A escrita em inglês como sistema adaptativo complexo: o desenvolvimento da fluência, precisão e complexidade gramatical por meio das TIC

Autores

  • Gisele Medina Nunes Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.49-67

Palavras-chave:

Sistemas adaptativos complexos. Interlíngua. Habilidade escrita. Língua Inglesa.

Resumo

Na procura por uma abordagem que tratasse a aprendizagem de línguas de uma forma mais global e dinâmica, linguistas aplicados como Larsen-Freeman (1997) e Paiva (2005) recorreram às teorias do Caos/Complexidade como metáfora para tratar desse processo. Nessa perspectiva, defende-se que aprender uma língua é um sistema adaptativo complexo, porque reúne todas as suas características: é aberto, sensível a fatores externos e a condições iniciais, imprevisível, não-linear, regido por regras de baixo nível e auto-organizável. Esta pesquisa foi investigar o desenvolvimento da interlíngua em duas alunas de um curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Inglesa – de uma universidade federal em um blog. Foram analisadas fluência, precisão e complexidade gramatical dos textos publicados além do trabalho colaborativo realizado.

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Biografia do Autor

Gisele Medina Nunes, Universidade Federal de Pelotas

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

ÁREA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

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Publicado

25-06-2014

Como Citar

NUNES, G. M. A escrita em inglês como sistema adaptativo complexo: o desenvolvimento da fluência, precisão e complexidade gramatical por meio das TIC. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 49–67, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.49-67. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16656. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia