Interseções entre Saúde e Lazer
Notas sobre a Formação em Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2015.1114Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento, Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeResumo
Este artigo apresenta as relações estabelecidas entre saúde e lazer durante a formação em saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a partir das intervenções promovidas dentro da Atividade Integrada de Educação, Saúde e Cidadania. Trata-se de um relato de experiência pedagógica caracterizada metodologicamente como estudo exploratório de caráter descritivo de abordagem qualitativa. Aponta a possibilidade do diálogo com o lazer na formação em saúde, com contribuições para percepção de cidadania, ampliação do conceito de saúde, respeito aos princípios de integralidade, participação e controle social.
Downloads
Referências
BATISTA, J. C; RIBEIRO, O. C. F; NUNES JUNIOR, P. C. Lazer e promoção de saúde: uma aproximação conveniente. Licere. Belo Horizonte, v.15, n.2, jun/2012.
BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: Uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL, 2012.
BUSS, P. M. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: CZERESNIA, D. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendência. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.17, n. 1, p. 77-93, 2007.
DAGNINO, E. Os Movimentos Sociais e a Emergência de uma Nova Noção de Cidadania. In: DAGNINO, E. (Org.). Os Anos 90: Política e Sociedade no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. p.103-115.
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1973.
ISAYAMA, H. F. et al. O lazer na humanização hospitalar: diálogos possíveis. Licere. Belo Horizonte, v.14, n.2, jun/2011.
MENDES, M. I. B. S; MEDEIROS, L. P; OLIVEIRA, K. M. Cuidados com o corpo e as atividades lúdicas nas unidades de saúde da família. Licere. Belo Horizonte, v.12, n.1, mar./2009.
MENDES, M. I. B. S; MELO, J. P. Notas sobre corpo, saúde e ludicidade. Licere. Belo Horizonte, v.12, n.4, dez./2009.
MENDES, M. I. B. S.; OLIVEIRA, M. V. F. (Org.). Cenários lúdicos em unidades de saúde da família. Natal: IFRN, 2010.
MELO, V. A.; BRETAS, A.; MONTEIRO, M. B. Fundamentos do lazer e da animação cultural. In: OLIVEIRA, Amauri Bássoli, PERIM, Gianna Lepre (Org.). Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009.
NAZIMA, T. J; et al. Orientação em saúde por meio do teatro: Relato de experiência. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre,v.29, n. 1,p.147-151, 2008.
PINTO, G. B. O lazer em hospitais: realidades e desafios. Dissertação (Mestrado) - Programa Interdisciplinar de Mestrado em Lazer da UFMG, Belo Horizonte, 2009.
PINTO, G. B.; GOMES, C. L. Lazer e saúde: diálogos possíveis. In: SEMINÁRIO O LAZER EM DEBATE, 9, 2008. Anais... São Paulo, 2008.
PUTTINI, Rodolfo Franco; PEREIRA JUNIOR, Alfredo; OLIVEIRA, Luiz Roberto de. Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização. Physis, Rio de Janeiro , v. 20, n. 3, 2010 .
SOUZA, H. A. G. et al. Ressignificando as vivências do lazer: por uma concepção autotélica no contexto da síndrome da imunodeficiência humana adquirida. Licere, Belo Horizonte, v.15, n.3, set/2012.
SURDI, A. C; TONELLO, J. Lazer e saúde: algumas aproximações em direção à melhoria da qualidade de vida das Pessoas. Visão Global, Joaçaba, v. 10, n. 2, p. 201- 228, jul./dez. 2007.
TREZZA, M. C. S. F; SANTOS, R. M; SANTOS, J. M. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Revista Texto e Contexto – Enfermagem. v. 16, n. 2. Florianópolis abr/jun 2007. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000200017 >. Acesso em: maio 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.