O uso do ChatGPT na indexação dos pedidos de Acesso à Informação no Fala.BR

Main Article Content

Zenóbio Santos Júnior
Frederico Giffoni de Carvalho Dutra
Eduardo José da Silva Luz

Abstract

Este estudo teve por objetivo analisar a indexação dos pedidos de acesso às informações das Universidades Federais do Brasil com intuito de propor melhorias, por meio do ChatGPT, no Fala.BR. A pesquisa estruturou-se a partir dos conceitos de acesso à informação, classificação e inteligência artificial para a indexação dos Assuntos, Subassuntos e Tags no Fala.BR. Trata-se de uma pesquisa exploratória e explicativa, de natureza aplicada, cuja abordagem é qualitativa-quantitativa e os procedimentos técnicos utilizados foram a bibliográfica e experimental tendo como amostra os usuários do Fala.BR e Arquivistas. Utilizaram-se instrumentos de pesquisa como o vocabulário controlado do governo eletrônico e o código de classificação de documentos de arquivo das atividades fim das Instituições Federais de Ensino Superior para geração de prompts no ChatGPT. Em seguida, os resultados foram comparados com os textos dos arquivistas que utilizaram apenas o código de classificação e, mesmo assim, chegaram a números surpreendentes nos campos Subassuntos e Tags. Ao ponto de inverter os valores desses campos que estavam negativos, devido à ausência de preenchimento nos pedidos de acesso à informação, passou a ser positivo devido ao grau de similaridade de concordância substancial entre o homem e a máquina.

Article Details

Section

Research Articles

Author Biographies

Zenóbio Santos Júnior, Universidade Federal de Ouro Preto

Arquivista; Chefe do Arquivo Central. Autoridade de monitoramento da LAI na Universidade Federal de Ouro Preto; Mestre em Sistemas de Informações e Gestão do Conhecimento pela FUMEC.

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Professor, Pesquisador, Doutor e Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2007) e Graduado em Administração (2005). Atua na área de Comunicação, Marketing e Inteligência da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, com foco em inteligência e monitoramento de clientes e marcas nas redes sociais e leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Universidade FUMEC.

Eduardo José da Silva Luz

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2019, onde seu projeto de pesquisa foi reconhecido com o IBM Ph.D. Fellowship Award (2017). Professor Adjunto no Departamento de Computação (DECOM) da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui experiência em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, com foco em Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões.

How to Cite

O uso do ChatGPT na indexação dos pedidos de Acesso à Informação no Fala.BR. (2025). Advances in Knowledge Representation, 5(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/advances-kr/article/view/55576