Ensino de Saúde Coletiva na graduação em Fisioterapia

uma revisão integrativa

Autores

  • Rodrigo Cardoso dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.
  • Tiago Pinheiro Vaz de Carvalho Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4625-7672

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.34200

Palavras-chave:

saúde coletiva, fisioterapia, ensino, currículo

Resumo

A formação superior em Fisioterapia se encontra historicamente marcada pelo modelo hegemônico e reabilitador. No entanto, as transformações emergentes no Brasil, a partir do Movimento pela Reforma Sanitária, trouxeram a necessidade de revisar essa formação, sobretudo no que diz respeito à inserção da Saúde Coletiva como campo essencial. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento e a análise das experiências do ensino de Saúde Coletiva nos cursos de Fisioterapia no Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão integrativa com base em artigos disponíveis nas bases SciELO e Lilacs, publicados entre 2010-2020. Dentre os principais achados, enfatiza-se a desarticulação teoria-prática, a falta de um elemento comum nos currículos e a reprodução do modelo curativista na graduação. Assim, se faz fundamental a revisão dos preceitos do ensino, de modo a proporcionar uma formação epistemologicamente alinhada ao Sistema Único de Saúde e à realidade sanitária, fundamentada em esforços institucionais e coletivos para a superação desses desafios.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.

    Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto (9° período). Foi presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LISC/UFS), monitor voluntário do módulo Prática de Inserção da Fisioterapia na Comunidade I, bolsista de iniciação científica e de projetos de extensão, com interesse nas áreas de Saúde Coletiva, Educação e Políticas de Saúde.

  • Tiago Pinheiro Vaz de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.

    Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Terapia Manual e Pilates pela Faculdade São Luís de França, mestre em Biologia Parasitária pela Universidade Federal de Sergipe e doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

31-01-2022

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Artigos

Como Citar

SANTOS, Rodrigo Cardoso dos; CARVALHO, Tiago Pinheiro Vaz de. Ensino de Saúde Coletiva na graduação em Fisioterapia: uma revisão integrativa. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–19, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.34200. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34200. Acesso em: 7 abr. 2025.