Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A revista Contextos Clínicos está permanentemente aberta a submissões e não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC) ou taxa de submissão de artigos. Publica artigos sobre investigações empíricas e revisões sistemáticas e integrativas da literatura que abordem a Psicologia Clínica em diferentes contextos.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista. Os manuscritos devem ser enviados pelo site da revista e os textos podem ser redigidos em português e inglês.

Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvam seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa. Portanto, os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição como documento suplementar.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da Revista e, após, será submetida à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

- Recomendação dos pareceristas;

- Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

- Aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará cinco diferentes avaliações:

  1. Aceitar;
  2. Correções obrigatórias;
  3. Submeter novamente para avaliação;
  4. Enviar para outra revista;
  5. Rejeitar

Importante:

A Contextos Clínicos não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores. O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Universidade Federal de Minas Gerais.

Apresentação e encaminhamento dos manuscritos

Os manuscritos deverão ser encaminhados por meio de submissão eletrônica no site da Revista Contextos Clínicos (https://periodicos.ufmg.br/index.php/contextosclinicos/issue/current). Para garantir a padronização e o rigor científico, todos os manuscritos submetidos à revista devem seguir as normas da American Psychological Association (APA), 7ª edição. 

O conteúdo dos originais, sem a identificação dos autores em nenhuma parte do texto, deve conter:

Formatação geral do manuscrito

Os manuscritos devem estar redigidos em linguagem científica, respeitando as normas da língua portuguesa. Pequenas correções podem ser realizadas pela comissão editorial para garantir adequações linguísticas. Os seguintes parâmetros de formatação devem ser seguidos para a submissão do manuscrito:

Idioma: Aceitamos submissões em português e inglês.

Fonte: Utilize uma fonte legível e acessível. São aceitas:

  • Com serifa: Times New Roman (12pt), Georgia (11pt).
  • Sem serifa: Calibri (11pt), Arial (11pt).

Espaçamento: O manuscrito deve ter espaço duplo em todo o texto, incluindo página de título, resumo, citações em bloco, lista de referências, notas de tabelas e figuras e apêndices. Não adicione espaçamento extra entre parágrafos.

Margens: Utilize margens de 2,54 cm (1 polegada) em todos os lados (superior, inferior, esquerdo e direito).

Alinhamento e Recuo:

  • O texto deve ser alinhado à esquerda (margem direita irregular). Não utilize justificação.
  • Recue a primeira linha de cada parágrafo em
    1,27 cm (0,5 polegada).

Paginação: Todas as páginas devem ser numeradas sequencialmente, iniciando pela página de título como Página 1. O número deve estar no cabeçalho, alinhado à direita.

Extensão: O texto deverá ter extensão máxima de 25 páginas, incluídas as referências e o espaço que será ocupado por tabelas, figuras e/ou quadros, se for o caso.

Elementos básicos 

- Título: Título Centralizado, em Negrito, com Iniciais Maiúsculas

- Resumo: No idioma do artigo, em um único parágrafo, com até 250 palavras, sem recuo da primeira linha . Abaixo do resumo, liste de 3 a 5 palavras-chave, precedidas por "Palavras-chave:" em itálico, termos em minúsculas e separados por vírgulas. Pferencialmente utilize a terminologia do vocabulário da Biblioteca Virtual em Saúde/Psicologia (BVS-Psi), disponível em www.bvs-psi.org.br;

- Abstract em inglês, acompanhado de três  a cinco keywords. Caso o artigo for redigido em inglês, deve apresentar também o resumo em português, acompanhado de três a cinco palavras-chave, que preferencialmente devem fazer parte do vocabulário de terminologia em psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde/Psicologia (BVS-Psi), disponível em www.bvs-psi.org.br;

- Texto organizado em seções: introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais;  Título Alinhado à Esquerda, em Negrito, com Iniciais Maiúsculas, apresentadas de forma contínua, sem a necessidade de nova página, 

- Lista de referências em ordem alfabética.

Tabelas, figuras e quadros: Tabelas e quadros também devem ser enviados em formato original (Word ou Excel) e em arquivos separados, postados como documentos suplementares  (não inseridos no interior do próprio texto). Se o artigo contiver imagens fotográficas, figuras ou gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados, postados como documentos suplementares  (não inseridos no interior do próprio texto), com resolução mínima de 300 dpi. No arquivo referente ao texto, deverá ser indicado o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, gráficos, tabelas e/ou quadros e o espaço que ocuparão deve ser contabilizado na extensão do artigo.

Estilo de citação: 

Observe essas normas para citações, lista de referências, tabelas e figuras. Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem. Também não utilize a expressão apud; quando estritamente necessário recorrer a fonte secundária, utilize a expressão “citado por”.

 Uma autoria: (Gil, 2002) ou Gil (2002) afirma que ...

Duas autorias: (Habigzang & Caminha, 2004) ou Segundo Habigzang e Caminha (2004) ,...

Três a cinco autorias: (Celano et al., 2002) ou Celano et al. (2002) referem que …

Entidade como autoria: (Conselho Federal de Psicologia [CFP], 1988) ou Conforme o Conselho Federal de Psicologia (CFP, 1988), ...

Autores/as com mesmo sobrenome: (E. Dutra, 2002; J. Dutra, 2004).

Dois ou mais trabalhos de mesmo autor dentro dos mesmos parênteses: (Silva, 2013a, 2013b, 2017, 2019, no prelo).

Trabalho de seis ou mais autores com a mesma forma abreviada: diferenciar incluindo autores adicionais até que haja distinção, seguidos de et al. 

Exemplos:

Fleck, Lima, Louzada, Schestatsky, Henriques e Borges (2002)

Fleck, Lima, Xavier, Chachamovich, Vieira, Santos e Pinzon (2002)

Essas duas citações seriam diferenciadas no texto da seguinte forma:

Fleck, Lima, Louzada, et al. (2002)

Fleck, Lima, Xavier, et al. (2002)

 Referências

O espaçamento na lista de referências também é duplo, mas o alinhamento dos parágrafos deve ser à esquerda (e não justificado), com deslocamento de 1,25 da segunda linha em diante. Para facilitar, são apresentados alguns exemplos de referências por tipo de material consultado:

Artigo de periódico com DOI

Teixeira, M. A. P., Oliveira, A. M., & Wottrich, S. H. (2006). Escalas de práticas parentais (EPP): Avaliando dimensões de práticas parentais em relação a adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 433-441.https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000300012

Artigo de periódico com URL (sem DOI)

Araujo, R. B., Oliveira, M. S., Pedroso, R. S., Miguel, A. C., & Castro, M. G. T. (2008). Craving e dependência química: Conceito, avaliação e tratamento. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 57(1), 57-63. http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v57n1/v57n1a11.pdf

Livro

Beck, J. S. (1997). Terapia cognitiva: Teoria e prática.Artmed.

Young, K. S., & Abreu, C. N. (Eds.). (2011). Dependência de internet: Manual e guia de avaliação e tratamento. Artmed.

Capítulo de livro

Breakwell, G. M., & Rose, D. (2010).  Teoria, método e delineamento de pesquisa. In G. M. Breakwell, S. Hammond, C. Fife-Schaw, & J. A. Smith (Eds.), Métodos de pesquisa em psicologia (pp. 22-41). Artmed.

Teses e dissertações

Nogueira, E. E. S. (2000). Identidade organizacional: Um estudo de caso do sistema aduaneiro brasileiro [ Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná]. Repositório Digital da UFPR

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF.
  • Os autores respeitaram a autoria dos trabalhos citados, não tendo incorrido em plágio acadêmico.
  • A redação do texto segue à risca os parâmetros descritos em Submissão e encaminhamento dos manuscritos.
  • Os preceitos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados. A cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa foi anexada como documento suplementar, quando for o caso.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista na avaliação por pares.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.