Armadilhas da globalização: o fenômeno Harry Potter

Autores

  • Diléa Pires Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

literatura infanto-juvenil, globalização, Teoria Semiolingüística, Análise do Discurso.

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como tema a formação da subjetividade pelos caminhos da leitura de telatextos. Evidencia a importância do oferecimento de possibilidades de interação entre estudantes e computador como caminho para a formação do cidadão planetário da era globalizada, sob o pressuposto de que é necessária a democratização do acesso à informática. Desenvolve uma análise bibliográfica para alcançar o objetivo proposto e conclui que os benefícios de uma educação inovadora, que prevê a leitura de telatexto como estratégia de formação humana, são vários e com qualidades que podem superar as possíveis restrições a esse caminho de formação da subjetividade.

Resumé: Ce travail a comme objectif de faire une analyse du discours de la oeuvre Harry Potter, pour identifier et situer las caracteristiques sociopsychique- culturelles, qui ont géré des effets du sens présents dans la toile textuelle. Ils ont utilisé comme principal théorie, mais pas non unique, la Théorie Semiolinguistique de l'écrivain Patrick Charaudeau. Cet analyse vise estamper le Contrat de Communication da oeuvre et les sujets qu'y se constituent. Il recherche, cependant, montrer que le énonciateur, au créer une perspective hétérogène, entrecroise des plusieurs imaginaires, configurant, de cette forme, un discours ethniquemant multiple. Afin de achever, il a la intention de démonstrer que ces divers échos de cultures et langages sont très importants, car ils ont fait de Harry Potter un grandiose phénomène mis en vente dans le monde globel.

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Publicado

2007-12-31