PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E POTENCIALIDADES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9863

Palavras-chave:

Formação de gestores escolares, Educação a distância, Trabalho pedagógico escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a importância da formação continuada para gestores escolares da educação básica como elemento para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. Defende ainda a ampliação da educação a distância (EaD) como possibilidade de amplificar a formação de gestores escolares para atenderem as demandas crescentes da educação pública. Este trabalho parte de discussões teóricas que consubstanciam as análises desenvolvidas. De maneira geral, as análises resultam na compreensão de que a preparação atual dos gestores ainda não é suficiente para superar os aspectos que têm impacto nos resultados pedagógicos e educacionais – estilo de gestão e de liderança, questões pessoais, experiências vividas, recursos físicos e materiais – e as políticas que têm oportunizado cursos de formação inicial e continuada para gestores de escolas.

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Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Profissão: professor de ensino superior. Ocupação atual: estudante e pesquisador

Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social – UFMG. Pós-Doutor em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCAR, Doutor em Educação pela UFMG.

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Publicado

2019-02-21

Como Citar

BARBOSA, J. M. S.; ARRUDA, E. P. PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E POTENCIALIDADES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 153–167, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9863. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9863. Acesso em: 28 mar. 2024.