CHAMADA PARA PROPOSTAS DE DOSSIÊS TEMÁTICOS - REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO

2021-12-07

A revista Trabalho & Educação convida pesquisadores(as) a submeterem propostas de Dossiês Temáticos para as edições de 2022 e 2023.

A revista Trabalho & Educação é um periódico quadrimestral publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE). A iniciativa de publicação parte da premissa de que a Revista contribua para o debate em relação às problemáticas próprias do campo de pesquisa em Trabalho e Educação, para a divulgação e socialização do conhecimento produzido nesse campo e para a formação acadêmica de docentes e pesquisadores(as) da área.

A proposta de dossiê deverá ser encaminhada pelo e-mail: revista.nete@fae.ufmg.br até o dia 31 de janeiro de 2022.

 

Critérios e Normas

A Comissão Editorial da revista Trabalho & Educação irá analisar a proposta de acordo com o escopo e política da revista.

A proposta de dossiê deve conter as seguintes informações:

  • Título do dossiê proposto.
  • Nome e currículo resumido dos(as) organizadores(as).
  • Ementa e breve justificativa sobre o tema proposto.
  • Lista com títulos e resumos dos artigos que comporão o dossiê. Os resumos deverão conter: apresentação do problema, procedimentos de pesquisa, principais resultados e principais referências.
  • Nome e currículo resumido dos(as) autores(as) dos artigos que comporão o dossiê.

Não será aceita proposta cujo tema já tenha sido publicado em outros dossiês da revista Trabalho & Educação nos últimos cinco anos, salvo em casos especiais a serem avaliados pela comissão editorial.

A proposta de dossiê deve conter no mínimo 6 e no máximo 10 artigos de autores(as) vinculados(as) a diferentes instituições nacionais e internacionais. Pelo menos 2 desses artigos devem ser de autores(as) estrangeiros(as).

Não será aceita proposta de dossiê com mais de dois (2) autores(as) e/ou organizadores(as) da mesma instituição.

A proposta de dossiê deve se adequar à política editorial da revista Trabalho & Educação.

Deve haver clareza, coerência e organicidade dos artigos em relação à proposta como unidade temática.

Caso a proposta de dossiê seja aprovada pela comissão editorial da revista Trabalho & Educação, os autores deverão formatar os artigos conforme normas de submissão da revista e submetê-los por meio do sistema online, indicando a sessão DOSSIÊ para publicação, de acordo com os prazos definidos pela comissão editorial.

O dossiê deve ser composto somente por artigos.

Os artigos que compõem o dossiê deverão cumprir as mesmas normas editoriais previstas para a submissão via demanda contínua.

Os artigos submetidos serão avaliados pela comissão editorial segundo as mesmas regras e procedimentos adotados pela revista para os artigos de demanda contínua.

A comissão editorial poderá solicitar alterações e/ou exclusões de artigos do dossiê.

Os(as) organizadores(as) do dossiê deverão acompanhar a produção editorial do mesmo durante todas as etapas, para resolver questões relacionadas à revisão sugerida por pareceristas, correção gramatical e normalização dos artigos, bem como outras demandas relativas ao dossiê que surgirem ao longo do processo.

Os(as) organizadores(as) do dossiê deverão manter o sigilo durante o processo de avaliação por pares, conforme regras de avaliação cega, bem como assegurar o cumprimento dos prazos durante o processo de avaliação e editoração.

Os(as) organizadores(as) do dossiê ficarão encarregados(as) de preparar um texto de apresentação do dossiê, que comporá o editorial do número, além de um curto texto para divulgação em redes sociais.

Os(as) organizadores(as) do dossiê e os(as) autores(as) dos artigos não serão remunerados pela revista Trabalho & Educação.