Relações entre Corpo e Máscara no Carnaval de Veneza
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1083Palavras-chave:
Corpo, Festa, CulturaResumo
Esta investigação teve por objetivo analisar como foliões trajados tradicionalmente no carnaval de Veneza concebem a máscara e como a relação corpo-máscara é construída no tempo-espaço da festa. O estudo materializa-se com a imersão no cotidiano veneziano e nas festividades carnavalescas, nas quais o costume de adornar-se com máscaras compõe a festa. Observações e entrevistas foram os instrumentos realizados nessa pesquisa, a qual contou com a participação de cinco foliões trajados tradicionalmente em locais públicos da cidade. Os dados apontam para a dialética entre corpo e máscara: ora tal relação se expressa pela busca de experiências relacionadas à dimensão lúdica, à construção estética como via para se alcançar o protagonismo na festa e à representação teatral; ora ela ocorre a partir da lógica “máscara produto”, repleta de significados relacionados à dimensão turística que vê na máscara o potencial de consumo.
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