O Núcleo Palma do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Povos e Comunidades Tradicionais da Universidade Federal de Santa Maria
Sua Inserção e Relação com o Processo Formativo em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.1017Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento, Atividades de Lazer, EsportesResumo
No presente estudo, objetiva-se discorrer sobre a implantação do Núcleo Palma do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Povos e Comunidades Tradicionais – Quilombolas e Rurais da Universidade Federal de Santa Maria e suas implicações para o processo formativo dos acadêmicos de Educação Física do CEFD/UFSM. O estudo caracteriza-se como exploratório de caráter qualitativo, utilizando a análise de documentos. Foram analisados os planos de trabalho dos seis acadêmicos do Núcleo Palma no período de abril a outubro de 2013. Os resultados mostraram que atuar em projetos sociais apresenta-se como um momento de superação de obstáculos, de diálogo e de reflexão.
Downloads
Referências
BORGES, C. A Formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, C.; DESBIENS, J. F. (Org.). Saber, formar e intervir para uma Educação Física em mudança. Campinas: Autores associados, 2005. p. 157-190.
BRACHT, V.; SILVA, M. S. Intervenção Profissional durante a Formação Inicial: contradições e possibilidades das experiências docentes precoces em Educação Física. Revista Motrivivência, Florianópolis, n. 25, p. 57-76, dez. 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 64, 4 de fevereiro de 2010. Altera o art. 6 da Constituição Federal de 14 de fevereiro de 2000, para introduzir a alimentação como Direito Social. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 1-2, 05 fev. 2010. Seção 1.
CARREIRO DA COSTA, F. A Formação de Professores: objetivos, conteúdos e estratégias. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v.5, n.1, p. 26-39, 1994.
GAMA, M. E.; TERRAZAN, E. A. A formação continuada de professores como um processo de desenvolvimento profissional e institucional. In: MARIN, E. C.; GAMA, M.E. (Org.). Aportes teórico-metodológicos: contribuições para a prática da educação física escolar. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Consolidação das Licenciaturas, 2008. p. 17-29.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 10 jan. 2014.
INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Programas e Ações. Disponível em: http://www.incra.gov.br/quilombolas. Acesso: 08 dez. 2013.
ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos e a aprendizagem de ser professor. In: ISAIA, S. M. A.;
BOLZAN, D. P. V. (Orgs.). Pedagogia universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 29-34.
KRUG, H. N. Formação de Professores Reflexivos: ensaios e experiências. Santa Maria: O autor, 2001.
MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação. 5. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2.ed. Porto: Porto Ed., 1992, p.111-140.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2001.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA. Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural. Distritos. Santa Maria, RS, 2014. Disponível em: <http://www.santamaria.rs.gov.br/rural/76-distritos> Acesso em: 05 jan. 2014.
SALGADO, M. U. C. Um olhar inicial sobre a formação de professores em serviço. In: Salto para o futuro: Um olhar sobre a escola. Secretaria de Educação à Distância. Brasília, Ministério da Educação, Série de estudos, Educação à Distância, Seed, 2000, v. 2, p. 13-30.
SANT'ANNA, H. H. N. Perspectiva da Extensão na UEL. Revista Extensão, Londrina, v.1, n.1, 1992.
SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Revista Sociologia, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jul/dez. 2006.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. e LESSARD, C. Le travail enseignant au quotidien. Contribution à l'étude du travail dans les métiers et les professions d'interactions humaines. Quebec: De Boeck/PUL, 1999.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. v. 1, n. 4, p. 215-253, 1991.