e <em>e-learning</em>, sendo que estes aparecem como temas básicos ou fundamentais. Motivação, literacia ou alfabetização digital e educação científica surgem como temas motores, sugerindo uma possível agenda de pesquisa para os próximos anos. Esses dados possibilitam a identificação de autores e fontes de referência para futuras pesquisas sobre o tema. Como linhas de pesquisa futuras, é interessante continuar explorando e refletindo sobre o papel dos materiais didáticos digitais nos processos de ensino/aprendizagem por meio da introdução de análises em outras bases de dados, da realização de uma análise de conteúdo e da introdução de altimetria.</p> 2023-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Diana Marín Suelves, Cecilia V. Becerra-Brito, Antía Cores Torres https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46827 Mídia como um cenário de pedagogia crítica para promover letramentos de reexistência com professores de inglês em formação 2023-07-17T12:54:31-03:00 Edison Ferney Castrillón Ángel edison.castrillonan@gmail.com Beatriz Gama Rodrigues beatriz@ufpi.edu.br <p>Este estudo tem como objetivo revelar como a mídia, como um cenário de pedagogia crítica (Apple, 1990; McLaren; Kincheloe, 2007), pode promover letramentos de reexistência, por meio do desenvolvimento de narrativas de resistência (Kleiman; Sito, 2016; Silva-Souza, Ana Lúcia, 2009). Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Online (PQO) (Denzin; Lincoln, 2005) voltada para o paradigma sociocrítico (Freire, 1970) e Pesquisa-Ação Participativa Jovem (Mirra; Garcia; Morrell, 2015). Conduzimos este estudo por meio de um curso de mídia on-line composto por 18 sessões, com 18 professores de inglês em formação da Universidade Federal do Piauí (localizada no nordeste do Brasil) e da Universidad Católica Luis Amigó (localizada em Medellín, Colômbia). A pesquisa evidencia que: a) a maioria dos professores de inglês em formação revela alguma falta de consciência quanto ao uso e consumo crítico da informação nos meios de comunicação; b) o desenvolvimento de letramentos de reexistência ocorre quando os indivíduos se conscientizam e se empoderam em seus cenários para lutar por um mundo com mais justiça e equidade; c) a reexistência pode ocorrer quando práticas pedagógicas críticas de resistência são empregadas. Em conclusão, destacamos a importância de usar a mídia para questionar as estruturas de poder, promover a educação crítica para a equidade e gerar cenários para a participação ativa de professores e alunos para promover o desenvolvimento de letramentos de reexistência por meio de narrativas de resistência.</p> 2023-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Edison Ferney Castrillón Ángel, Beatriz Gama Rodrigues