A Atuação Profissional no Campo do Lazer

Reflexões sobre Aspectos Éticos

Autores

  • Antonino Pereira Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
  • Camilo Cunha Universidade do Minho (UM)
  • Marcília de Sousa Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1109

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Capacitação Profissional, Ética

Resumo

Esse estudo tem como objetivo refletir sobre a atuação profissional no âmbito da lazer, abordando a intervenção sob ponto de vista da ética. Partimos da premissa que os valores e relações estabelecidos na sociedade moderna, lócus das práticas de lazer, interferem na interpretação e organização de modos de vida. Aproximando a ação do profissional de Educação Física com o campo do lazer, apontamos para uma atuação influenciada pela conduta ética e política na direção da mediação. Considerando as reflexões sobre ética e atuação profissional, podemos inferir que a área de Educação Física se consolida por exercer o papel social significativo aos processos educativos do lazer. A atuação profissional no lazer possibilita através da mediação na prática a educação para novos olhares e sensibilidades necessários à construção de uma sociedade igualitária e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANGUREN, J. Ética. Madrid:Alianza Editorial, 1994.

BAPTISTA, I. Ética e Educação: estatuto ético da relação educativa. Porto: Universidade Portucalense, 1998.

BRITO, J. Ética e Moral. In: BRITO, J. Ética das profissões. Braga: Faculdade de Filosofia - Universidade Católica Portuguesa, 2007. p.16-31.

CABRAL, R. Temas de ética. Braga: Faculdade de Filosofia - Universidade Católica Portuguesa, 2000.

CAPARROZ, G.; SCHWARTZ, G. Valores éticos inerentes às atividades físicas no âmbito das academias e do lazer. Revista Digital, v. 11, n. 99, ago/2006.

CORTINA, A. ; MARTINÉZ, E. Ética. Madrid: Ediciones Akal, 1994.

CAMILO CUNHA, A. “Mais” protestantes “menos” católicos. In: PEREIRA, B. CARVALHO, G. (Org.). Actividade física, saúde e lazer: a infância e os estilos de vida saudável. Porto: Lidel Editores, 2006, p. 155-188.

ETXEBERRIA, X. Temas básicos de ética. In: Ética de las profissiones. Bilbao: Desclée De Brouwer, 2002, p. 62-73.

FERREIRA, R. D. A. et al. Lazer e cultura: a atuação do profissional de educação física. Licere (Online), v.16, n. 2, 2013.

GARCIA, R. M. P.; LEMOS, K. Temas (quase éticos) de desporto. 2. ed. rev e ampl. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2009.

GOMES, C. M. e REJOWSKY, M. Lazer enquanto objeto de estudo científico: Teses defendidas no Brasil. Licere, v. 8, n. 2, p. 9-28, 2005.

GOMES, Christianne Luce; MELO, Victor A. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, v. 19, 2003.

GUNNING, T. O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. In: CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. p. 33-65.

ISAYAMA, H. F.. Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do lazer: a perspectiva da Animação Cultural. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.407-413, abr./jun. 2009.

________. Formação profissional no âmbito do lazer: desafios e perspectivas. In: ISAYAMA, H. F. (Org.) Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010, p. 9-26.

ISAYAMA, H. F.; SILVA, A. G. da e LACERDA, L. L. L. de. Por onde caminham as pesquisas sobre formação e atuação profissional em lazer no Brasil? In: ISAYAMA, H. F. e SILVA, S. R. da. (Org.). Estudos do Lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. p. 165-178.

________.; SILVA, M. S. Lazer, Educação e Cidadania: um diálogo a partir do Programa Escola Integrada. In: SAMPAIO, T.M.V. Lazer e Cidadania: partilha de tempo e espaços de afirmação da vida. Brasília: EdUCB, 2014. p. 73-103.

LADRIÉRE, J. Le concept de dimension éthique. In: L’éthique dans I’únivers de la rationalité. Saint Laurent/Nanur: Fides?Artel, 1997, p. 21-42.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade do Hiperconsumo. Lisboa:edições 70, Ltda, 2007.

MAIA, A. F.. Apontamentos sobre ética e individualidade a partir da Mínima Moralia. Psicol. USP, São Paulo , v. 9, n. 2, p. 151-177, 1998 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 65641998000200006&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 29 jun. 2015.

MARCELLINO, N. C. A ação profissional no lazer, sua especificidade e seu caráter interdisciplinar. In: MARCELLINO, Nelson C. (Org.). Lazer: Formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995.p.13-22.

________. Algumas aproximações entre lazer e sociedade. Animador Sociocultural: Revista Iberoamericana, v. 1, n. 2, p. 1-20, 2007.

MELO, V. A. A formação cultural do animador cultural: antigas reflexões, persistências, continuidades. In: ISAYAMA, H. F. (Org.) Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010, p. 127-142.

________. O lazer (ou a diversão) e os estudos históricos. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira; SILVA, Sílvio Ricardo da. (Org.). Estudos do lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, v. 1, p. 65-80.

MELO, Victor Andrade de; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.

PIEPER, A. Ética y moral: uma introducción a la filosofia prática. Barcelona: Editorial Crítica, 1990.

RICOEUR, P. Soi-même comme um autre. Paris: Seuil, 1990.

RICOEUR, Paul. Entre retórica e poética: Aristóteles. In: RICOEUR, P. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2000. p. 17-75.

WERNECK, C. L. G. Lazer, trabalho e educação: relações históricas e questões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora da UFMG/CELAR, 2000.

Downloads

Publicado

2015-08-24

Como Citar

Pereira, A., Cunha, C., Silva, M. de S., & Isayama, H. F. (2015). A Atuação Profissional no Campo do Lazer: Reflexões sobre Aspectos Éticos. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(2), 243–261. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1109

Edição

Seção

Artigos de Revisão