QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SAÚDE: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO / Work life quality and health: history and prospects of innovation

Autores

  • André Roberto Schiehl UTFPR- Câmpus Ponta Grossa
  • Luiz Alberto Pilatti UTFPR- Câmpus Ponta Grossa
  • Maria Helene Giovanetti Canteri UTFPR- Campus Ponta Grossa
  • Letícia Lorena de Vasconcelos ESAP

Palavras-chave:

Trabalho, Saúde, Qualidade de Vida no Trabalho.

Resumo

Este artigo aborda a saúde e o trabalho, independentemente e associados, com uma breve retrospectiva, indicando o crescimento de pesquisas que se referem a essa temática e perspectivas. A variável trabalho apresenta-se como uma atividade com importância qualitativa e quantitativa, com alterações devido aos avanços tecnológicos. A variável saúde, necessária para o trabalho ativo, tornou-se essencial para as empresas, visto que investir nesse fator, além das vantagens individuais, traz retorno financeiro à empresa como um todo. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma breve revisão sobre saúde e trabalho associados à qualidade de vida (QV), a partir da leitura de trabalhos científicos relacionados ao tema, selecionados e arquivados pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa - Gestão de recursos humanos para o ambiente produtivo, do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Essa revisão permitirá sintetizar informações para os pesquisadores e contribuir para ressaltar a relevância dos temas QV no trabalho e saúde junto ao ambiente produtivo. As modificações trazidas pela tecnologia impulsionam a busca por novos mecanismos interdisciplinares que permitam a manutenção da saúde dos trabalhadores, em menor número, mas mais conscientes e humanizados. Não se pode conceber QV no trabalho sem levar em consideração os aspectos de saúde, que abrangem muito mais do que a ausência de doenças. Uma melhor QV no trabalho está associada diretamente à aceitação e implantação das inovações na área da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Roberto Schiehl, UTFPR- Câmpus Ponta Grossa

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia da Produção. Linha de pesquisa: Gestão do conhecimento e Inovação. Grupo de Pesquisa: Gestão de recursos humanos para o ambiente produtivo. UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Ponta Grossa.

Luiz Alberto Pilatti, UTFPR- Câmpus Ponta Grossa

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2F | Orientador de Doutorado e Mestrado. UTFPR - Câmpus Ponta Grossa. 

Maria Helene Giovanetti Canteri, UTFPR- Campus Ponta Grossa

Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná. e Sciences Agronomiques pela Université d’Avignon et Pays de Vaucluse. Co- orientadora de Mestrado. UTFPR — Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Ponta Grossa.

Letícia Lorena de Vasconcelos, ESAP

Pós graduada – ESAP - Faculdade Integradas do Vale do Ivaí. Ponta Grossa- Paraná. 

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

SCHIEHL, A. R.; PILATTI, L. A.; CANTERI, M. H. G.; VASCONCELOS, L. L. de. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SAÚDE: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO / Work life quality and health: history and prospects of innovation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 113–127, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8731. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.