Filhos da Música

Uma Análise sobre Consumo e Produção Musicais no Tempo Livre

Autores

  • Luciana Mion Universidade de São Paulo (USP)
  • Reinaldo Pacheco Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1198

Palavras-chave:

Música, Atividades de lazer

Resumo

A produção e consumo musicais são compreendidos como resultantes de aspectos histórico-sociais e sobre os quais pesam fatores de aptidão e facilidade cognitiva tanto na criação quanto na fruição. Também são reflexo de questões interiores e da identidade do compositor, constituído e constituinte do meio social. A música é uma expressão cultural submetida às forças de mercado e sua dinâmica é de categorização vaga que vai do entretenimento à arte. O artigo aborda o processo do consumo à criação, influenciado pelos hábitos de consumo musical no tempo livre e seus fatores sociais bem como as forças dinâmicas de mercado e de propensão musical. Para tanto, foram apresentados dados de entrevistas com alguns músicos - compositores, quer sejam profissionais ou amadores, pois detecta-se  nas entrevistas que a relação entre o trabalho e o tempo livre se mescla para esse público. Como resultado, vimos que o fenômeno da pós-modernidade permeia tal processo e que não há fórmulas para a produção, apenas a verificação de algumas determinantes que se mesclam e são interpretadas e reinterpretadas pelo receptor ativo (compositor), resultando na variação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Disponível em: http://charlezine.com.br/wp- content/uploads/Dial%C3%A9tica-do-Esclarecimento-Adorno.pdf. Acesso em: 01 nov. 2015.

ALVES, Giovanni. Trabalho, subjetividade e lazer: estranhamento, fetichismo e reificação no capitalismo global. in: PADILHA, Valquíria (Org.). Dialética do Lazer. São Paulo: Cortez, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar. 2004.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2006.

________. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CAMARGO, Luiz Otávio de L. Apresentação: consumo e cultura material. In: RAMOS, M. L. B. (Org.) ; CAMARGO, L. O. L. (Org.) . Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: SENAC, 2008.

CANCLINI, Néstor G. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural. São Paulo: Editora Brasiliense. 1983.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo, Brasiliense, 2007.

COLI, Juliana. Vissi D’Arte - por amor a uma profissão. São Paulo: Annablume, 2006.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002.

EDGAR, Andrew e SEDGWICK, Peter. Teoria cultural de A a Z: conceitos-chave para entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

ERNER, Guillaume. Vida e Morte das Tendências. In: RAMOS, M. L. B. (Org.); CAMARGO, L. O. L. (Org.). Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: SENAC, 2008.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina e JACKS, Nilda. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hacker Editores, 2005.

FENTRESS, James. Preservação e Modernidade. In: MIRANDA, Danilo Santos de (Org.). Memória e Cultura – a importância da memória na formação cultural humana. Editora SESC, São Paulo, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Editora Centauro, São Paulo, 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MAFFESOLI, Michel. O Tempo das Tribos: O Declínio do Individualismo nas Sociedades de Massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MECENA, Sérgio J. ; HANSON, D. Inovação e empreendedorismo em cultura e artes: o desafio da busca das indústrias criativas. In: SEMINARIO NACIONAL DA ANPROTEC, 14, 2007. Anais... Belo Horizonte, 2007.

PAVIANI, Jayme. Estética mínima: notas sobre a arte e a literatura. Porto Alegre: EDIPU-CRS, 2003.

PINKER, Steven. Tábula Rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SACKS, Oliver. Alucinações musicais. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SCHNEIDER, Marco. Música e capital midiático: introdução a uma crítica da economia política de gosto. Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Editora Senac, 2003.

WILLIANS, Raymond. Keywords - a vocabulary of culture and society. Disponível:http://books.google.com.br/books?id=KnNWD9EYCGgC&printsec=frontc over&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 10 set. 2011.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

Mion, L., & Pacheco, R. (2016). Filhos da Música: Uma Análise sobre Consumo e Produção Musicais no Tempo Livre. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(1), 144–176. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1198

Edição

Seção

Artigos Originais