Proposta de um framework para monitoramento das atividades de eletricistas de linha viva um estudo de caso na CEMIG

Main Article Content

Alexandre Pinto da Silva
Frederico Giffoni de Carvalho Dutra

Abstract

Os acidentes de trabalho representam um problema não só no Brasil, como também em todo o mundo. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 2 milhões de pessoas morrem no mundo a cada ano de causas relacionadas ao trabalho. No Brasil no ano de 2023 houve 2.089 acidentes envolvendo eletricidade com 781 mortes. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta de framework, baseado no método Design Science Research (DSR), para o monitoramento das atividades executadas em linha viva por eletricistas que atuam nas redes de distribuição de energia elétrica da CEMIG, por meio de visão computacional e inteligência artificial. Como metodologia, esta pesquisa se apresenta como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, procedimentos técnicos e pesquisa bibliográfica, documental, além do estudo de caso. Espera-se que - após o cumprimento das etapas propostas no framework proposto as atividades executadas em linha viva sejam desenvolvidas com mais segurança, reduzindo o risco de não conformidades e acidentes. Como proposta de continuidade, o framework proposto pode ser aplicado a outras atividades que não envolvam somente a linha viva.

Article Details

Section

Research Articles

Author Biographies

Alexandre Pinto da Silva, Universidade Fumec

Doutor em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC; Mestre em SEP pela UFMG, Especialista em SEP - Sistemas Elétricos de Potência, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Higienista Ocupacional Certificado pela ABHO - HOC 0095, pós-graduado em Radioproteção pela Faculdade Ciências Médicas - MG, pós-graduado em GESTÃO INTEGRADA eSOCIAL, NTEP E FAP pela Faculdade Unyleya - RJ, graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG. Professor de Higiene Ocupacional para a pós-graduação em Engenharia de Segurança do trabalho na PUC-Minas, Pitágoras, Newton Paiva, UNA, UNIBH. Professor no curso de Higiene Ocupacional na Faculdade Ciências Médicas em Belo Horizonte. 31 anos de experiência na área de saúde, segurança do trabalho e operação do SEP.

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade Fumec

Professor, pesquisador, Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2007) e Graduado em Administração (2005). Atua na área de Comunicação, Marketing e Inteligência da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, com foco em inteligência e monitoramento de clientes e marcas nas redes sociais e leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, inteligência competitiva, marketing e inovação.

How to Cite

Proposta de um framework para monitoramento das atividades de eletricistas de linha viva: um estudo de caso na CEMIG. (2025). Advances in Knowledge Representation, 5(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/advances-kr/article/view/55584