Relações entre Corpo e Máscara no Carnaval de Veneza

  • Vitor Hugo Marani Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Corpo, Festa, Cultura

Resumo

Esta investigação teve por objetivo analisar como foliões trajados tradicionalmente no carnaval de Veneza concebem a máscara e como a relação corpo-máscara é construída no tempo-espaço da festa. O estudo materializa-se com a imersão no cotidiano veneziano e nas festividades carnavalescas, nas quais o costume de adornar-se com máscaras compõe a festa. Observações e entrevistas foram os instrumentos realizados nessa pesquisa, a qual contou com a participação de cinco foliões trajados tradicionalmente em locais públicos da cidade. Os dados apontam para a dialética entre corpo e máscara: ora tal relação se expressa pela busca de experiências relacionadas à dimensão lúdica, à construção estética como via para se alcançar o protagonismo na festa e à representação teatral; ora ela ocorre a partir da lógica “máscara produto”, repleta de significados relacionados à dimensão turística que vê na máscara o potencial de consumo.

Relations Between Body and Mask in Carnival of Venice

This research aimed to examine how traditionally costumed revelers at the Venice Carnival conceive mask and mask-like body relationship is built on the time-space of the party. The study materializes with immersion in the everyday and the Venetian carnival festivities in which the custom of adorning themselves with masks composed the party. Observations and interviews were conducted in this research instruments, which included the participation of traditionally costumed revelers five public places in the city. The data point to the dialectic between body and mask: now this relationship is expressed by the search for experiences related to playful dimension to the aesthetic construction as a means to achieve the leadership in the party and theatrical representation; sometimes it happens from logic "mask product," full of meanings related to tourism dimension that see in the mask the potential consumer.

 

Biografia do Autor

Vitor Hugo Marani, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL – Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (DEF-UEM-CNPq).

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL – Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (DEF-UEM-CNPq). Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária-PR.

Publicado
2015-05-08
Seção
Artigos Originais