Análise do tutorial do programa de análises acústicas Praat.

Autores

  • Aline Alves Fonseca UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.13-16

Resumo

Este artigo encontra-se dentro do tema documentação de Softwares Livres (SL) e tem como objetivo analisar o Tutorial do programa de análises acústicas Praat no âmbito da funcionalidade para usuários iniciantes. Tal análise se justifica por ser o Praat um programa de SL de amplo uso por pesquisadores nas áreas da fonética e fonologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Alves Fonseca, UFMG

Estudante de Doutorado PosLin/UFMG, área Linguística Histórica e Descritiva.

Referências

AMANO, W. I. Software Livre, interoperabilidade, padronização e usuários leigos. Disponível em:

http://under-linux.org/wiki/index.php/Artigos/SLUsuarios-leigos Jan/2007. Acesso em: 26 de Janeiro de 2009.

BOERSMA, P. e WEENINK, D. Praat: doing phonetics by computer. Disponível em:

http://www.fon.hum.uva.nl/praat/. Acesso em: 20 de Janeiro de 2009.

FRICKE-MATTE, A.C. O que a fonética tem a ver com software livre? Disponível em: http://underlinux.org/wiki/index.php/Artigos/fonetica-softwarelivre. Out/2006. Acesso em: 24 de Janeiro de 2009.

_______. Softwares e imóveis. Disponível em: http://under-linux.org/b103-software-e-imoveisAbr/2008. Acesso em: novembro de 2008.

PAIVA, V.L.M.O. A sala de aula tradicional X a sala de aula virtual. In: Congresso de Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais, 3, 2001, Belo Horizonte, In: Anais. Belo Horizonte, 2001. p.129-145. Disponível em: http://www.veramenezes.com/virtual.htm Acesso em: Novembro de 2008.

Downloads

Publicado

22-06-2009

Como Citar

FONSECA, A. A. Análise do tutorial do programa de análises acústicas Praat. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 2, n. 1, p. 13–16, 2009. DOI: 10.17851/1983-3652.2.1.13-16. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16561. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Documentação em Software Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)