"Se Precisar, a Gente Mesmo dá Aula"
Lazer, Políticas Públicas, Organização e Participação Comunitária de Idosos
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1076Palavras-chave:
Envelhecimento, Políticas Públicas, Atividades de LazerResumo
Este artigo busca identificar e compreender as motivações para a permanência de um grupo de idosos no projeto de lazer e atividade física Vida Ativa (PVA), no município de Ubá/MG, e as consequências dessa decisão nas relações sociais desses sujeitos. Assim, esta pesquisa qualitativa se caracteriza como um estudo antropológico de cunho etnográfico. As técnicas foram a observação sistemática das aulas e eventos do PVA e as entrevistas realizadas com um grupo de 8 sujeitos, sendo 5 alunas e 1 aluno, além da professora e da estagiária do projeto. As motivações dos idosos para a continuidade no PVA passam pela reconstrução dos projetos individuais de vida e da construção de um projeto coletivo na velhice, evidenciando laços de sociabilidade e reciprocidade nas relações estabelecidas nesse contexto social.
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