O O Papel da Educação Inclusiva na Valorização do Capital Intelectual de Todos os Indivíduos

Main Article Content

Philipe Lage A Rodrigues
Frederico Giffoni de C Dutra

Abstract

A Educação Inclusiva, como processo educacional, tem como objetivo assegurar que todos os estudantes tenham acesso, permanência e participação nas escolas regulares, independentemente de suas características individuais. Baseada no princípio da igualdade de oportunidades educacionais, ela defende o direito de todos os indivíduos ao desenvolvimento de seu potencial intelectual e acadêmico, independentemente de suas diferenças. Por meio da prática da educação inclusiva, são promovidas habilidades e competências de importância crucial, tais como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade, bem como habilidades socioemocionais, como comunicação, trabalho em equipe e liderança. Essas habilidades são essenciais para o sucesso no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação, e também contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, promovendo sua autonomia e independência. Além disso, a educação inclusiva desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, uma vez que garante o acesso de todos os indivíduos à educação. Essa abordagem não apenas valoriza o potencial intelectual de cada indivíduo, mas também contribui para a formação de um capital intelectual diversificado e enriquecedor. Ao promover o desenvolvimento de habilidades e competências em um ambiente inclusivo, a educação torna-se um veículo essencial para a valorização do capital intelectual de todos os indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e preparando os alunos para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.

Article Details

Section

Research Articles

How to Cite

O O Papel da Educação Inclusiva na Valorização do Capital Intelectual de Todos os Indivíduos. (2025). Advances in Knowledge Representation, 5(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/advances-kr/article/view/55640