TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL

AVANÇOS E DESCONTINUIDADES

Autores

  • Elisabete Corcetti Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-20749

Palavras-chave:

Aprendizagem ao longo da vida, Educação de adultos, Portugal

Resumo

A partir dos anos 2000, Portugal desenvolveu esforços no sentido de tornar viável a construção de um país mais competitivo. Por conta desse objetivo, foi consolidada uma rede nacional de Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências que atendeu a mais de 1 milhão de pessoas e certificou aproximadamente 400.000 adultos. Contudo, entre 2013 e 2014, a participação na educação e formação de adultos em nível do ensino básico e secundário teve uma grande queda, constituindo um terço do número registrado em 2000/01. Diante desse cenário, o XXI Governo Institucional alavancou novos investimentos em educação e formação de jovens inativos e adultos, instituindo o Programa Qualifica. Portanto, o objetivo deste artigo é verificar as lógicas, os pressupostos e as crenças no contexto do desenho das políticas públicas de educação e formação de adultos em Portugal, a partir de 2015. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na proposta transdisciplinar, que dialoga os princípios epistemológicos dos estudos discursivos críticos com a pedagogia crítica. Os resultados evidenciaram que o discurso do Programa Qualifica prioriza a continuidade dos estudos em setores e ambientes formais, em detrimento da valorização de aprendizagens nos setores informais e não formais, mantendo a finalidade de gestão de recursos humanos, em uma lógica de preparação de mão de obra, direcionada para as demandas do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Elisabete Corcetti, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Varginha (1992) e mestrado em Administração pela UFES (2009). É atualmente professora do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo e doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e Análise de políticas públicas.

 

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora, Doutora da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

CORCETTI, E.; LORETO, M. das D. S. de . TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL: AVANÇOS E DESCONTINUIDADES . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 55–73, 2020. DOI: 10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-20749. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/20749. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS