Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O periódico somente aceita artigos (sejam ensaios, resultados de pesquisa ou reflexões teóricas sobre projetos de intervenção) que não tenham sido enviados a outro periódico (condição para sua aceitação), redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

    Processo de Avaliação por pares: para realizar a avaliação por pares cega deve-se tomar os cuidados para não revelar a identidade de autores e avaliadores durante o processo. Assim, os autores de documentodevem excluir do texto seus nomes e notas de rodapé que possam identificá-los. Após o recebimento, o artigo é submetido à apreciação prévia dos editores que julgam a sua adeuqação à política editorial do periódico. Caso decidam pela tramitação, os editores o encaminham para avaliação quanto ao mérito a, no mínimo, dois avaliadores. Os avaliadores podem recomendar a aceitação, recusa ou aprovação com correções obrigatórias. Todos os pareceres elaborados são encaminhados ao(s) autor(es).

    Os artigos encaminhados para publicação devem ser digitados em editor de texto Word for Windows (para PC) 6.0 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço um e meio, papel A4, margens 3,0 cm, podendo ter o mínimo de 20 e máximo de 30 páginas.

    Devem ser acompanhados de um resumo em português (excetuando-se os artigos em inglês e espanhol), título e abstract em inglês, e respeitando o limite máximo de 790 caracteres (sem contar os espaços). Cada um deles com três palavras-chave que permitam a indexação do artigo. Sugerimos consultar os descritores em ciências da saúde (DECS) em http://decs.bvs.br

    Os autores dos artigos devem observar as normas da ABNT na redação e formatação de seus originais. O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: a) título do trabalho, centralizado, na primeira linha da folha inicial; b) em nota de rodapé, deve-se inserir, se for o caso, as fontes de financiamento da pesquisa; c) resumo em português (se for o caso) com palavras-chave; d) título, abstract e palavras-chave em inglês; e) o artigo propriamente dito e f) referências.

    Além disso, os autores devem submeter um outro arquivo (documento complementar) contendo as seguintes informações: a) nome completo dos autores, titulação, nome da instituição à qual está vinculado(a), nome do grupo de pesquisa em que atua (se for o caso) e endereço eletrônico; b) endereço completo de todos os autores.

    A Revista Licere, a partir de 25/09/2018, aceitará até 2 artigos simultaneamente em processo de avaliação/editoração do mesmo autor/coautor. Caso esse limite seja excedido a(s) nova(s) submissão(ões) será(ão) arquivada(s) antes da avaliação dos pares.

Diretrizes para Autores

Licere é uma revista editada pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, de periodicidade trimestral, sem fins lucrativos. Está aberta para receber contribuições de profissionais das mais diferentes áreas de atuação e formação, desde que tenham o intuito de contribuir para o avançar da discussão sobre o Lazer em nosso contexto.

O periódico somente aceita artigos (sejam ensaios, resultados de pesquisa, reflexões teóricas sobre projetos de intervenção ou traduções) que não tenham sido enviados a outro periódico (condição para sua aceitação), redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

Processo de Avaliação por pares: para realizar a avaliação por pares cega deve-se tomar o cuidado para não revelar a identidade de autores e avaliadores durante o processo. Assim, os autores de documento devem excluir do texto seus nomes e notas de rodapé que possam identificá-los. Após o recebimento, o artigo é submetido à apreciação prévia dos editores que julgam a sua adequação à política editorial do periódico. Caso decidam pela tramitação, os editores o encaminham para avaliação quanto ao mérito a, no mínimo, dois avaliadores. Os avaliadores podem recomendar a aceitação, recusa ou aprovação com correções obrigatórias. Todos os pareceres elaborados são encaminhados ao(s) autor (ES). 

Os artigos encaminhados para publicação devem ser digitados em editor de texto Word for Windows (para PC) 6.0 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço um e meio, papel A4, margens 3,0 cm, podendo ter o mínimo de 15 e máximo de 25 páginas.

Devem ser acompanhados de um resumo em português (excetuando-se os artigos em inglês e espanhol), título e abstract em inglês, e respeitando o limite máximo de 790 caracteres (sem contar os espaços). Cada um deles com três palavras-chave que permitam a indexação do artigo. Sugerimos consultar os descritores em ciências da saúde (DECS) em http://decs.bvs.br.

Os autores dos artigos devem observar as normas da ABNT na redação e formatação de seus originais. O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: a) título do trabalho, centralizado, na primeira linha da folha inicial; b) em nota de rodapé, deve-se inserir, se for o caso, as fontes de financiamento da pesquisa; c) resumo em português (se for o caso) com palavras-chave; d) título, abstract e palavras-chave em inglês; e) o artigo propriamente dito e f) referências.

Além disso, os autores devem submeter outro arquivo (documento complementar) contendo as seguintes informações: a) nome completo dos autores, titulação, nome da instituição à qual está vinculado (a), nome do grupo de pesquisa em que atua (se for o caso) e endereço eletrônico; b) endereço completo de todos os autores.

A Revista Licere, a partir de 25/09/2018, aceitará até 2 artigos simultaneamente em processo de avaliação/editoração do mesmo autor/coautor. Caso esse limite seja excedido a(s) nova(s) submissão (ões) será (ão) arquivada(s) antes da avaliação dos pares.

Serão aceitas apenas traduções para a língua portuguesa, acompanhadas dos originais e da AUTORIZAÇÃO por escrito do(s) detentor (es) dos DIREITOS AUTORAIS. A obtenção da autorização é de exclusiva responsabilidade do tradutor, e deverá ser enviada juntamente com a tradução e o original.

Solicitamos atenção para as observações abaixo:

* Nas referências elaboradas por até três autores, todos deverão ser citados na mesma ordem em que constam na publicação, separados por ponto e vírgula seguidos de um espaço. Nas referências com mais de três autores, indica-se apenas o primeiro autor, seguido da expressão et al. (= e outros), em itálico.

* A NBR 6023 (ABNT, 2018b) recomenda a indicação dos nomes de todos os autores nos casos em que essa menção for conveniente.

* Opcionalmente, o nome do orientador pode ser acrescido à referência nos trabalhos acadêmicos (TCC, Tese, Dissertação e outros).

* Modelos de apresentação de referências bibliográficas

Livros (autoria individual) 
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. 231 p.

LUSTOSA, I. (org.) Imprensa, humor e caricatura: a questão dos estereótipos culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.563 p. (Coleção Humanitas). ISBN 978-85-7041-77-32.

Livros (elaborados por até três autores) 
MACHADO, M.  A.; MACHADO, E. C. A.; HÜBNER, D. B. Administração aplicada ao lazer. Brasília: SESI/DN, 2006. 100p.

Livros (com mais de três autores) 
PARANAGUÁ, P. et alBelém Sustentável. Belém: Imazon, 2003.

Capítulos de livros 
OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34.

Livro em formato eletrônico 
SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: https://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm. Acesso em: 8 mar. 1999. ISBNe.

Artigos de periódicos (com mais de três autores) 
PODSAKOFF, P.M. et al. Transformational leader behaviors and their effect son followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizen ship behaviors. Leader ship Quarterly, Greenwich, v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990.

Artigo de periódico em formato eletrônico 

REZENDE, Yara. Informação para negócios, os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ciência da Informação Online, Brasília, v. 31, n. 2, 2002. Disponível em: www.ibict.br/cionline. Acesso em: 30 nov. 2002.

Artigo de jornal

RAY, C. Claiborne. Clean, Abundant energy: Fusion Dreams Never End. The New York Times, New York, jan. 14, 2019. Science Section. Disponível em: https://www.nytimes.com/section/science. Acesso em: 14 jan. 2019.

Teses 
CARVALHO, W.L.P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica. 1991. 302 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.

Artigo de jornal assinado 
DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo.  São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

Artigo de jornal não assinado 
FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

Entrevistas individuais

NAVA, Pedro. Pedro Nava: inédito. Juiz de Fora: Esdeva, 1984. Entrevista concedida a Ricardo Barbosa.

Entrevistas coletivas

CASTELLO BRANCO, Lucia. Encontro com escritoras portuguesas. Boletim do Centro de Estudos Portugueses, Belo Horizonte, v. 13, n. 16, p. 103-114, jul/dez. 1993. Entrevista.

Tradução

HEMINGWAY, Ernest. Por quem os sinos dobram. Tradução de Monteiro Lobato. São Paulo: Nacional, 1956. 424 p. Original Inglês.

Trabalhos acadêmicos/escolares

LEAL, S. S. Antiácidos: estudo da potência, da cinética de neutralização e do custo financeiro. 1982. 50 f. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1982.

Decretos,Leis 
BRASIL. Decreto n. 2.134 de 24 de janeiro de 1997.  Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 27 jan. 1997. p. 1435-1436.

Constituição federal 
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. 292p.

Relatório técnico 
CAMPOS, M.H.R.A. A Universidade não será mais a mesma. Belo Horizonte: Conselho de Extensão da UFMG, 1984. 18 p. Relatório.

Trabalho publicado em Congresso 
PARO, V. H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18, 1997, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: Edipucrs, 1997. p. 303-314.

Citação de citação

MILFORD, R.; HAYDOCK, K. The nutritive value of protein in subtropical pasture species growth in southeast Quensland. Aust. J. Exp. Agric. Anim. Husb., Melbourne, v. 5, p. 13-17, 1965 apud NORTON, B. W. Differences between species in forage quality. In: HACKER, J. B. (ed.). Nutritional limits to animal production from pastures. Farnham Royal: Comnonwelth Agricultural bureaux, 1981. p. 89-110.

Filmes, vídeos e outros

A LIBERDADE é azul. Direção: Krzysztof Kieslowski. São Paulo: Look Filmes, 1994. 1 fita VHS (97 min.), son., color., legendado. Tradução de: Trois couleurs: bleu.

A CULPA é das estrelas. Direção: Josh Boone. New York: Temple Hill Entertainment, 2014. Filme. Color. 126 min. Baseado na obra, com mesmo título, de John Green. Título original: The Fault in Our Stars. Disponível em: https://megaflmeshd.co/filmes/a-culpa-e-das-estrelas. Acesso em: 16 jan. 2019.

Documentos de acesso em meio eletrônico

Base de dados

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Letras. Biblioteca. Peri. Versão 3.7. Belo Horizonte, 1999. Disponível em: WWW.letrs.ufmg.br/biblioteca . Acesso em: 3 fev. 2001.

Listas de discussão

COMUT online: lista de discussão. Brasília: Ibict. Secretaria Executiva do Comut, 1998. Disponível em: www.ct.ibict.br:8000/listserver@ibict.br. Acesso em: 10 dez. 2002.

Sites

Biblioteca “Prof. Rubens Costa Romanelli” Belo Horizonte, 2002. Apresenta produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca da faculdade de Letras da UFMG. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/biblioteca. Acesso em: 13 dez. 2002.

DOI

ZHANG, M. et al. Comorbidity and repeat admission to hospital for adverse drug reactions in older adults: retrospective cohort study. BMJ, london, v. 338, p. 1-9, jan. 2009. DOI: 10.1136/bmj.a2752. Disponível em: https:www.bmj.com/content/bmj/3381bmj.a2752.full.pdf. Acesso em: 12 mar. 2016.

Mensagens eletrônicas

EDITORA UFMG. Setor de Marketing. Lançamento do livro “Os sons do rosário”, de Glaura Lucas. Destinatário: Júnia Lessa França. Belo Horizonte, 28 nov. 2002. Mensagem pessoal.

Redes sociais

E-Books

BASTOS, F. I. Aids na terceira década. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. E.book. Disponível em: https://static.scielo.org.pds. Acesso em: 01 out. 2020.

Twitter

RANKING confirma importância da universidade pública na produção do conhecimento. Belo Horizonte, 16 jan. 2019. Twitter: @ufmg. Disponível em: https://twitter.com/ufmg. Acesso em: 20 jan. 2019.

Tweet (Publicação dentro do twitter)

BVS – FIOCRUZ – CRICS10. Será em são Paulo, Brasil de 4-6 de dezembro 2018 – Boletim Bireme/OPAS/OMS. http://fb.me/10pgz15. Rio de Janeiro, 05 mar. 2018. Twitter: @bvsfiocruz. Disponível em: https://twitter.com.bvsfiocruz/status970734175731924992. Acesso em: 16 out. 2020.

Facebook

ESPÍNDOLA, Matheus. Oficinas do Festival estimulam hábitos simples e sustentáveis. Belo Horizonte, 7 jan. 2019. Facebook: ufmgbr. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/autores-de-ensaio-premiado-defendem-investimento-publico-em-infraestrutura. Acesso em: 18 jan. 2019.

Youtube

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Vídeo Institucional da UFMG 2017. Belo Horizonte, 2 jul. 2017. Youtube: UFMG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?=V32fOiTahMg. Acesso em: 15 dez. 2018. Vídeo comemorativo dos 90 anos da UFMG.

Jogos eletrônicos

JUST DANCE 2019. Paris: UBISOFT, 2018. 1 jogo eletrônico musical. Plataformas: Nintendo Switch, Wii, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360,Wii U.

* Notas de rodapé: os trabalhos citados no texto deverão ser numerados seqüencialmente e sem parênteses. Todas as referências listadas deverão ser citadas no texto. As notas devem ser digitadas em espaço simples, com fonte Times New Roman 10.

* Citações no texto: uma citação direta curta de até três linhas deverá ser inserida no texto, entre aspas dupla. Ex: "Importante ressaltar que [...]" (FRATTUCCI, 2007, p. 1099). Uma citação direta longa com mais de três linhas deve constituir um parágrafo independente recuado da margem esquerda, com fonte tamanho 10 com o espaço simples entre linhas, dispensando as aspas. A identificação das referências no texto deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor (es), ano de publicação e paginação. Exemplo: (GOMES, 1995, p. 225). Se forem dois autores, citam-se ambos, separados por ponto e vírgula; se forem mais de três, cita-se o primeiro autor seguido da expressão et al.

* A exatidão das referências constantes na listagem, a correta citação no texto  e a revisão ortográfica é de responsabilidade do(s) autor (es) dos trabalhos.

* Estudos realizados em humanos devem estar de acordo com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes (reporte-se à Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que trata do Código de Ética para Pesquisa em Seres Humanos). Portanto, quando for o caso, indicar na metodologia do trabalho que o consentimento dos sujeitos foi obtido, bem como a indicação de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável.

Sobre nossa capa

Apresentação de capa de edição da Revista Licere.

Artigos Originais

Composta por trabalhos originais, de natureza empírica ou experimental, apresentado em forma de relato de pesquisa. 

Artigos de Revisão

Destinada a textos que objetivam resumir, sintetizar e/ou analisar trabalhos científicos já publicados.

Relatos de Experiências

Relato de Experiências profissionais, concluídas ou em andamento.

Tome Ciência

Publica resumos de monografias concluídas em cursos de Graduação e de pós-graduação.

Fique Por Dentro

Espaço para a divulgação de eventos científicos e/ou artísticos (nacionais e internacionais), cursos, grupos de discussão, listas de discussão on-line, sites e todas iniciativas relacionadas ao Lazer. É uma seção móvel, podendo ou não ser publicada.

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