O EFEITO GESTOR ESCOLAR

A RELAÇÃO ENTRE A ATUAÇÃO E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR E OS RESULTADOS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Sérgio Rafacho Centro Universitário Newton Paiva

Palavras-chave:

Gestão escolar, Gestor escolar, Escola democrática e participativa, Educação e Trabalho, Ideb/Saeb, Resultados educacionais

Resumo

Esta tese apresenta uma discussão sobre a efetividade da gestão escolar em escolas públicas do estado de Minas Gerais, com foco no trabalho do gestor escolar, no que se refere ao alcance de seus objetivos formativos e de aprendizagem. Propôs investigar, no contexto da escola democrática e participativa, a associação entre a evolução dos resultados educacionais indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a atuação do gestor, considerando o modelo de gestão adotado pelo mesmo, sua formação, suas habilidades e competências para aplicar técnicas de gestão e para liderar seus colaboradores, no sentido de promover a aprendizagem e contribuição para a formação dos estudantes para a sociedade, considerando o contexto que permeia a comunidade na qual a escola está inserida...

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

RAFACHO, S. O EFEITO GESTOR ESCOLAR: A RELAÇÃO ENTRE A ATUAÇÃO E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR E OS RESULTADOS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 261–262, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/14728. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

RESUMOS