CHAMADA PARA ARTIGOS - Junho de 2024
CHAMADA LICERE 2024 - LAZER, NATUREZA E PAISAGEM
Organizadores:
Maria Cristina Rosa - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO - UFMG), Belo Horizonte – MG – Brasil.
Luiz Gustavo Nicácio - Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec - UFMG), Belo Horizonte – MG – Brasil
Altamiro Sergio Mol Bessa - Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG - Brasil
Relações entre lazer e natureza têm sido discutidas especialmente nas últimas três décadas. Temas como busca pela natureza nas vivências de lazer; impactos ao meio ambiente; crescimento do turismo de aventura, do ecoturismo e de outros segmentos que se colocam em diálogo com o ambiente natural; e ocupação e uso de espaços livres em contextos urbanos têm tido certo protagonismo nas produções acadêmicas, entretanto há um elemento latente nesses debates que por vezes passa negligenciado: a paisagem.
Contemplado em diferentes áreas do conhecimento, como Arquitetura, Sociologia, Geografia, Urbanismo, Filosofia e Artes, ainda é um tema incipiente nos Estudos do Lazer. Um desafio que parece se colocar é aproximá-lo aos outros dois, buscando promover reflexões que compreendam a paisagem como elemento complexo que impacta, direta e indiretamente, as relações entre lazer e natureza.
O exemplar de junho de 2024 da Revista Licere deseja trazer ao debate trabalhos que estabeleçam, a partir de diferentes objetos de estudos, e considerando diferentes contextos (contemporâneos e/ou passados), relações entre esses temas, seja em espaços urbanos ou afastados deles, em locais públicos ou privados, relacionados ou não à aventura etc. É nosso interesse provocar um movimento de aproximação inicial entre pesquisadoras e pesquisadores que têm se dedicado em especial à paisagem, incitando-os a olhar com mais atenção para o lazer e a natureza, assim como aquelas e aqueles que se dedicam a estes dois temas se deterem com mais afinco nas relações paisagísticas.
Convidamos pesquisadores/as, professores/as, pós-graduandos/as etc., de diferentes áreas e formações, para participar e potencializar discussões que compreendam a paisagem para além de um panorama a ser contemplado, numa abordagem tradicional (BESSE, 2014), sem, no entanto, ignorar estas possibilidades de olhares. Ao destacar perspectivas ampliadas de paisagem intentamos trazer contribuições que considerem o seu potencial para se pensar, no âmbito do Lazer, em questões de relevância social, como planejamento paisagístico, patrimonial, urbano, rural e regional; organização turística; experiências e fruição paisagística de lazer na vida cotidiana comum; limites e potencialidades de propostas de concessões de parques nacionais, estaduais e municipais, bem como outras intersecções entre o lazer, a natureza e a paisagem. Interessam-nos também as discussões da paisagem com interface com as artes, tais como a literatura, o cinema, a música, a land art, dentre tantas outras, que tratem do Lazer também na imaginação poética.
Os textos serão publicados no exemplar de junho de 2024 e devem ser encaminhados até o dia 15 de março de 2024 por meio do sistema da Revista (OJS). Os trabalhos devem obrigatoriamente versar sobre “Lazer, Natureza e Paisagem” e os trabalhos devem seguir as normas disponíveis no site da revista. Os/As autores/as devem informar, abaixo do título do artigo, o interesse em integrar a chamada sobre as relações étnico-raciais e cada autor/a poderá enviar apenas um trabalho para ser avaliado, como autor/a ou coautor/a. A chamada está aberta para todas as seções da Revista Licere (Artigos – originais e de revisão; Relatos de Experiência; Tome Ciência; Fique por Dentro).
Referência
Jean-Marc Besse. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2014.