Trabalho & Educação https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu <p>A revista<strong> Trabalho &amp; Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X</strong> é um periódico quadrimestral, publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).</p> pt-BR Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. filosofiaposfae@gmail.com (Antônio José Lopes Alves|Editor) yaraealves@gmail.com (Yara Elizabeth Alves) Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 APRESENTAÇÃO | AS MEMÓRIAS E A CLASSE TRABALHADORA https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52721 Charles Moreira Cunha, Geraldo Márcio Santos Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52721 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 TRABALHO E EDUCAÇÃO EM 60 ANOS DE RESISTÊNCIA AO GOLPE MILITAR https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52402 <p>Entrevista realizada com a professora Antônia Vitória Soares Aranha, em julho de 2023, abordando sua trajetória familiar, educacional, política e ética, dialogando sobre a luta pela verdade, memória e justiça contra o golpe militar e a ditadura no Brasil.</p> Antônia Vitória Soares Aranha, Frederico Alves Lopes, Camila Ramos de Siqueira Zucon, Caio César Siqueira Santos Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52402 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 PRÉ-TEXTUAIS https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52800 Yara Elizabeth Alves Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52800 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 O MOVIMENTO E A RESISTÊNCIA, EM TEMPOS “NOVOS” ... https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52938 <p>O presente número que <em>Trabalho&amp;Educação</em> aparece num momento importante para a vida acadêmica brasileira, no que diz respeito à formação, produção e reverberação que se dá em instituições federais e estaduais.</p> Antônio José Lopes Alves Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52938 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 UBERIZAÇÃO https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46062 <p>Os avanços tecnológicos na sociedade do capital vêm possibilitando novas formas de exploração e mercantilização da força de trabalho através das plataformas digitais, afetando todas as dimensões da vida dos seres sociais. Atenta a estas novas morfologias, esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a análise do fenômeno da Uberização a partir da compreensão de dois aspectos primordiais, quais sejam: como vem se dando o processo de reestruturação da atividade de trabalho na chamada Indústria 4.0, principalmente a dos motociclistas entregadores vinculados às empresas-aplicativo e quais são as determinações sociais implicadas neste processo. Para tanto, combinamos uma revisão de literatura sobre a categoria trabalho e a reestruturação das forças produtivas a partir de obras marxianas e análise de entrevistas semiestruturadas com entregadores de empresas-aplicativo na cidade de Belo Horizonte. Identificamos seis questões centrais: (i) a categoria trabalho continua sendo central para a existência e realização humana; (ii) a uberização não é um fenômeno disruptivo, sendo, na verdade, a apropriação, pelas empresas-aplicativo, por meio das plataformas digitais, da exploração da força de trabalho, utilizando-se destes novos recursos tecnológicos para aprofundar a precarização dentro da sociedade do capital.; (iii) o trabalho dos entregadores é controlado, gerenciado e fiscalizado através de algoritmos, restando evidente a subordinação destes às empresas-aplicativo; (iv) a intensificação da jornada e a negação da condição de assalariamento são os elementos centrais para a extração do mais-valor nesta forma de trabalho; (v) as condições socioeconômicas dos trabalhadores e as condições de empregabilidade são fatores determinantes para a entrada e permanência dos entregadores neste trabalho; (vi) mesmo reconhecendo certa autonomia, os entregadores se veem como superexplorados, precarizados e à margem das regulações legislativas e da proteção social. A partir disso concluímos que a uberização do trabalho é o reflexo de um capitalismo acentuadamente destrutivo, que vem se apropriando de uma massa de trabalhadores informais, utilizando-se das tecnologias mais avançadas, para acentuar ainda mais a superexploração da força de trabalho através de novas formas de controle e gestão, que ocultam a forma de trabalho assalariado, levando o trabalhador a se reconhecer como autônomo, enquanto que, em sua concretude, se mantém sendo trabalhadores informais, sendo subutilizados na medida das necessidades empresariais, ou seja do capital. &nbsp;</p> Carla Maria Fonseca de Magalhães Carvalho Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46062 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO AGENCIAMENTO DE VIAGENS https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46270 <p>Esta pesquisa teve como objetivo compreender a dinâmica da Divisão Sexual do Trabalho no setor de turismo a partir das carreiras de sujeitos homens e mulheres atuantes no agenciamento de viagem, problematizando as vivências, as desigualdades e as relações de trabalho e os enfrentamento. Optou-se por uma abordagem qualitativa nesta pesquisa científica categorizada de forma exploratória e crítica como tipo de pesquisa. Dividida em dois momentos, adota-se na primeiramente a realização da revisão da literatura sobre as temáticas analisadas, a pesquisa documental para se aproximar do lócus de pesquisa e a pesquisa teórica que foi triangulada para avançar as análises da educação tecnológica como campo do saber e, na sequência, adota-se a realização da pesquisa empírica sob uma perspectiva etnossociológica. Para coleta de dados, foi utilizado na primeira etapa um questionário online e, na segunda etapa, uma entrevista semiestruturada. Apresenta-se nos resultados da primeira seção uma revisão da literatura com as teorias da Divisão Sexual do Trabalho de base materialista, de gênese francófona, associada às teorias de carreira, as discussões da educação tecnológica e do mundo do trabalho no turismo. Finalizando a primeira seção é realizado a delimitação do agenciamento de viagem como lócus de pesquisa, os sujeitos de pesquisa são definidos no âmbito operacional pelos guias de turismo, no âmbito administrativo pelos agentes de viagens e no âmbito gerencial pelos gestores de empresas de agenciamento de viagens, assim como, as categorias de análise das carreiras. Na segunda seção, a análise é realizada de forma comparativa entre homens e mulheres sendo os apontamentos agrupados em categorias, a saber: formação desigual dos/as trabalhadores/as no agenciamento de viagem; formação em diálogo com o trabalho no agenciamento de viagens: uma formação integral dos sujeitos?; perspectivas de formação futura: construção de um projeto de carreira; materialização das relações de trabalho: da escolha à permanência no turismo; materialização do exercício profissional: vivências, experiências e rotinas de trabalho no turismo; dinâmica da divisão sexual do trabalho: o que precisa mudar? Constata-se que ao evidenciar os processos formativos em educação tecnológica dentro de uma mesma área de atuação conseguimos perceber as desigualdades entre os sexos, quanto as relações de trabalho foi percebido que na escolha e inserção profissional existe uma desigualdade perante o tipo de formação e o sexo, no exercício profissional constatou-se que no dia a dia das mulheres trabalhadoras possui desafios superiores aos dos homens e na vida cotidiana as mulheres apresentam uma responsabilidade quantitativamente maior com relação ao cuidado da casa, dos filhos e dos familiares que impacta as suas carreiras.</p> Thiago Eduardo Freitas Bicalho Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46270 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 FORMAÇÃO EM DEBATE https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45633 <p>O objetivo deste artigo é debater os desafios e as possibilidades de resposta que a ciência, a educação e, mais especificamente, o ensino têm na sociedade capitalista. Para isso, analisa-se a atual formação de professores. O artigo, de caráter teórico e bibliográfico, é construído com base no legado do marxismo clássico. O desenvolvimento da discussão contrapõe o método gnosiológico, hora hegemônico na academia, ao método dialético materialista, que procura a revolução da sociedade. À guisa de conclusão, o artigo valida o método desenvolvido por Marx e Engels como aquele capaz de analisar o objeto de forma pedestre, bem como atribuindo à objetividade e à subjetividade as finalidades que lhes cabem nesse processo. É a partir dessa compreensão que se faz possível refletir corretamente o papel que a esfera educacional e suas atribuições têm frente à totalidade social, da qual é componente autônomo e dependente ao mesmo tempo.</p> Expedito Vital Marinho Junior, José Deribaldo Gomes dos Santos, Agercicleiton Coelho Guerra Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45633 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 DESDOBRAMENTOS ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFEPT/IF GOIANO https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41055 <p>O que se propôs foi investigar, ainda que de forma exploratória, lacunas e aproximar das possíveis respostas à pergunta que direciona o desenvolvimento deste texto, que se refere a quais são os procedimentos de pesquisa que nortearam as dissertações dos egressos do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (ProfEPT/IF Goiano) e os indicativos quanto aos possíveis desdobramentos dos percursos metodológicos em termos de produção científica, abordagem e impactos dos produtos educacionais quanto à inserção social, no contexto de suas regiões de abrangência e de uma educação profissional e tecnológica emancipatória. Para tal, foram selecionadas dez, das 32 dissertações e respectivos produtos educacionais, desenvolvidos pelos discentes, egressos do programa, das turmas de 2017 e 2018, das linhas de Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos. Na análise dos dados, foram observados o objeto pesquisado, os conceitos selecionados e os procedimentos metodológicos dos textos dissertativos. Tal inserção na produção científica do ProfEPT, instituição associada do Instituto Federal Goiano, para além da pergunta que propomos responder, também possibilitará a percepção do ‘lugar’ em que o mestrado está inserido, no contexto científico, social e educacional, no Estado de Goiás ou em todo o território nacional.</p> Léia Adriana da Silva Santiago, Paulo de Sá Filho, Marco Antônio de Carvalho Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41055 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 ANSIEDADE ENTRE FATORES ASSOCIADOS AO ESTILO DE VIDA DE ACADÊMICOS NA PANDEMIA DE COVID-19 https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45667 <p>Objetivo: analisar o perfil sociodemográfico, vida acadêmica, hábitos de vida e questões relacionadas ao cotidiano, no início da crise pandêmica em busca de possíveis associações com a ansiedade entre acadêmicos de enfermagem de instituição pública federal. Método: estudo epidemiológico descritivo de desenho seccional. A população foi composta por 186 acadêmicos de enfermagem. Foi utilizado questionário <em>online</em> autoaplicado estruturado com perguntas abertas e fechadas, composto por blocos trazendo questões relacionadas à pandemia do coronavírus, hábitos de vida, perfil sociodemográfico e questões sobre a vida acadêmica antes e durante a crise de saúde, incluindo o Inventário de Ansiedade de Beck. Realizada análise bivariada dos dados utilizando a média de ansiedade como parâmetro no SPSS®21. Resultados: apresentou maior prevalência para o desfecho ser do sexo feminino, morar com pessoas que precisam de cuidados permanentes, possuir péssima qualidade de internet, classificar a saúde mental como muito ruim e diagnóstico prévio de doença crônica. Também apresentaram maior prevalência para ansiedade acima da média aqueles que relatavam preocupação constante, falta de paciência, sentir medos irreais, ter ataques de pânico, pensar demais, possuir insônia, problemas de memória e respiratórios. Conclusão: entende-se que estes estudantes estão em vulnerabilidade para o desenvolvimento de transtornos psíquicos que podem afetar na sua formação e influenciar no futuro profissional.</p> Jorge Luiz Lima da Silva, Giulia Lemos de Almeida, Cláudia Maria Messias Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45667 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DA REITORIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51788 <p>O surgimento da pandemia do COVID-19 alterou todos os aspectos da vida em sociedade. As instituições de ensino superior precisaram buscar formas de se adequar a essa nova realidade e, para isso, foi implementado o ensino remoto emergencial, uma modalidade de ensino na qual todas as atividades pedagógicas foram realizadas no formato remoto. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar como se deu a dinâmica de implementação do ensino remoto emergencial no curso de administração a partir da perspectiva dos integrantes do colegiado do curso, da chefia de departamento e da gestão da universidade. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Situada e a Teoria da Aprendizagem Transformadora como abordagens teóricas. Foi realizado um estudo qualitativo básico, em que os sujeitos pesquisados foram os docentes integrantes do colegiado do curso de administração, a chefia do departamento didático-científico e a gestão da universidade, foi realizado também uma pesquisa documental com os documentos institucionais que se referiram à implementação do ensino remoto emergencial. A partir dos resultados observou-se como todo o processo de implementação do ensino remoto emergencial foi organizado na instituição estudada, identificando como se deu a comunicação entre todos os envolvidos e as consequências desse novo formato de ensino para os docentes e discentes.</p> Iasmin Ribeiro Diniz, Mônica Carvalho Alves Cappelle Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51788 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 AVANÇOS E RETROCESSOS DAS REFORMAS CURRICULARES NA REDE FEDERAL DE ENSINO https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46110 <p>A presente pesquisa parte do pensamento crítico de orientação marxista para delinear avanços e retrocessos das reformas curriculares da rede federal de ensino. Para tanto, tomamos como referência temporal as modificações curriculares que se iniciam em 1909 e que se realizam até 2021 e que percorrem desde as Escolas de Aprendizes Artífices ao CEFET/RJ. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, chegamos a uma análise documental para construir um quadro histórico-legal que sintetiza a trajetória das reformas curriculares da rede federal de ensino. Constatamos que muitas <strong>são as mediações e contradições que se estabelecem ao longo do tempo,</strong> que integram ou desintegram o ensino médio e profissional. Como mediações compreendemos as conquistas que acarretam a aproximação dos elementos do ensino técnico e do ensino médio, incidindo na integração curricular. Enquanto as contradições são o conjunto de ameaças que desidratam a formação humana integral, ampliam as ações de privatização e o desfinanciamento do ensino da rede federal de ensino.</p> Samantha Rodrigues de Oliverira Verçoza Costa, Marcelo Lima Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46110 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300 TEORIA GERAL DO DIREITO E MARXISMO DE PACHUKANIS COMO PROPOSTA INICIAL DE CRÍTICA MARXISTA AO DIREITO https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51483 <p>Analisaremos o projeto pachukaniano enunciado pelo próprio autor em sua principal obra. Intentamos demonstrar que aquilo preconizado por ele e o que é trazido em sua obra de 1924, <em>Teoria geral do Direito e o marxismo</em>, são incursões de fôlegos distintos. A obra magna do autor somente constitui um passo inicial nos rumos julgados como necessários por Pachukanis e, assim, é preciso ver com reservas as posições segundo as quais o legado do livro pachukaniano é aquele essencial aos rumos do marxismo contemporâneo.</p> Vitor Bartoletti Sartori Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51483 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 -0300