Purpose for measuring Intellectual Capital

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Vinícius Figueiredo Faria
Fábio Corrêa
Presleyson Plínio Lima
Zenóbio Santos Júnior
Frederico Giffoni de Carvalho Dutra

Abstract

Intangible assets are the foundation of the information and knowledge economy, and measuring them is the task of the Intellectual Capital study area. Investors, business executives, professionals, government authorities, and academics engage in extensive discussion over Intellectual Capital's capacity to generate value. Due to the variety of models, definitions, and aspects that comprise this scientific discipline, it has not yet been feasible to establish a fundamental framework that connects the reasons for measuring Intellectual Capital in companies. In this regard, the purpose of this study is to uncover the elements that influence the determination of the reasons why organizations assess this intangible asset. This is a descriptive exploratory study that uses Content Analysis to understand these characteristics using a Systematic Literature Review. Consequently, the identification of objectives is offered as a determinant for proposing more effective approaches for the assessment of Intellectual Capital in businesses. The conclusion is that addressing these factors tends to foster imperative advances in the design of strategy planning and execution, the exercise of daily organizational decision-making, the production of organizational value and competitive advantage, and the assurance of consistent non-financial information. Suggestions for future research include expanding the study to additional bases, gaining the opinion of professionals about other elements, and developing models geared toward these factors.

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Articles - Literature Review

Author Biographies

Vinícius Figueiredo Faria, Universidade FUMEC

Sócio fundador da MVA Assessoria Financeira. Responsável pelas áreas de novos negócios, financeira e comercial. Economista, pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV/RJ, em Finanças pela FDC/MG; mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo IETEC/MG; doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC/MG. Com experiência na elaboração de estudos de viabilidade econômica, gestão de projetos, gestão de negócios, revisão de processos organizacionais; atuação nas áreas administrativa, projetos, processos, financeira e comercial. Mentor voluntário da Fundação Dom Cabral (Programa Empreenda) na aceleração de micro e pequenos negócios. Atuou também como professor de inglês. Vivência internacional como estudante estrangeiro, como consultor e gerente de projetos (México / Chile / Guatemala / Angola / Arábia Saudita).

Presleyson Plínio Lima, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado MBA em Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado MBA em Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e Técnico em Processamento de Dados. Atualmente sou Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx e Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais. Militante das causas democráticas, sócio-ambientais e usuário defensor do software livre. Desenvolvo Projetos Sociais na area de Tecnologia da Informação utlizando o software livre. No ano de 2005, o Projeto Vida desenvolvido na PUC Minas Contagem, projeto do qual sou membro da equipe idealizadora, recebemos a premiação através do Prêmio Fenead http://www.premiofenead.org.br/ como o melhor projeto social em TI no país. 

Zenóbio Santos Júnior, Universidade FUMEC

Doutorando e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC; Especialização em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade Salgado de Oliveira; Licenciatura em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira; Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense; Atualmente é Arquivista e Gestor do Serviço de Informação ao Cidadão da Universidade Federal de Ouro Preto/MG.

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Professor, pesquisador, Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2007) e Graduado em Administração (2005). Atua na área de Comunicação, Marketing e Inteligência da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, com foco em inteligência e monitoramento de clientes e marcas nas redes sociais e leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, inteligência competitiva, marketing e inovação.

How to Cite

Purpose for measuring Intellectual Capital. (2022). Advances in Knowlegde Representation Avanços Em Representação Do Conhecimento, 2(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/advances-kr/article/view/39941