Pushing the boat from within: analysis of historical and sociological factors in EFLT

Authors

  • Herzila Maria de Lima Bastos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/0101-837X.9.1.43b

Abstract

Este trabalho, composto de uma parte teórica e outra empírica, trata do ensino do Inglês como língua estrangeira no Brasil sob uma perspectiva histórica e sócio-cultural. Quanto ao seu embasamento teórico, esta tese apresenta três divisões: a) a teoria sobre motivação e atitudes na aprendizagem de uma língua estrangeira, de acordo com Gardner e Lambert (1972); b) estudos de autores brasileiros e africanos sobre o colonialismo e/ou neocolonialismo sob o ponto de vista da formação de imagens estereotipadas do dominador e do próprio dominado; c) MacBride Report, trabalho da UNESCO sobre a comunicação mundial. Os três grandes grupos teóricos acima mencionados informam e são utilizados na interpretação dos dados coletados através de questionários. Estes foram aplicados em colégios particulares e em cursos de inglês em Belo Horizonte, numa amostragem que envolve apenas a classe média. Chegou-se à conclusão que a ênfase na motivação integrativa, ou seja, a identificação do aluno com os valores da cultura estrangeira não é desejável neste contexto de terceiro mundo no qual o Brasil se insere.

Published

1988-12-31