Clarice Lispector: o dito e o interdito da pintura à ficção

Autores

  • Marcos Antônio de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edgar Cézar Nolasco Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Clarice Lispector, literatura, pintura.

Resumo

Resumo: Este artigo propõe tão-somente fazer uma análise da produção pictural da escritora Clarice Lispector, que se constitui em 16 quadros ao todo, encontrando-se alguns na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Por tal produção resumir-se a uma atividade “amadora” da intelectual, realizada no decorrer do ano de 1975 e meados de 1976, a leitura toma como ponto de partida o livro Água viva, por o mesmo apresentar uma narradora-pintora que se propõe a dialogar sobre seu processo de criação pictural-verbal.

Resumen: Este ensayo propone únicamente hacer un análisis de la obra pictórica de la autora Clarice Lispector, que consiste en 16 cuadros en su totalidad, algunos de los cuales se encuentran en la Fundação Casa Rui Barbosa, en Rio de Janeiro. Puesto que tal obra constituye una actividade de “aficionada” de la intelectual, realizada durante el año 1975 y a mediados de 1976, la lectura toma como punto de partida el libro Água viva, que, a su vez, presenta una narradora-pintora, que se propone dialogar sobre su proceso de creación pictórica-verbal.

Palabras-clave: Clarice Lispector; literatura; pintura.

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Publicado

2006-12-31